"Boa noite pra quem é de boa noite!
Bom dia pra quem é de bom dia!"
Dentro dos fundamentos da Umbanda encontramos o mistério das horas planetárias e sua ação dentro da estrutura espiritual no plano físico.
A Umbanda fundamenta seu mistério das horas não por acaso, e estabelece um significado de maior importância a determinado horário, em especial as denominadas de horas grandes e horas pequenas.
A Umbanda fundamenta seu mistério das horas não por acaso, e estabelece um significado de maior importância a determinado horário, em especial as denominadas de horas grandes e horas pequenas.
Já ouviu tal expressão?
A energia da luz solar promove uma limpeza Espiritual, sanando nosso ambiente energético e eletromagnético.
Enquanto a ausência da energia solar propicia o acumulo de energias prejudiciais - Por isso grande parte dos trabalhos de magias negativas são realizados no período de maior escuridão.
Somos frutos do meio e automaticamente somos influenciados, energética e Espiritualmente, pelo período de exposição solar. O movimento de rotação e translação do planeta, altera nosso campo energético. Por isso, em sua maioria, sentimo-nos mais energizados e bem-dispostos durante o dia, e a noite desenergizados e sonolentos.
Na estrutura energética, Espiritual e dimensional de nosso planeta, existem o que chamamos de Portais Dimensionais e Magnéticos.
Quando determinadas regiões de nosso planeta passa por alguns desses Portais eles acabam por desencadear uma influência energética, magnética e Espiritual sobre elas.
Entendendo isso, vemos que o mistério das horas não é ao acaso e a Umbanda, visando a energia concebida pelos Astros e o trabalho de Guias Espirituais, estabelece um significado de maior importância a determinado horário, em especial as denominadas de: Horas Grandes e Horas Pequenas.
Fundamenta-se na Umbanda os horários - 6h00 e 18h00 - Horas Pequenas e os horários - 12h00 e 00h00 - Horas Grandes.
6H00, A PRIMEIRA HORA PEQUENA:
Nesse horário abre-se um Portal de vibrações curadoras, renovadoras, transmutadoras que chamamos de Portal de Luz ou Portal Angelical, onde os primeiros raios solares se expandem, realizando uma verdadeira assepsia Áurica e energética, reorganizando, energizando, reestruturando e recolhendo o que precisa ser recolhido.
12H00, A PRIMEIRA HORA GRANDE:
É o momento em que temos uma maior exposição solar, energética e magnética, onde as vibrações solares estão mais fortes, puras e elevadas. Esse momento também marca uma transição energética, pois é a partir daí que o sol começa a “perder” sua força. A esse portal chamamos de Portal de Oxalá.
❥ Geralmente, nos Terreiros de Umbanda, oferecemos nossos padês e agrados à Linha de Esquerda (Guardiões) antes do meio dia, respeitando, por questão de vibração e energia, o horário de → Oxalá. Ou após as 21h.
18H00, A SEGUNDA HORA PEQUENA:
Nesse horário recebemos uma imantação especial que ajustará o ambiente para a próxima Hora Grande. Esse Portal é conhecido como Portal do Anjo da Guarda. Pois a partir dessa hora nossa região planetária começa a absorver ou a ter um magnetismo mais denso.
❥ Às 21h00 abre-se o Portal dos Guardiões, onde a atuação desses seres se intensificam em nossas vidas.
00H00, A SEGUNDA HORA GRANDE:
Horário vigiado e amparado pela falange dos → Guardiões, abre-se um Portal de misericórdia, onde seres de energias e vibrações mais densas tem acesso ao nosso planeta para que possam se despertar da hipnose sombria e acordar para o humanismo ainda existentes neles, para que assim possam ser encaminhados e direcionados por uma equipe de socorristas aos locais de recuperação, sempre dentro da Lei Maior e do merecimento de cada um. Esse Portal é conhecido como o Portal da Morte ou Portal de Omolu.
Por isso, um ensinamento e recomendação dos Guias de Lei, na Umbanda, é evitar fazer trabalhos perto da segunda Hora Grande.
❥ É aconselhável que os trabalhos → de direita (Caboclos, Pretos Velhos, Erês...) sejam feitos nas Horas Neutras - entre as 6h00 e 18h00 - ou enquanto houver sol;
❥ Assim como os trabalhos → de esquerda (Guardiões, Exus e Pombogiras...) sejam feitos a partir do por do sol ou depois das 21h00 - evitando o horário da meia-noite.
Lembrando que orientação NÃO É proibição! Sendo uma escolha individual da própria consciência, intuitiva e dos próprio Guias, o horário que faremos ou não algum trabalho Espiritual.
Com isso podemos entendemos que nesses horários os trabalhos religiosos podem ser potencializados.
Vemos, não só na Umbanda, mas muitas Igrejas Católicas que tocam seus sinos ou músicas sagradas nesses determinados horários, avisando e nos alertando sobre as horas de maiores influências energéticas, para que possamos resguardar nossos atos e vigiar nossos pensamentos, sempre intuindo a paz!
HORAS NEUTRAS:
Como mencionado acima, as Horas Neutras são de 6h00 as 18h00. São aquelas horas em que qualquer tipo de Ato Litúrgico ou Ritualístico é dado a cada um, segundo o seu mérito. São horas favoráveis para acender uma vela, e fazer seus pedidos, dentro dos fundamentos da Umbanda.
HORAS FECHADAS:
São consideradas horas fechadas, os 15 min anteriores até os 15 min posteriores à Hora Pequena e à Hora Grande. Ex: de 11:45hs às 12:15hs, assim como de 23:45hs às 00:15hs.
Muitos evitam fazer trabalhos nessas horas, respeitando seus fundamentos.
❥ Acredita-se que durante as Horas Fechadas não se deve praguejar, amaldiçoar ou discutir. Muitos evitam até mesmo entrar ou sair de lugares cobertos e frequentar locais espúrios, de energias baixas.