quarta-feira, 17 de junho de 2015

Exu Gargalhada

Exu Gargalhada ( Cobal ) – exu que mora nos bares, nas ruas, nos bordéis, nas casas de jogos e nos lares.Gargalhar pelo certo, é a sua linha, porém, gosta de levar os malfeitores que com a desgraça, esbórnia ,sofrimento alheio à loucura.Dizem que boa parte dos “loucos” internados em hospitais psiquiátricos, tem o seu dedo.Rosto com forma de chacal, com dentes grandes.Sua calda é fina e comprida.

Desde os primórdios, antes mesmo que Cristo tivesse nascido, já havia o germe da safadeza no mundo. Os primeiros indícios foram encontrados num rapazinho chamado Cobal, obra de um senhor conhecido como conquistador e bebum, lá pros lados da Grécia. Esse rapaz era verdadeiramente um parasita, um sanguessuga, um oportunista a espera de algum inocente desavisado.Alguns séculos mais tarde, foi encontrado um outro ser (encarnação), aquele tipo conhecido como pícaro, o malandro daqueles tempos. Na França, do século XVII, na corte do rei Luis XIV, surgiu um tipo mais evoluído daquela espécie grega. Não apenas um aproveitador, mas sobretudo um hipócrita, um farsante, o mais engenhoso dos safados. E, por fim, já no século XX, soubemos de uma criaturura chamada Gargalhada, vinda do fundo vielas,becos,ruas,botequins,etc, brasileiras, que no fundo não é tão má nem tão boa, é apenas Exu
Criado por prostitutas, fez-se um grande conhecedor dos macetes das ruas.Cresceu em meio a tudo aquilo que se referia a malandragem, boemia e sorrisos...na mesa do botequim, cantava e paparicava todas as moças, divertia-se com os causos de infidelidade, perdas de dinheiro em jogos...e a maioria era causada por ele... apaixonou-se por uma bela dama que as minimas dava a ele.Desesperado, engressou num desesperado plano e tentou tomar a moça a força.Morreu em meio aos paralelepípedos da rua, com uma tesoura atravessada na garganta e a barriga aberta por uma navalha.

Vagou pelas ruas, formou gangues, e por fim, com toda ajuda,destreza e malandragem, foi resgatado pela falage de zé pilintra e foi posto a sua fase de evolução.
Mais tarde, foi devolvido as ruas, com a imcubência da justiça e zelagem.
Quem gargalha muito, chora mais tarde..... essa é a frase de seu GARGALHADA

LAROIÊ SR. GARGALHADA

ileaxeorun.blogspot.