4ª PARTE DA HISTÓRIA DO SR. EXU BRASEIRO.
DEPOIS DE TORTURAR ATÉ A MORTE, OS ENVOLVIDOS NO ROUBO DO FERRO GUZA, O SR. EXU BRASEIRO, E O PAI, SR. EXU TATA CAVEIRA, FORAM VISITAR O REI NEFILIN QUE CONPRAVA O FERRO GUZA DESVIADO DA SUA FABRICA.
A BORDO DE UMA IMENSA GALÉ, MOVIDA POR LEME E VELAS, OS 2 EXUS, DESEMBARCARAM NO PORTO DO REINO DO SR. EXU COSPE FOGO... IMEDIATAMENTE OS ESPIÕES DO PORTO, SOLTARAM 2 POMBO COREIOS, AVISANDO O REI, QUE O SR. EXU TATA CAVEIRA E SEU FILHO O SR. EXU BRASEIRO, COM 20 CAVALEIROS ARMADOS, DESEMBARCARAM NO PORTO E SEGUIAM NA DIREÇÃO DO REINO.
O SR. EXU COSPE FOGO NÃO ENTENDEU O MOTIVO DA VISITA EXTRA OFICIAL, MAS TRATOU DE PREPARAR A GUARDA DE HONRA, O TAPETE VERMELHO, AS FANFARRAS E A BANDA MARCIAL, P/ RECEBER O GRANDE REI E MESTRE, AFINAL O SR. EXU TATA CAVEIRA FOI SEU MESTRE NA ACADEMIA MILITAR DOS NEFILINS, NO SÉCULO ANTERIOR.
DO ALTO DA TORRE, ELE AVISTOU O SEU ANTIGO MESTRE, CHEGANDO, TODO PARAMENTADO E SEGURANDO UMA GRANDE BANDEIRA BRANCA NAS MÃOS... A VISÃO DA BANDEIRA BRANCA TRANQUILIZOU O CORAÇÃO DELE, POIS ELE SABIA QUE SE O MESTRE ESTIVESSE VINDO P/ ATACAR, ELE SOZINHO DESTRUÍRIA SEU EXÉRCITO E ACABARIA COM A SUA VIDA, POIS ELE CONHECIA MUITO BEM OS PODERES E A FORÇA CCOMBATIVA DO SEU ANTIGO MESTRE, O QUAL OS PRÓPRIOS ANJOS CAÍDO RESPEITAVAM.
FELIZ E SE SENTINDO HONRADO COM A VISITA DE PAZ DO SEU MESTRE, ELE DESCEU DA TORRE, POSICIONOU A BANDA E QUANDO O SR. EXU TATA CAVEIRA CRUZOU OS GRANDES PORTÕES DA MURALHA, QUE ESTAVAM ABERTOS, A BANDA TOCOU O HINO DE BOAS VINDAS AOS GRANDES REIS.
ASSIM QUE O SR. EXU TATA CAVEIRA DESMONTOUDO DE SEU ENORME CAVALO, O SR. EXU COSPE FOGO, SE AJOELHOU COM UM JOELHO NO CHÃO E FEZ A REVERENCIA SÓ CABÍVEIS AOS GRANDES MESTRES... DEPOIS DISSO, O SR. TATA CAVEIRA E O SR. EXU BRASEIRO, SE REUNIRAM EM PARTICULAR COM O SR. EXU COSPE FOGO.
NA REUNIÃO, O SR. EXU COSPE FOGO FICOU SABENDO DE TUDO, E DO PORQUE A 1 MÊS NÃO RECEBIA NENHUM CARREGAMENTO DE FERRO GUZA, DOS CONTRABAMDISTAS... POR SORTE O SR; EXU COSPE FOGO NÃO TINHA SÓ OS CONTRABANDISTAS COMO FORNECEDORES... NA REUNIÃO FOI P/ PLANEJAR UMA ESTRATÉGIA P/ CAPTURAR OS CONTRABANDISTAS E DESCOBRIR QUEM ERA O CHEFÃO DOS CONTRABANDISTAS, POSTO QUE ELES JÁ SABIAM QUEM ERA O NEFILIN QUE COMANDAVA O NAVIO QUE ROUBAVA A CARGA DE FERRO GUZA DA FABRICA DO SR. EXU TATA CAVEIRA.
O SR. EXU COSPE FOGO FALOU QUE OS CONTRABANDISTAS CHEGARIAM NO DIA SEGUINTE COM UM NOVO CARREGAMENTO, CERTAMENTE ROUBADO DE OUTRO PRODUTOR DE FERO GUZA, SÓ QUE COM ACRÉSCIMO NO PREÇO, POIS ESTAVA VINDO DE MAIS LONGE.
