Egun, espíritos de nossos ancestrais
Cemitério Reina em Cienfuegos, Cuba
Traduzido aproximadamente, egun (eggun) são os espíritos de nossos ancestrais, aqueles relacionados a nós por sangue e laços religiosos. Meus avós e pais falecidos são meu egun, mas também são os ancestrais falecidos de minha madrinha em Ocha. É costume começar qualquer oração ou cerimônia lembrando-se dos ancestrais e falando seus nomes em voz alta. Isso é chamado de moyugba, que é uma parte fundamental de qualquer ritual de Santería. O povo Lucumí diz ikú lobi ocha : os mortos dão à luz os Orichás. Isso significa que sem o egun não poderíamos interagir com os Orichás. Eles são nossos intermediários e, a menos que dêem permissão, os Orichás não falam conosco. É por isso que Santeros / as chamam egunpara orientação. Em Cuba e em outras partes do século 19 o espiritismo influenciou a Santería e hoje alguns santeros / as conduzem misses espirituais , ou missas espirituais, para se comunicarem com os espíritos dos mortos. Outros mantêm uma boveda ou rezam para seus espíritos ancestrais em particular. O respeito pelo egun vem de um antigo sistema de crenças africano que honra os mortos como espíritos que guiam os vivos. Nosso egun normalmente quer nos ver progredir na vida. Eles nos trazem bênçãos e iluminação.
Outros muertos (ou pessoas falecidas) podem se ligar a nós, mas geralmente não encorajamos essa conexão, já que espíritos que continuam a vagar pela terra muitas vezes estão "perdidos" e em busca de algo que eles poderiam, potencialmente, tirar de nós , como nossa saúde e vitalidade. Assim como existem pessoas boas e más na vida, existem muertos bons e maus . É tradicionalmente considerado que o caráter de uma pessoa não muda após a morte; se foi bom em vida, terá bom espírito, e se foi mau na vida, como muerto, ele vai causar problemas. Especialmente perigosos são os espíritos de pessoas que em vida foram loucas, que foram criminosas ou que sofreram uma morte violenta. Os traumas que tiveram como pessoas vivas os mantêm presos na terra, onde seus espíritos vagam em busca de alguém em quem possam se agarrar. Hospitais, cemitérios, locais de acidentes e outros locais onde ocorrem mortes violentas devem ser evitados tanto quanto possível, porque os muertos se reúnem nesses locais e podem se prender a qualquer pessoa ao acaso.
Outros muertos (ou pessoas falecidas) podem se ligar a nós, mas geralmente não encorajamos essa conexão, já que espíritos que continuam a vagar pela terra muitas vezes estão "perdidos" e em busca de algo que eles poderiam, potencialmente, tirar de nós , como nossa saúde e vitalidade. Assim como existem pessoas boas e más na vida, existem muertos bons e maus . É tradicionalmente considerado que o caráter de uma pessoa não muda após a morte; se foi bom em vida, terá bom espírito, e se foi mau na vida, como muerto, ele vai causar problemas. Especialmente perigosos são os espíritos de pessoas que em vida foram loucas, que foram criminosas ou que sofreram uma morte violenta. Os traumas que tiveram como pessoas vivas os mantêm presos na terra, onde seus espíritos vagam em busca de alguém em quem possam se agarrar. Hospitais, cemitérios, locais de acidentes e outros locais onde ocorrem mortes violentas devem ser evitados tanto quanto possível, porque os muertos se reúnem nesses locais e podem se prender a qualquer pessoa ao acaso.
O Bóveda Espiritual
Bóveda espiritual
Normalmente, quando as pessoas vivem de acordo com seu destino e morrem na hora certa, seus espíritos não ficam por aí na terra. Os Lucumi acreditam que os vivos e os mortos estão sempre conectados, mas quando tudo está funcionando corretamente, os mortos ficam em seu reino e os vivos, no deles. Quando os muertos permanecem no reino dos vivos, não é natural. Às vezes, os muertos usam seres humanos para representar seus próprios dramas, levando as pessoas a fazerem coisas para satisfazer os desejos insatisfeitos do muerto . Por exemplo, um muerto que foi violento na vida pode fazer as pessoas ficarem agitadas e com raiva, perderem a paciência facilmente e entrarem em brigas, mesmo que não seja de seu caráter natural fazer essas coisas.
