sábado, 8 de janeiro de 2022

A lenda de Ísis e Osíris:

 A lenda de Ísis e Osíris:


Nenhuma descrição de foto disponível.As histórias egípcias surgiram de muitos credos diferentes. Cada aldeia e cidade adoravam seus próprios deuses. A popularidade de alguns se espalhou e isso fez com que eles unissem em um único panteão. Assim como as coroas do Alto e Baixo Egito, que estavam juntas em uma só, acima do faraó.
Então, contemos a história de Ísis e Osíris.
Eles eram os regentes absolutos entre os homens, por controlarem o Egito, andando entre os humanos, ao quais espalhavam sabedoria e compreensão. Ensinavam ao povo egípcio a melhor forma de tratar a terra e levavam ao seu país lei e ordem. Assim, todos seriam tratados com justiça.
Tudo teria ocorrido muito bem, se o irmão deles Set não tivesse sentido ciúmes do amor que o casal nutria e a adoração que o povo fazia a Osíris. Ele queria usar a ganância de alguns cortesãos mortais, para atacar o regente do Egito.
Onde há ganância, há insatisfação. E nela, os homens são corrompidos. Pois os desejos mais queridos pelos humanos, são os mais fáceis de manipular. Assim, arquitetaram um plano.
Ao chegar de uma viagem, Set recepcionou Osíris com um banquete. Pratos de diversos pontos, danças, acrobacias e canções, tudo em honra do convidado que nem imaginava estar caindo em uma armadilha.
Set trouxe uma fabulosa arca dourada. Junto a ela, estavam os cortesãos descontentes, aliados de sua trama. Ele lançou um desafio. Para ver quem conseguiria ficar dentro daquele item sem problemas. Os cortesãos tentaram, mas não conseguiram.
Até que Osíris, inocente do que iria acontecer, aceitou o tal desafio. Coube com perfeição, que não era surpresa. Ele não conseguiria sair dela, pois a fecharam e o atacaram covardemente. Os gritos foram abafados e ele morrerá.
Set é indicado ao trono do Egito.
Quando Ísis soube disso, ou ao menos, parte dessa verdade, ficou em luto. Cortou madeixas de seu cabelo. Mas a tristeza teria que esperar, pois como uma deusa da magia, ele pressentiu algo. Então, foi atrás da arca onde estaria seu marido.
Através de sua magia, transformou em uma bela andorinha, a procurar esse item. E teria o auxílio de Anúbis, deus da morte.
Voando sobre o Egito, encontrou o corpo de seu marido, quase chegando ao mar. Ao ver o estado de Osíris.
Os deuses, em especial Rá, ajudaram ela a levar aquele corpo para Rá, que ele fosse ressuscitado. E assim o fez. O tornando Unnefet!
É dito que o espírito de Rá, habitava os faraós, para que aquilo jamais acontecesse novamente. Parte da centelha divina vigiaria os homens e a outra parte os deuses. Set nunca foi punido, e o motivo é poucos sabem.
Mas a história que mais se contava era que, Ísis, ao chorar por seu marido, causou uma enchente. E essa água, quase como um dilúvio, gerou o Rio Nilo.
Agradeça a Ísis, pela benção do Nilo! Salve deusa da magia!