sábado, 17 de fevereiro de 2018

AS FESTIVIDADES DENTRO DO CANDOMBLÉ

Uma festa que em tempos primórdios, se perpetua até hoje o culto dedicado ao perdão, a reconciliação, um verdadeiro recolhimento familiar. Onde todos os membros de uma família (Ilê) se organizam para celebrarem tal data comemorativa e simbólica (para muitos), mas de grande fundamentação.

Dentro de nossa religiosidade, se reverencia e se respeita muito esta data. As casas reúnem os filhos do Ilê para se comemorar com dedicação esta festa, pois dela se dá andamento a todas as outras posteriores em honra a todos os Orixás.

Assim como nossos irmãos Católicos possuem seus calendários religiosos, onde se encontram suas maiores festividades. Com períodos de oração, penitência, jejuns e outras formas. Nós do Candomblé temos também um Calendário básico que deve ser respeitado. Mas é válido lembrar que cada nação é uma nação. Cada casa é uma casa. Infelizmente, vejo que ainda existem certas discordâncias, mas, atualmente tenho visto certa conciliação de calendários, nas diversas casas aqui em São Paulo.

Desta forma, apresento a vocês a seqüência das Datas Festivas, claro que aqui é só uma explanação básica. O que não ordena que se faça assim ou que esteja certo ou errado, mas sim uma posição básica das festividades tradicionais seja ela no Candomblé ou na Umbanda.

Vejamos a seguir:

JANEIRO

Festa de Oxalá - coincide com a festa do Bonfim, em Salvador, no segundo domingo depois do dia de Reis, 6 de janeiro. Data onde se organizam a festividade das Águas de Oxalá e o Pilão de Oxalá.


QUARESMA

O encerramento do ano litúrgico acontece durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa no catolicismo, com o Lorogun, em homenagem a Oxalá.


ABRIL

Feijoada de Ogum
festa de Oxóssi - associado a São Sebastião, em qualquer dia.


JUNHO

Fogueiras de Xangô (associadas a São João e São Pedro), dias 25 e 29.


AGOSTO

Festa de Obaluaiê (associado a São Lázaro e São Roque)
festa de Oxumaré (associado a São Bartolomeu), em qualquer dia.Tida como a festividade do Olubajé.


SETEMBRO

Começa um ciclo de festas chamado: Águas de Oxalá, que pode ir até Dezembro.
Festa de Erê, em homenagem aos espíritos infantis - associados a São Cosme e Damião, que seguem até outubro.
Festa das Yabás - esposas dos orixás
Festa de Xangô - associado a São Jerônimo, em qualquer dia.


DEZEMBRO

Festas da Yabás : Iansã - Santa Bárbara, dia 4
Oxum - associadas a Nossa Senhora da Conceição, dia 8
Iemanjá - também é homenageada na passagem do ano ou no dia 02/02 a ela dedicado.
Período em que muitas casas, sejam do Candomblé e da Umbanda, se dirigem às praias, para ali depositarem suas oferendas como forma de ação de graças por um ano que se passou e ao mesmo tempo já irem fazendo seus pedidos para um novo Ciclo que se inicia. 


*Válido lembrar que algumas casas ainda hoje realizam algumas festas antigas, como as ÁGUAS DE YEMANJÁ E AS ÁGUAS DE NANÃ. Hoje as mesmas inseridas na festividade da FESTA DAS YABÁS.