Afinidade é “uma faixa de união” em que nos integramos uns com os outros. Em tudo, vemos integração, afinidade, sintonia... E de uma coisa não tenhamos dúvida: através do pensamento, comungamos uns com os outros, em plena vida universal.
Todas as coisas que existem no Universo vivem em regime de afinidade. Desde o átomo até os arcanjos tudo é atração e sintonia. Nada que te alcança a existência é ocasional, ou fruto de uma reação sem nexo.
Já ouviu falar na frase "você atrai o que você pensa"?
Teu livre arbítrio indica com precisão a posição que ocupas no Cosmos, no Universo, uma vez que cada indivíduo deve a si mesmo a conjuntura favorável ou adversa em que se situa no momento atual. Tudo o que acontece ao seu redor é culpa sua! Nada é em vão, e se não for bênção é lição!
Viestes da inconsciência – simples e ignorante – e, pela lei da evolução, caminhas para a consciência escolhendo, por si mesmo, a estrada a ser percorrida. Essa é basicamente a lei do Livre Arbítrio.
Encontrarás o que busca.
Tens a posse daquilo que deste.
Convives com quem sintonizas.
Avanças ou retrocedes de acordo com a tua casa mental. Felicidade ou infelicidade são subprodutos de teu estado íntimo. Sintonia é a base da existência de toda alma imortal. Seja na vida física seja na vida astral, a lei de afinidade é princípio divino regendo a ti, a todos os outros e a tudo.
Observa: viver no drama ou na realidade, na aflição ou na serenidade, na sombra ou na luz, é postura que está estritamente relacionada com teu modo de sentir, pensar e agir.
DAREMOS UM EXEMPLO SIMPLES:
Você está no seu carro, e liga o rádio. Hoje é um dia daqueles, estresse, engarrafamento, muita gente nas ruas, atrasos... Então você precisa ouvir músicas que te acalmem, músicas relaxantes.
Existe uma centena de rádios, todas em diferentes frequências e cada uma tocando um tipo especifico de música. Para sintonizar a rádio que você deseja, ou seja, com músicas relaxantes, você precisa sintonizar a frequência exata dela, com o seu rádio.
Porque isso ocorre? Simples, ela sintonizará a mesma frequência de ondas de rádio que você sintoniza no seu carro, quando as duas ondas se encontram você consegue ouvir as músicas que ela está tocando e enfim vai conseguir relaxar até chegar ao seu destino.
O problema é quando você não está sintonizado na rádio que te acalma, e acaba sintonizando em uma outra rádio com aquele tipo de música que você não suporta ouvir. Pronto, as duas ondas se encontrarão e você vai ficar ainda mais estressado...
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Entendemos agora que, a Lei de Afinidades é fruto do que você mesmo atrai para sua mente, espírito e até mesmo pra sua vida em geral como pessoas com energias baixas e doenças para o corpo!
Sejamos ou não conscientes dessa responsabilidade, cada um de nós encontra-se, constantemente, atraindo as circunstâncias e as pessoas que, de uma forma ou de outra, entram em consonância com o nosso mundo interior.
Assim, cada um de nós conviverá sempre e em toda parte e a todo momento com aqueles com os quais se afina, efetuando inevitáveis trocas energéticas.
Afinidade nesse sentido é de atração energética, lembra? As "ondas de rádio"! Para ser afim de uma onda de energias boas, é necessário emanar a mesma onda de energias boas. Caso emane energias baixas, ruins, eventualmente estará afim de energias ruins próximas a você.
E qualquer alteração nesse compartilhar dependerá, necessariamente, da transformação de nossa condição íntima, porque as forças que nos unem uns aos outros são as que, em primeiro lugar, emitimos de nós. Ou seja, não está gostando do que está recebendo? Preste atenção no que está emitindo!
Em essência, somos o que pensamos e sentimos – e, por conseguinte, o que fazemos –, conectando, de modo automático, nosso mundo interno ao universo externo, pois estamos com todos e no todo, e tudo está em nós!
Parafraseando o “diz-me com quem andas e direi quem és”, concluiremos que, basta conhecermos nossas reais motivações e a índole de nossos amigos, para atestarmos com quem desejamos nos assemelhar.
Nesse sentido, o espírito Emmanuel advoga que, se sintonia é acordo mútuo: “todo aquele coração que palpita e trabalha no campo dos ensinamentos de Jesus, a Jesus se assemelhará.”
EM TRABALHOS MEDIUNICOS:
Sintonizar é estar na mesma frequência mental-emocional de outra, podendo captar e emitir pensamentos simultaneamente. Dessa forma, sintonizar com os espíritos é colocar-se predisponente ao contato psíquico com eles de forma consciente ou inconsciente.
Para a sintonia com os espíritos superiores, devemos desfocar o pensamento e o sentimento daquilo que esteja nos incomodando, de modo a captar outras ideias disponíveis à nossa consciência. Daí a importância de aprendermos a disciplinar os pensamentos, exercitando a higiene mental através de reflexões e da oração, pois são estas que nos permitem a mudança de nosso estado íntimo. Na faixa mental em que você atua, é natural que receba as mensagens com o mesmo teor vibratório como as envia.
Quando Allan Kardec, em O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, por orientação dos Espíritos Superiores, ressaltou a importância do estudo, não o fez com o propósito de que nos intelectualizássemos em excesso, sobretudo para demonstrar aos demais a superioridade de nossa capacidade e inteligência, mas para que, por meio dos conhecimentos adquiridos, aprendêssemos a selecionar o que verdadeiramente contribuísse para com o nosso enriquecimento íntimo.
A reeducação íntima nos tira da ociosidade, traz luz ao espírito, harmoniza a mente, bem como possibilita a aproximação dos espíritos interessados em nossa ventura.
🔸 Leitura indicada para saber mais sobre o assunto:
"Dicionário da alma" - obra ditada por diversos Espíritos, "Mediunidade e sintonia" - obra ditada por Emmanuele "Nos domínios da mediunidade" - obra ditada por André Luiz, psicografadas pelo médium Chico Xavier.
"O livro dos espíritos" e "O evangelho segundo o espiritismo" - obras de Allan Kardec