quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

EXU MEIA-NOITE

 EXU MEIA-NOITE


Pode ser uma imagem de texto que diz "Laroyê Exú Meia Noite"Exu da Meia Noite pertence à linha das almas, é chefe de falange.
Pertence à linha negativa de Xangô, sendo serventia de Xangô.
Bebe licor, marafo, conhaque, whiskay, fuma charutos, trabalha muito com as moças bonitas (como são chamadas as pomba-giras).

Uma de suas visões astrais é de um homem com uma longa capa escura em volta de si.
Sua guia é preto e branco, mas muitos trabalham com vermelho e preto também; trabalha com velas vermelhas, pretas, brancas, principalmente com vermelhas, mas depende da doutrina.

Apresenta-se pelos terreiros como um homem de grande porte, trajando roupas negras, chapéu, capa e bengala, um verdadeiro cavalheiro.
Como o próprio nome já diz, é ele responsável pela os trabalhos de magia realizados neste horário.

Uma entidade de grande mistério, tendo inúmeras lendas que giram em torno de seu nome, a grande maioria diz respeito às forças ocultas.
No passado, os umbandistas e espíritas tinham o costume de esperar passar alguns minutos da "meia noite" para saírem dos terreiros, por respeito a este Exu, às vezes até medo, pois não conheciam direito o que poderia lhes acontecer.

Havia pessoas que atribuíam a meia noite um horário perigoso por ser a hora em que Jesus mais padeceu, que segundo algumas crenças, este Exu ali estava.

Conta-se também que todo o poder mágico e de sorte de São Cipriano, bem como os manuscritos por ele queimados, foram dados a este Exu.