Egun, quando devidamente honrado e tratado da maneira correta, não "assombra" os vivos, nem permanece como espíritos vagando pela terra. Eles podem falar com seus descendentes vivos por meio de missas ou guiá-los por meio de sonhos, intuição, "sentimentos" ou "pressentimentos", ou podem "falar" com os vivos sussurrando em seus ouvidos, como uma voz interior. Em Cuba, muitas pessoas mantêm uma bóveda espiritual , ou um santuário aos ancestrais, em casa. Isso pode ser muito simples, geralmente consistindo de vários copos de água transparentes colocados em uma mesa ou prateleira. A bóveda deve ficar numa zona sossegada da casa, onde não haja muito trânsito, mas não deve ficar no quarto, porque não quer egun por perto quando dorme. Isto'qualquer coisa que comemos, e se sabemos que existe algum alimento que nossos ancestrais realmente gostaram, oferecemos a eles. Ao contrário do Dia dos Mortos mexicano, os rituais em frente à bóveda não acontecem em um dia específico do ano. Muitas pessoas trocam a água uma vez por semana e colocam oferendas ou acendem velas sempre que desejam. A ideia é deixar o egun saber que você se lembra deles e honrá-los. Se precisar de um favor especial, você pode adicionar uma oferta especial como incentivo. As pessoas também oram em frente à bóveda sempre que têm vontade.
O Espiritismo (Espiritismo) influenciou o desenvolvimento da Santería Afro-Cubana no final do século 19, quando a obra de Allan Kardec introduziu a ideia de sessões e médiuns para leitores na Europa e nas Américas. Entre os praticantes da Santería, algumas das idéias de Kardec foram utilizadas para se comunicar com egun por meio de uma cerimônia especial chamada de missa espiritual (missa espiritual). Pessoas treinadas como médiuns hospedam a cerimônia, e as pessoas comparecem para ouvir o que o egun tem a dizer. Às vezes, por meio da adivinhação com um Santero, os egun falam através das conchas do cauri de Eleguá e pedem uma falta espiritual . O motivo usual é que o egun angustiado por algum motivo, e tem mais a dizer. Tecnicamente, a missa espiritual não é uma cerimónia de santería, senão que está ligada à religião através da participação do egun .
Egun, quando devidamente honrado e tratado da maneira correta, não "assombra" os vivos, nem permanece como espíritos vagando pela terra. Eles podem falar com seus descendentes vivos por meio de missas ou guiá-los por meio de sonhos, intuição, "sentimentos" ou "pressentimentos", ou podem "falar" com os vivos sussurrando em seus ouvidos, como uma voz interior. Em Cuba, muitas pessoas mantêm uma bóveda espiritual , ou um santuário aos ancestrais, em casa. Isso pode ser muito simples, geralmente consistindo de vários copos de água transparentes colocados em uma mesa ou prateleira. A bóveda deve ficar numa zona sossegada da casa, onde não haja muito trânsito, mas não deve ficar no quarto, porque não quer egun por perto quando dorme. Isto'qualquer coisa que comemos, e se sabemos que existe algum alimento que nossos ancestrais realmente gostaram, oferecemos a eles. Ao contrário do Dia dos Mortos mexicano, os rituais em frente à bóveda não acontecem em um dia específico do ano. Muitas pessoas trocam a água uma vez por semana e colocam oferendas ou acendem velas sempre que desejam. A ideia é deixar o egun saber que você se lembra deles e honrá-los. Se precisar de um favor especial, você pode adicionar uma oferta especial como incentivo. As pessoas também oram em frente à bóveda sempre que têm vontade.
