CANGACEIRO ZÉ BAIANO:
Á pedido de uma seguidora, decidi escrever sobre essa grande entidade, que em vida, fez muitas coisas erradas, mas hoje, é umas das provas que todo mundo é digno do perdão divino.
José Aleixo Ribeiro da Silva, por alcunha Zé Baiano, também conhecido como "Pantera Negra do Sertão" e "Ferrador de gente", nasceu em 1900, na cidade Chorrochó, Bahia.
Assim como outros cangaceiros, descontente com as atitudes dos policiais, adentrou ao cangaço, contam que após Zé Baiano entrar no cangaço, os policiais foram á procura da família dele, e um deles, chamado Vicente Marques deu uma coronhada tão forte na cabeça da mãe de Zé Baiano, que amassou o crânio dela.
Zé Baiano sempre com sede de vingança, ferrou com ferro em brasa com as iniciais JB, os rostos das irmãs desse policial(membros da Família Marques) contam que elas disseram antes de Zé ferrar os rostos delas,
Que culpa nós tem do nosso irmão ser policial?
E ele assim respondeu: "E que culpa tinha minha mãe de eu ser cangaceiro? "
Umas das histórias mais famosas sobre o Zé Baiano, é sobre o assassinato da sua companheira Lídia, contam que após trair ele com o também Cangaceiro Bem-te-vi, matou a mesma á pauladas, e depois, ficou chorando por vários dias após matar ela.
No filme, "Corisco- O Diabo Loiro", retrata bem a morte de Lídia.
Em um simples texto, não daria para contar tudo.
Vale ressaltar, que a família de Zé Baiano tinha outros cangaceiros, dentre eles, os primos dele, Zé Sereno e Mané Moreno, que também chega nos terreiros como Mané Baiano, e também vale lembrar, que Zé Baiano foi o Cangaceiro mais rico do Bando.
Zé Baiano foi assassinado em 7 de julho de 1936, Frei Paulo, Sergipe, por uma emboscada armada pelo seu coiteiro, Antônio de Chiquinho, que se juntou á outros homens, e deu fim ao Cabra Zé Baiano, que assim como vários outros cangaceiros, também foi decapitado depois que deram punhaladas e tiros nele.
E por aqui, eu vou finalizando o texto, falando um pouco sobre essa entidade que tanto ajuda as pessoas, em busca de evolução, sem julgamentos, o perdão é divino, e todo nós somos digno dele.
A espiritualidade realmente é incrível, né? Dando chance para quem tanto errou, acertar as suas contas com o divino, sempre ajudando quem nele tem fé, Zé Baiano também é conhecido como um grande Mestre de Catimbó.
(Foto de Zé Baiano em vida colorizada por Rubens Antônio)
Autoria: Nataly Rodrigues(Cangaço na Umbanda)
Salve o Cangaceiro Zé Baiano
Me sigam no instagram:
https://instagram.com/mariaamor267?igshid=YmMyMTA2M2Y=