quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mestre Zé Maria

O Mestre que trás Alegria
Se Chama é Mestre Zé Maria

Mestre José Maria Feliciano *(…..não posso revelar todo o seu nome) nasceu em Floresta – Pernambuco, é por motivos de uma grande briga de família que até os dias de hoje existem por lá, ele saiu da Cidade e foi criado dentro de uma Aldeia indígena as margens do Rio Pajeú. Onde aprendeu e foram consagrado para o Seu Mestre Zé Mulambo.

A sua família foi para Recife e foi morar no Bairro da Encruzilhada próximo a estação de Trem onde que na sua época tinha muito comerciantes por causa do grande fluxo de pessoas que se desenvolveu muito e a Zona Boemia era Grande e a prostituição à noite também por causa da Movimentação.

José Maria porque que todas as noites era motivo de sair para a vida Boemia, bebia além do seu limite e como era conhecido na época pelo seus catimbós com o seu Mestre Zé Mulambo, o nome Maria passou ser apelidado de Mulambo.
Como ele fala em uma de suas cantigas assim…

Lá na encruzilhada tem uma estação de Trem
Eu fico olha para a Parada se a minha Nega vem.
É o Trem corre e por cima da Linha (bis)
Corre linha desenrola carretel
Não tem cachaça boa melhor do que do Bordel.
É o Trem Corre e por cima da Linha (bis)
Cruz Credo seu Zé Maria quanto mais tu, cantava mais cachaça tu bebia
É o Trem corre e por cima da Linha (bis)
Sobe rua e desce a Ladeira Zé Maria foi passado por debaixo de uma Figueira.
É o Trem corre e por cima da Linha(bis)

Messe linho ele fala como foi a sua passagem próximo a rua da guia na tem o cais do Apolo e ele bebida e não dava conta de voltar para a casa e se deitou para dormir no pé de uma figueira que até hoje existe no local e foi encantado.

Mestre Zé Maria viveu por volta de 1886 a 1912, foi passado ainda Moço com 26 anos, Já o Mestre Zé Mulambo e um Mestre muito mais velho, fechado e um mestre Bruxo, e o Seu Zé Maria é um Mestre da minha direita, eu sou o primeira discípulo a ser consagrado para ele.

Seu Zé Maria viveu na mesma época em que Zé Malandro viveu, sendo esse Mestre Zé Malandro em vida era consagrado para o Mestre Preto Zé Pelintra usava terno linho 120 branco e sempre uma camisa colorida de preferência Vermelha. Zé Malandro era apaixonado pela uma Mestra Chamada Maria Navalhada, que o seu nome era Amália irmã da Mestra Anália que morava no Bairro Casa Amarela.
Porem mesmo Zé Malandro apaixonado por Navalha ele não conseguia ser de uma Mulher só e todas as que ele tinha se prostituía para sustentar ele, como era de costume da época ganhar o apelido de seu Mestre, como o Mestres José Gomes da Silva teve o apelido de Zé Pelintra que ajudou ele também era Zé. No caso do Zé Malandro não foi possível que os amigos que pois apelido de Malandro pela as suas atitudes e malandragem que o nego tinha.

Não vamos confundir com a linha de Malandro do Rio de Janeiro isso vá na Historia de Preto Zé Pelintra tem o relato como nasceu o Zé Pelintra da Lapa que não e um mestre mais sim um grande guia que fundou a linha de malandragem da umbanda.
O Mestre Zé Maria devido a Boemia, Jogos, e alcoolismo, teve o seu trocadilhos de Maria para Mulambo uma vez que o seu Mestre era o Zé Molambo, quando acordava com o Sol na cara, Jurava de Pé Junto que nunca mais ia beber tanto assim, só bastava o Zé Malandro, Zé do Beco, Zé Enganador os seus amigos da Boemia chamar ele na Encruzilhada pronto deixava de ajudar os seus pais que era comerciante dai só no outro dia com outra promessa que e era a ultima vez.

mestreneto.wordpress..