Na sociedade de hoje, um santo é mais comumente associado à Igreja Católica.
Embora a Igreja Católica não mantenha uma lista definitiva de santos nomeados, o número é facilmente superior a 10.000. No entanto, os santos católicos populares não estão apenas relacionados à Igreja, muitas religiões e culturas identificaram indivíduos como santos e nós, como cultura, abraçamos esses indivíduos e suas histórias de vida.
Costuma-se dizer que a igreja não faz um santo, Deus faz. Indivíduos que se tornam nomes como santos na maioria das vezes demonstram as qualidades de ser um modelo positivo e um professor que exemplifica um comportamento generoso e altruísta. Muitas vezes, acredita-se que os santos durante sua vida sejam canais para Deus de alguma forma. Acredita-se que os santos têm uma missão de vida onde intercedem pela salvação dos outros e ajudam a humanidade a evoluir. Em muitos casos a vida do santo, com o passar do tempo, torna-se algo de lenda que nos inspira, nos guia em direção à nossa verdade e conta a época em que viveu.
Às vezes, os santos são escolhidos por um grupo ou causa específica por causa dos valores que o santo defendia para ser o santo padroeiro do grupo ou causa. Embora os santos não devam ser rezados ou adorados, muitas vezes mantemos fotos ou estátuas daqueles santos cujas lutas ou virtudes são relevantes para o que enfrentamos em nossas próprias vidas, assim como mantemos fotos de nossos ancestrais por perto para ampliar o sentimento que eles estão perto de nós, especialmente em tempos de crise.
Os dez santos famosos a seguir são compartilhados em muitas religiões e culturas. Aprenda sobre suas vidas e virtudes para encontrar um santo católico que possa ajudar a motivá-lo e inspirá-lo ao longo da jornada da vida.