A Brasa é o resultado final da combustão de uma substância como a madeira ou o carvão antes de virar cinzas.
O carvão mineral foi formado pelos restos soterrados de plantas tropicais e subtropicais, especialmente durante períodos Carbonífero e Permiano.
As alterações climáticas registradas no mundo explicam porque o carvão ocorre em todos os continentes, mesmo na Antártida. Segundo a visão tradicional, os depósitos carboníferos se formaram de restos de plantas acumuladas em pântanos, que se decompuseram, fazendo surgir as camadas de turfa.
O Carvão vegetal é formado de madeira e outros elementos.
Sabemos que o Carvão que forma a Brasa é rico em Carbono, uma das substâncias mais frágeis e baratas (o grafite) e uma das mais rígidas e caras (o diamante).
E do carvão obtemos a Brasa, o calor que ela nos fornece é uma das formas possíveis para se transferir energia.
Este Guardião que ocupa o nome BRASA é um transferidor de energia, quem já teve a oportunidade de conversar com um Exu Brasa sabe a energia.
Guardião que pertence ao povo do fogo, aquele que mantem o calor ou seja mantem o fogo em constante movimento, aquele que nunca permite que as dificuldades da Vida nos esfrie.
É o detentor do fogo das paixões, que queima as negatividades do dia a dia em suas brasas.
O médium quando incorporado sente um enorme calor, normalmente este Exu trabalha com brasas a sua frente que as manipula com maestria.
Um dos donos da combustão, aquela que lentamente derrete o chumbo, o metal, os transformando em líquido, aquele que é paciente.
Exu Brasa é um guardião muito antigo, esta presente nos Altares, na brasa do incenso, na lenha que arde, aquele que trabalha em conjunto com as ervas na defumação, sem o elemento deste Exu a Brasa como seria a nossa defumação?
Aquele que ajuda na limpeza do ambiente e nas festividades. Exu brasa esta presente em boa parte do nosso dia a dia.
É o símbolo da energia oculta, representando o fogo. É o próprio carvão em brasa expressando a força material e espiritual contida, que nos aquece e nos ilumina sem a necessidade de se impor, de explodir em um enorme fogo. É o guardião do autodomínio, é o carvão a cinza e o fogo ali contido em secreto. É a energia adormecida e desperta a qualquer minuto.
Exu Brasa eu vos Saúdo.
Laroyê Guardião
Por;
Fabio B.
rupturacotidiana.blogspot.