sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Hierarquia do candomblé ketu!

 

Hierarquia do candomblé ketu!

KETU
Yálorixa/Babálorixa: significado das palavras yá do yoruba significa mãe, babá significa pai. Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
Alagbá: Cargo masculino, chefe dos Oyê (postos de Ogan). Em algumas casas é também chamado de Ogan. Pode desempenhar diversas tarefas de cunho espiritual e civil e não entra em transe.
Mogbá: Cargo masculino específico do culto a Xangô. Ministro de Xangô.
Ojú Obá: Cargo masculino específico do culto a Xangô. Olhos do Rei.

Yaegbé/Babaegbé: É a segunda pessoa do axé. Conselheiro, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia.

Yalaxé(mulher): Mãe do axé, a que distribui o axé e cuida dos objetos ritual.

Yakekerê(mulher): Mãe Pequena, segunda sacerdotisa do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.
Babakekerê(homem): Pai pequeno, segundo sacerdote do axé ou da comunidade. Sempre pronto a ajudar e ensinar a todos iniciados.

Ojubonã: É a mãe criadeira, supervisiona e ajuda na iniciação.

Yamorô: Responsável pelo Ipadê de Exu.

Yaefun ou Babaefun: Responsável pela pintura dOs Iaôs. Sendo sempre essa pessoa de Obatala.
Yadagan: Auxiliam a Yamorô.
Axogun: Ogan responsável pelo sacrificio dos animais. Sempre de Ogun!
Aficobá: Responsável pelos sacrifícios dos animais de Xangô.
Aficodé: Responsável pelos sacrifícios dos animais de Oxossi.

Yabassê(mulher): Responsável no preparo dos alimentos sagrados as comidas-de-santo.

Yarubá/Ya-Tenin: Carrega a esteira para o iniciando.
Yatebexê ou Babatebexê: Responsável pelas cantigas nas festas públicas de candomblé.
Yaba/Baba-Ewe Babalossain: Responsável em determinados atos e obrigações de "cantar folhas".

Ològun: Cargo masculino. Despacha os Ebós das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Odé e Obaluwaiyê.

Oloya: Cargo feminino. Despacha os Ebós das obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya.
Yalabaké: A guardiã do alá de Osaala.
Elemoxo: O guardião das coisas de Osala.

Yatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé.

Pejigan: O responsável pelos axés da casa, do terreiro. Primeiro Ogan na hirarquia.
Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. (não entram em transe). Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Axé chegar ao terreiro, o Alagbê tem de lhe prestar as devidas homenagens. No Candomblé Ketu, os atabaques são chamados de Ilú.
Ogâ ou Ogan: Tocadores de atabaques (não entram em transe).
Egbon: são pessoas que já cumpriram o período de sete anos da iniciação (significado: irmão mais velho).
Ajoiê ou ekedi: Camareira do Orixá (não entram em transe). Na Casa Branca do Engenho Velho, as ajoiés são chamadas de ekedis. No Terreiro do Gantois, de "Iyárobá" e na Angola, é chamada de "makota de angúzo", "ekedi" é nome de origem Jeje, que se popularizou e é conhecido em todas as casas de Candomblé do Brasil.
Yawô: filho-de-santo (que já foi iniciado e entra em transe com o Orixá dono de sua cabeça), nem todo Iaô será um pai ou mãe de santo quando terminar a obrigação de sete anos. Ifá ou o jogo de búzios é que vai dizer se a pessoa tem cargo de abrir casa ou não. Caso não tenha que abrir casa o mesmo jogo poderá dizer se terá cargo na casa do pai ou mãe de santo além de ser um egbom.
Abian: Novato. É considerado abian toda pessoa que entra para a religião após ter passado pelo ritual do bori. Poderá ser iniciada ou não, vai depender do Orixá pedir a iniciação.

Sarapebê: é responsável pela comunicação do egbe (similar a relações públicas).
Apokan: responsavel pelo culto de Olugbajé.

Temos muitos outros cargos, mas creio que esses sejam os mais populares.
Aséoo
Egbon Marcos Ty Ayra