O SR. EXU TATA CAVEIRA PERGUNTOU SE ELE SABIA QUEM ERAM OS ESPIÕES DOS CONTRABANDISTAS, NO PORTO... E O SR. EXU COSPE FOGO CONHECIA SIM, QUEM ERAM OS 3 ESPIÕES E QUE O NAVIO SÓ ATRACARIA SE RECEBESSE OS 3 POMBOS CORREIROS, CONFIRMANDO QUE ESTAVA SEGURO P/ DESEMBARCAR.
APÓS O JANTAR, OS 3 FORAM AS DOCAS E PEGARAM OS ESPIÕES DOS CONTRABANDISTAS... E SOB INTENSA TORTURA, OS 3 ESPIÕES ESCREVERAM AS MENSAGENS CIFRADAS, P/ QUE O NAVIO DOS CONTRABANDISTAS ATRACAR EM SEGURANÇA.
NA MANHÃ SEGUINTE O GALEÃO DOS CONTRABANDISTAS ESTAVA CHEGANDO NO PORTO, QUANDO OS 3 POMBOS CORREIOS FORAM SOLTOS NA ORDEM CERTA E COM AS MENSAGENS CIFRADAS, CONFIRMANDO A ATRACAÇÃO.
RECEBENDO AS MENSAGENS, O NEFILIN CAPITÃO DO GALEÃO, APORTOU TRANQUILAMENTE, E GUANDO O NAVIO TINHA LANÇADO TODAS AS AMARRAS E LANÇADO A PRANCHA DE DESEMBARQUE, OS VINTE SOLDADOS DA GURADA COM O SR. EXU TATA CAVEIRA, COM O SR. EXU BRASEIRO E O SR. EXU COSPE FOGO, INVADIRAM O NAVIO... NINGUÉM SUSPEITOU QUE OS TRABALHADORES DAS DOCAS ESTIVESSEM MAIORES... ELES TINHAM SUBSTITUÍDO TODOS OS TRABALHADORES, POR SOLDADOS, DISFARÇADOS COM ROUPAS DE TRABALHADORES DO CÁIS... SACANDO RAPIDAMENTE SUAS ESPADAS, A TROPA INVADIU O CONVÉS DO NAVIO NUMA VELOCIDADE TÃO GRANDE, QUE QUANDO O CAPITÃO DO NAVIO SE DEU CONTA DA INVASÃO, JÁ ESTAVA COM A PONTA DA ESPADA DO SR. EXU TATA CAVEIRA, APONTADA NO PESCOÇO... A TRIPULAÇÃO NÃO ESBOÇOU NENHUMA REAÇÃO, POIS ERAM MARINHEIROS E NÃO PORTAVAM ARMAS, POIS NÃO ERAM PIRATAS E SIM SIMPLES MARINHEIROS CONTRATADOS.
O SR. EXU BRASEIRO COM 4 SOLDADOS, DESCERAM AO PORÃO, ARRASTANDO O IMEDIATO, O MESTRE, E O PILOTO DO GALEÃO... OS 3 FORAM SENTADOS E AMARRADOS EM CADEIRAS, DEPOIS DISSO O SR. EXU BRASEIRO, PEGOU UM FERRO DE MARCAR CAVALO, QUE ELE TRAZIA PENDURADO NO CINTURÃO, E COLOCANDO NA PALMA DA MÃO, A PARTE ONDE SE FERRA O CAVALO, ESSA RAPIDAMENTE FICOU EM BRASA... AQUILO DESESPEROU OS 3 TRIPULANTES AMARRADOS... O MESTRE QUE ERA MAIS IDOSOS, COMEÇOU A CHORRAR DE MEDO, ENQUANTO OS OUTROS 2 TREMIAM DE PAVOR DO SR. EXU BRASEIRO, QUE ALEM DOS 3 METROS DE ALTURA E DE TER NAS MÃOS UM FERRO EM BRASA, TINHA A EXPRESSÃO FACIAL DO PRÓPIO MAL... ELE SE APROXIMOU DO IMEDIATO E PERGUNTOU QUEM ERA O CHEFÃO DO CONTRABANDO, E QUANTO CADA UM DELES ESTAVAM LEVANDO DE PROPINA.
