sábado, 22 de janeiro de 2022

MEDITAÇÃO: uma visão moderna da prática

 MEDITAÇÃO: uma visão moderna da prática

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e textoA técnica de escanear sua alma é chamada Meditação.
Isto significa pausar corpo e mente para introspecção, dar um tempo a si mesmo e desintoxicar.
Na meditação, devemos usar a concentração para focar em nosso processo de limpeza apenas.
Assim que o corpo, a mente e alma sejam purificados devemos seguir para o próximo passo que é canalização de energia.


Primeiro passo da meditação
Sente-se e apenas sinta seu corpo e foque em suas pernas por alguns minutos. Agora traga sua atenção para as partes superiores uma por uma. Agora olhe para frente e escolha algum ponto de uma parede. Foque neste ponto.

Ao você achar que tem concentração o suficiente, então foque na respiração. Tenha calma. Continue focando na respiração até que você se torne uno com ela.

Após focar na respiração sua mente ficará quieta e plena. Você pode experimentar explosões de energia. Agradeça à Mãe Terra por lhe dar a vida, ao Sol, às árvores, ...



Respiração e sua conexão com os cinco elementos

Quando sua respiração atinge a ponta das narinas cria uma vibração na água e terra e, em seguida, no ar e espaço e, por fim, a respiração se mescla com o fogo. Este fogo também é conhecido como Kundalini Shakti. Este é o segredo do ritmo cardíaco. Nós usamos nossa respiração para criar uma vibração em todos os cinco elementos.


Foque na respiração, sem controlá-la de modo algum. Agora, crie o som do mantra "Lam". Não tenha pressa, isto precisa de prática.

Agora anote:
o mantra que possui o elemento
- terra é "Lam",
- água é "Vam",
- fogo "Ram",
- ar "Yam", e por último o mantra "Hum".
Entoe o mantra mentalmente ou pela boca, ou use a respiração para criar estas vibrações de uma maneira rítmica de forma que ele possa ativar Nanda, a música interna em nós.

Agora foque em Nanda (plenitude). Sinta a mudança de energia que irá acontecer em seu sistema, agora alinhe-se com esta energia de plenitude. Permita que esta energia venha naturalmente.
Fique neste estado por alguns minutos.


Kundalini Shakti
Você pode sentir uma vibração a partir do umbigo e o chakra raiz. Foque na respiração. Se houver um extremo calor isso significa que Kundalini Shakti está desperta e se movendo para cima, em direção da cabeça. Ao mover-se para a cabeça o chakra da Coroa é desperto e você se sentirá tranquilo e relaxado.
É comum sentir-se como se estivesse acima de todos os desejos do mundo, e é comum ouvir o mantra 'Soham'.
Entoe este mantra mentalmente e seu chakra Sahasrara despertará mais do que antes.
Você notará que Purusha (energia cósmica) existe em maior potência.

Agora é preciso deixar de lado os desejos da mente que são:
1) o 'ego' - você precisa viver com a consciência da alma.
2) Julgamentos
3) Ideologias
Abandone todas as expectativas, a energia cósmica cuidará de você


Mudras

A palavra em sânscrito 'Mudra' significa gesto ou atitude – é o fluir de energia, como um"circuito de passagem".
Eles também aprofundam a atenção e concentração.

Durante a meditação faça primeiro estes dois:

Jnana Mudra e Chin Mudra

Veja a imagem em que se mostra Jnana Mudra, também conhecido como um gesto de sabedoria e Chin Mudra, o gesto da Consciência. Foque em sua respiração e enquanto medita faça primeiro o Jnana Mudra para despertar o conhecimento e segure este mudra por 10 minutos.

Depois apenas reverta esta pose (da mão) para baixo e ela se tornará Chin Mudra. Chin Mudra aumenta a consciência. Mantenha por 10 minutos. Use a combinação destes dois Mudras para criar equilíbrio entre conhecimento e consciência.


Yoni Mudra e os Nadis

Este Mudra deve ser feito após Jnana Mudra e Chin Mudra, pois ele cria equilíbrio entre Ida, Pingala e Sushuma. Faça este mudra por vinte minutos inteiros.

Nadi significa 'corrente'. Existem quatorze nadis principais. Destes, Ida, Pingala e Sishuma são considerados os mais importantes.

Ida é o canal esquerdo, que é branco, feminino, frio e representa a Lua e está associado a Ganga (rio Ganges). Este canal se origina no chacra raiz e termina na narina esquerda.
Pingala é o canal do lado direito, ele é vermelho, masculino, quente, representa o Sol e está associado ao rio Yamuna. Origina-se no chacra raiz e termina na narina direita.

Sushumna é o canal central e está associado ao rio Saraswati. Dentro deste nadi existem mais três canais sutis: Vajra, Chitrini e Brahma por meio dos quais a Kundalini se move para cima, percorrendo os 7 chacras principais.


Prana Mudra

Após fazer o Yoni Mudra coloque as mãos sobre as pernas em forma de copo (as mãos devem estar centralizadas, alinhadas com o umbigo) e sinta a energia entre as suas mãos. Ela pode estar quente já que contém partículas de impureza dos desejos sexuais, ego, etc. É preciso purificá-la.

Verbalize que ela deve se tornar uma bola de energia e agora peça para ela se movimentar para o coração. Tente levantar esta bola e trazê-la para o chakra do coração. Agora segure este bola de energia, canalize amor, gentileza, paz, etc. Se estiver quente coloque-a de volta na região do umbigo. Se estiver fria vá para o próximo passo.


Agora, após a energia esfriar, mova-a para cima da cabeça e peça que ela flutue no ar acima de sua cabeça. Agradeça a energia. Abençoe-a com amor. Logo você sentirá uma estranha energia como se um raio de luz viesse do céu.
Aproveite este movimento, lembre-se que o Prana tem a sua própria consciência, então dependerá do Prana a duração da sua experiência. Então pode durar 1 segundo ou 1 hora.
O Prana voltará ao seu umbigo se a experiência ainda não estiver madura para acontecer a você.

O jejum de alimentos é uma forma de desintoxicar mente-corpo, desde que você o faça com introspecção.

Resumo/Tradução Vilma Capuano do original: The Traditional Meditation in Vedas, Ashish Jain
https://www.speakingtree.in/.../the-traditional...