sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Conversa de um Erê com um Exu

 Conversa de um Erê com um Exu


Pode ser uma imagem de textoEm um terreiro de Umbanda, em uma Gira de Exu, um fato chamou muita a atenção da assistência.

Quase próximo de acabar a Gira, todos os Médiuns, menos o Pai de Santo, já haviam desincorporado.

O Pai de Santo ainda incorporado com o Exu de trabalho, chama um Médium da casa e diz:

Fecha os olhos, e não pensa em mais nada, porque a Entidade que vai chegar aqui vamos ter muito a explicar.

O Médium fechou os olhos, e logo em seguida incorporou o Erê, que chegou sorrindo e brincando.

Depois que ele fez a festa dele, o Exu que estava sentado em um toco, virado de frente para a assistência, colocou aquele Erê ao seu lado.

E ali começou um grande bate papo, que fez todo o terreiro se calar e prestar atenção.

E assim começou o Erê perguntando ao Exu.

Erê - tio por que um Erê não pode trabalhar com um Exu?

Exu- porque o homem desta Religião não deixa, ele quer ensinar para os outros que Exu não é o diabo, mas coloca na cabeça de seus médiuns que não pode, porque eu tenho uma energia muito densa e você uma energia muito sutil, se esquecem que na física dois pólos positivos ou negativos se repelem e um pólo positivo e um negativo se atraem.

Erê - tio em uma Gira de Exu pode vir crianças encarnadas ou não? E o senhor gosta de crianças?

Exu - Criança é um ser de luz, eu prefiro duas crianças dentro do Terreiro do que cinquenta adultos, Um adulto geralmente vem em uma Gira de Exu, achando que vamos resolver toda a vida dele, mas ele se engana. Muitos vem aqui querendo o mal de seu irmão, ou vem aqui porque quer um trabalho de amarração, ou por algum outro motivo fútil, são poucos muito poucos aquele que vem aqui agradecer por estar vivo, com saúde e para ouvir, não aquilo que ele quer, mas sim a realidade do que temos que falar. Já trabalhei quase um trabalho inteiro com uma criança no colo, e não me atrapalhou em nada, ao contrário me ajudou em tudo, e fez muitas pessoas estranharem eu estar trabalhando, sem minha bebida e sem o meu fumo que uso para defumar e limpar quem vem se consultar comigo.