sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc.

O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais. 

O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc). 

Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua rotina de vida! Há que aprender a rezar, há que aprender a tomar banho de ervas, acender velas, fazer preceitos, honrar o branco e o chão sagrado em que pisa. Entre os banhos voltados a desenvolvimento encontram-se com frequência: colônia, samambaia, rosa branca, alfazema, anis estrelado, manjericão, etc. A escolha da erva muda de casa para casa, pois cada uma segue uma doutrina e o mistério dos guias da frente. Na dúvida sobre banhos, em especial os chamados "banhos de cabeça", procure um pai de santo de sua confiança. 

BANHO DE ÁGUA DE COCO

  
O Banho de água de "Coco Verde" e fresco é indicado da cabeça aos pés para médiuns que estejam iniciando o seu desenvolvimento e tem como objetivo limpar a coroa, a áurea e o perispírito do médium, em especial, deixá-lo limpo e em plena conexão com os guias da linha de Baianos. São ótimos banhos para o médium ir a uma gira de desenvolvimento desta linha.

O coco é uma analogia ao ser em desenvolvimento. Ele inicia como uma semente (vamos imaginar um bebe), ele cresce (forte por fora e nutritivo por dentro), análogo ao que tem que ser um adulto, um ser forte, resistente e bom por dentro. Além desta analogia, o coco é um instrumento muito utilizado nas giras de Baianos. Ele é usado como alimento, como bebida, batida, enfeite, adereços, copos, etc.

No candomblé, água de coco com folhas de capela, Obi e Orobôs ralados ajudam a afastar a negatividade, atuam como uma camada de proteção ao médium. Em oferendas, o coco serve a Oxalá, Oxossi e Oxumaré/ê, linha de baianos, linha de pretos velho entre outras linhas e Orixás de acordo com a doutrina e procedimentos da casa.

Tomar o banho de água de coco verde fresco me foi intuído pelo Baiano Juvenal, guia e mentor espiritual com quem trabalho e dedico as escritas e fundamentos deste blog. Ele me indicou para promover, propiciar, facilitar, incentivar, apoiar e dirigir a conexão de médiuns iniciantes com seus mentores da Baia, além de um excelente banho de limpeza energética e atração de bons espíritos. Faças eu banho com fé, acenda uma vela amarela para sua linha de baianos e faça sua prece. "É da Baia Senhor"!!!!