OS 3 AFIRMARAM QUE SÓ O CAPITÃO NEFILIN É QUE LUCRAVA, E QUE ELES E OS MARINHEIROS GANHAVAM APENAS O SALÁRIO DE MARUJOS CONTRATADOS... NESSE MOMENTOS ELES OUVIRAM GRITOS DE DOR E DESESPERO VINDO DA PARTE DE CIMA DO CONVÉS... OUVIRAM GOLPES FORTES NO PISO ACIMA DELES, E MAIS GRITOS DE DOR E PEDIDOS DE PIEDADE... ENQUANTO OS GRITOS CONTINUAVAM NA PARTE DE CIMA, O SR. EXU BRASEIRO CONSEGUIU TODAS AS INFORMAÇÕES QUE QUERIA, INCLUSIVE O NOME DO NEFILIN QUE COMANDAVA TODA REDE DE CONTRABANDO NOS OCEANOS, HOJE CHAMADOS DE ATLÂNTICO E ÍNDICO... SE DANDO POR SATISFEITO O SR. EXU BRASEIRO, DESAMARROU OS 3 TRIPULANTES, QUE MUITO ABALADOS EMOCIONALMENTE, E RECEBERAM A SEQUINTE PROPOSTA DO SR. EXU BRASEIRO.
_ ESSE GALEÃO AGORA É MEU, SEU CAPITÃO NEFILIN SE AINDA NÃO MORREU, MORRERÁ EM BREVE... SEI QUE P/ TRABALHAREM NUM NAVIO DE CONTRABANDO VOCÊS SÃO FICHA SUJA... EU OFEREÇO A VOCÊS, CARTA DE PERDÃO POR QUALQUER CRIME COMETIDO, MAIS UM ANEL DE MARUJO REAL, QUE PERMITIRÁ VOCÊS ANDAR LIVREMENTE EM QUALQUER REINO, E MAIS UM SALARIO JUSTO, E LICENSA DE 2 SEMANA, A CADA 6 MESES, P/ VISITAREM SUAS FAMÍLIAS, P/ QUEM TIVER FAMÍLIA.. QUEM ACEITA ?
ELES SE AJOELHARAM AOS PÉS DELE E JURARAM FIDELIDADE ATÉ A MORTE... P/ AQUELES HOMENS, ESSA OFERTA ERA A REDENÇÃO DE UMA VIDA HUMILHADA E ARRISCADA... AGORA ELES PODERIAM REVER A FAMÍLIA E PODERIAM DESEMBARCAR E ANDAR LIVREMENTE, DE CABEÇA ERGUIDA, EM QUALGUER PORTO DOS REINOS NEFILINS.
QUANDO SUBIRAM AO CONVÉS, VIRAM O CAPITÃO DO GALEÃO, AMARADO NO MASTRO, SEM AS MÃOS E SEM OS PÉS... AQUELA VISÃO DEIXOU OS 3 EM ESTADO DE CHOQUE, O MESMO ESTADO DE CHOQUE QUE JÁ ESTAVA TODA TRIPULAÇÃO NO CONVÉS... ENTÃO O SR. EXU BRASEIRO FALOU AOS MARUJOS.
_ FIZ UMA PROPOSTA DE TRABALHO AOS 3 AQUI, ELES ACEITARAM, E A MESMA FAÇO A TODOS VOCÊS, NÃO TEMOS NADA CONTRA NENHUM DE VOCÊS, MAS APENAS CONTRA O CAPITÃO, QUE EU MATAREI AGORA !
ASSIM FALANDO ELE PUCHOU SUA LOMGA ESPADA CIMITARRA, DA BAINHA, QUE JÁ SAIU EM BRASA, E ENFIOU NO PEITO DO CAPITÃO NEFILIN, ATRAVESSANDO ATÉ O MASTRO.. VOLTANDO SUA ATENÇAÕ P/ OS MARINHEIROS ELE FALOU !
_ QUEM ACEITA TRABALHAR P/ MIM, SE AJOELHE AGORA E JURE FIDELIDADE ATÉ A MORTE !
TODOS SE AJOELHARAM E JURARAM FIDELIDADE ATÉ A MORTE.
ATIRANDO NO MAR, O CORPO E OS PÉS E AS MÃOS DO CAPITÃO NEFILIN, EXECUTADO PELO SR. EXU TATA CAVEIRA, OSR. EXU COSPE FOGO DESENBARCOU E O GALEÃO RETORNOU P/ O REINO DO SR. EXU TATA CAVEIRA, DEIXANDO ANTES O SR. BRASEIRO, NA FABRICA DE FERRO GUZA.
AGORA SÓ FALTAVA CAPTURAR E EXECUTAR O CHEFÃO DO CONTRABANDO NOS OCEANOS ATLÂNTICO E INDICO !
CONTINUA, E P/ ISSO O SR, EXU TATA CAVEIRA ESTAVA INDO TRATAR AGORA...
CONTINUA...