ÌYÁ NLÁ - A GRANDE MÃE CRIADORA
Ìyá Nlá, ou Grande Mãe, é uma força espiritual comum que lhes dá acesso a ambas as forças da natureza e da sabedoria de seus antepassados. Eles acreditam que este Orixá é a fonte da vida, e que o seu objetivo principal é a manutenção da harmonia social. Eles acreditam que os seguidores dedicados vão ganhar "Iwapele", dando-lhes uma conexão com seus primeiros antepassados. De acordo com suas crenças, Iyá Àjé é capaz de curar, amaldiçoar, ou causar a justiça retributiva sobre quem desrespeita a maternidade.
Ọ̀sẹ́túrá fala sobre Ọ̀ṣùn sendo a única mulher entre todas as divindades/Irúnmọlẹ̀, que vieram à Terra para manter o equilíbrio na organização da existência da Terra.
Ọ̀ṣùn era uma mulher, e os homens não a convidavam para suas reuniões e tarefas. Ọ̀ṣùn usou seus poderes de Àjẹ́ e estragou todas suas tarefas e planos, por não incluí-la para equilibrar da forma que era pra ser desde o início. Os Irúnmọlẹ̀ masculinos tiveram que pedir perdão a Ọ̀ṣùn e aceitar que, sem a inclusão de uma mulher, nada pode ser suave.
Ọ̀ṣùn representa o atributo feminino Ìyá Nlá cujos domínios representam a fonte da vida, fertilidade e abundância, através da água fluente de Ìyá Àiyé e do sangue através das veias do ser humano. Ọ̀ṣùn é encarregada de proteger as esferas espirituais e materiais da vida.
Ọ̀ṣùn é a representação de cada Ìyá Àjẹ́ e a mulher viril em todas as mulheres. Ọ̀ṣùn, a energia feminina que possui o poder de reter a força da energia vital. Sua energia é a inspiração para manter a existência em andamento. A energia feminina de Ọ̀ṣùn pode se transformar em um guerreira feroz quando necessário para lutar e vencer qualquer batalha ou triunfo sobre a guerra. Ela tem uma grande sabedoria de como preparar o Àfọ̀ṣẹ, em ambos os sentidos, como antídoto ou como veneno. Ọ̀ṣùn é acusada de fazer o Ẹbọ que mantém viva a conexão que liga a mulher a Ìyá Nlá. Através da história de vida de Ọ̀ṣùn, Ìyá Nlá demonstrou que a mulher deve ser respeitada, ter prestígio e ser honrada.
Ọ̀ṣùn não deu espaço para a dominação ou a opressão sobre as mulheres, como demonstrou quando todos os Òrìṣà tiveram que aceitar que nada pode ser feito corretamente sem a contribuição da mulher. Ọ̀ṣùn representa a essência política de Ìyá Nlá em todas as mulheres. Ọ̀ṣùn é o ícone da essência da mulher, como mulheres que têm o poder da Ẹlẹ́yẹ, uma potência feminina com seus próprios recursos. Ọ̀ṣùn é a manifestação dos enigmas de Ìyá Nlá, o seu personagem mais notável, um sorriso enganador e doçura. Como o mel que pode ser o mais doce, mas também amargo, um remédio e também um veneno.
Pela incansável solicitude dos cuidados seus, uma mulher que ainda jovem tem a tranquila e sabedoria de uma anciã.
Que não sejamos iguais e que sim nos completemos com nossas diferenças. Que continue, que seja eterno, e que dure.
Àbọ́rú, Àbọ́yẹ́
Extraído da página culto a ifa
Postado:#GrupoCandomblénaÍntegra