sexta-feira, 17 de maio de 2019

O QUE É ORÍ, ELEDÁ E COROA MEDIÚNICA?


Na formação do corpo físico no centro de nossas cabeças encontra-se a glândula pineal, onde em nossa cabeça extra física está localizado nossa divindade interior.

Essa centelha, esse núcleo,é indestrutível, quando nosso espírito é criado, nele se dá a origem do Orixá Ancestral.  Ao redor dele se forma o orí, que por sua vez, é a matéria primordial de cada orixá. 

Após o Orixá ancestral ser formado, quando o espírito encarna surgem o que chamamos de Orixá de Frente e Orixá Adjunto, os quais regem a vida do espírito enquanto estiver encarnado, podendo assim variar conforme as encarnações do espírito mas somente se manterá o Orixá Ancestral.

Veja abaixo a classificação de cada Orixá:

Orixá Ancestral - Tem origem no centro de nossas cabeças extra física conhecida como períspirito onde está localizado nossa divindade interior. Ele nos acompanha desde o nascimento do espírito e por toda a jornada espiritual.

Orixá de Frente - é a matéria primordial da formação do Orí, é ele quem rege toda nossa vida quando encarnamos, tem grande influência na formação e  desenvolvimento da personalidade. 

Orixá Adjunto -  Este por sua vez faz com que haja um equilíbrio  dentro da coroa mediúnica  este equilíbrio se faz presente na personalidade e na caminhada durante a encarnação.  

A cada encarnação, essa matéria é moldada e modificada, isso faz com que além dos orixás que fazem parte do Orí, encontra-se também os guias, falangeiros e guardiões. Quando se encarna, estes tem a função de se comprometer em cuidar e zelar pela mediunidade de cada um, formando-se assim o Eledá / Coroa Mediúnica.

No Eledá encontra-se a peça primordial de toda essa formação, que é Esù, responsável por todo o equilíbrio do plano astral.  A coroa mediúnica ou divina, é formada  pelas essências  de cada orixá, cada uma delas atuam em todos os níveis  e cada um assume um sentido.
Na coroa divina  estão assentados os regentes planetários que no ritual de umbanda, são denominados de orixás essências. Essas essências se dividem em sete:  cristalina, mineral, vegetal, ígnea, aérea, telúrica e aquática.

Podemos chamar de os sete sentidos da vida, pois quando estamos em harmonia e equilíbrio espiritual,  é quando essas energias emanadas pelo Divino criador se apresentam.
Cada manifestação dessas essências acontece  no nível mental e nos chegam por irradiações planetárias. Assim se há uma manifestação de fé essa essência vem de Oxalá, a qual vibra continuamente.
Quando se apresenta na vibração de amor estamos falando da vibração de Oxum,  alcançando todas as criaturas ao se sentirem estimuladas a unir-se aos seu semelhantes dando continuidade a vida.
Na essência  da justiça do Divino Criador, ela apresenta-se como Xangô,  fazendo com se busque o equilíbrio entre todas as criaturas e o meio onde vivem.  Na questão do conhecimento  quem emana essa essência é Oxóssi,  o qual traz consigo todo conhecimento para que se possa alcançar os objetivos.

Na coroa divina está assentada também a lei,   e quem rege essa essência é Ogum,  é ele quem faz se manifestar a ordem por aqueles que a buscam. O saber está designado a Obaluaê,  este se faz presente estimulando  os seres a se aquietarem, refletirem e evoluir, buscando sempre a razão.
Quando falamos na geração, ou seja, no gerar da vida estamos falando de Iemanjá, é ela quem rege e se manifesta nesta vibração todo tempo.

Não existe umbanda sem orixá.
 E orixá não existem sem não estiverem assentados na natureza. Mas vemos que a coroa divina se torna casa vez mais abrangente, irradiando suas forças o tempo todo, pois de nada adianta conhecermos apenas um orixá, temos que ter fé em seu poder, amá-los,  respeitá-los, cultuá-los, e adorá-los, tias como os fiéis de outras religiões fazem com suas divindades ( Jesus Cristo, Buda, Krishna, etc.).

A melhor forma de se entender os orixás é  perceber cada elemento animado e inanimado que existe na natureza e em toda sua grandeza,  a coroa divina é um mistério do Divino Criador, mostrando ser multidimensional, ou seja, todo tempo e o tempo todo. Nela vimos que são assentados sete tronos,  os sete mistérios do Divino Criador ,  mas nós também podemos chamá-los de orixás essenciais.