O Espiritismo (Espiritismo) influenciou o desenvolvimento da Santería Afro-Cubana no final do século 19, quando a obra de Allan Kardec introduziu a ideia de sessões e médiuns para leitores na Europa e nas Américas. Entre os praticantes da Santería, algumas das idéias de Kardec foram utilizadas para se comunicar com egun por meio de uma cerimônia especial chamada de missa espiritual (missa espiritual). Pessoas treinadas como médiuns hospedam a cerimônia, e as pessoas comparecem para ouvir o que o egun tem a dizer. Às vezes, por meio da adivinhação com um Santero, os egun falam através das conchas do cauri de Eleguá e pedem uma falta espiritual . O motivo usual é que o egun angustiado por algum motivo, e tem mais a dizer. Tecnicamente, a missa espiritual não é uma cerimónia de santería, senão que está ligada à religião através da participação do egun .
Céu e terra
O mercado
Os Egun trabalham com os Orichás para supervisionar e orientar o progresso do ser humano. Os Egun estão especialmente interessados nas normas e valores da sociedade e gostam de ver a tradição mantida. Esta é uma das razões pelas quais estão tão interessados nos seres humanos; eles querem ter certeza de que as coisas estão funcionando bem em um nível social. Os Orichás são mais propensos a se preocupar com nosso destino como indivíduos, mas egunajude-nos a interagir com a sociedade em geral. O pensamento tradicional de Lucumi compara a Terra ao mercado porque é o lugar onde as pessoas se reúnem e interagem, realizam negócios e se destacam na esfera pública. O céu é como nossa casa. É repousante, mas não pretende ser um refúgio permanente, porque depois de um tempo, muito descanso se torna enfadonho. As religiões cristãs descrevem o céu como um lugar onde os mortos podem ter descanso eterno. Os Santeros / as, por outro lado, não têm nenhum desejo particular de viver no Céu, e não vêem isso como uma recompensa por viver bem na terra. Se alguém viveu bem, na morte a energia contida no orí(cabeça, o centro divino de um indivíduo) é reciclado de volta ao universo, e uma espécie de reencarnação ocorre. Freqüentemente, isso acontece dentro da estrutura familiar, de modo que os netos podem herdar a energia dos avós falecidos, por exemplo. Honrar os ancestrais é uma forma de manter seu orí feliz e saudável até que seja reciclado e renasça. Aqueles que se comportaram tão mal na terra que não podem ser reciclados são colocados em uma espécie de terra de ninguém, orun bururu , como cerâmica quebrada que não pode ser consertada. Na visão de mundo de Lucumi, o isolamento social desse tipo é punição suficiente. O inferno não é necessário.
Os mortos devem ser respeitados, mas não especialmente temidos. Egun não são como fantasmas, vampiros, zumbis ou outros seres sobrenaturais que vemos em filmes e ficção popular. Eles são companheiros invisíveis que vivem entre nós e intercedem por nós quando precisamos de ajuda. No caso de um muerto rebelde ou malévolo , por meio da adivinhação um Santero / a pode determinar o que precisa ser feito para pacificar o muerto ou fazê-lo deixar o cliente em paz. O cliente pode ser instruído a fazer uma missa espiritual , tomar banho com certas ervas ou usar um tipo específico de amuleto para manter um muerto à distância. Nas cerimônias de Santería, o toque de abertura (padrão de percussão) é dedicado ao egun, mas as pessoas vivas permanecem sentadas e não dançam. O preto é uma cor que atrai muertos , por isso a maioria dos Santeros / as evita usá-lo como forma de evitar problemas com eles.
Os mortos devem ser respeitados, mas não especialmente temidos. Egun não são como fantasmas, vampiros, zumbis ou outros seres sobrenaturais que vemos em filmes e ficção popular. Eles são companheiros invisíveis que vivem entre nós e intercedem por nós quando precisamos de ajuda. No caso de um muerto rebelde ou malévolo , por meio da adivinhação um Santero / a pode determinar o que precisa ser feito para pacificar o muerto ou fazê-lo deixar o cliente em paz. O cliente pode ser instruído a fazer uma missa espiritual , tomar banho com certas ervas ou usar um tipo específico de amuleto para manter um muerto à distância. Nas cerimônias de Santería, o toque de abertura (padrão de percussão) é dedicado ao egun, mas as pessoas vivas permanecem sentadas e não dançam. O preto é uma cor que atrai muertos , por isso a maioria dos Santeros / as evita usá-lo como forma de evitar problemas com eles.