Como reconhecer uma pessoa tóxica
Como reconhecer uma pessoa tóxica
Em primeiro lugar, é importante destacar que nem todas as pessoas tóxicas são iguais, a personalidade pode ser muito variada, mas a verdade é que todas contam com características comuns. Trata-se principalmente de sua capacidade para absorver a energia dos outros, sem contribuir com nada positivo para a relação de amizade ou de casal, conseguindo destruir qualquer tipo de vínculo saudável.
Poderá reconhecer uma pessoa tóxica porque a relação com ela será desgastante, isto é, se sentirá melhor quando ela não estiver presente. O motivo é que a presença dessa pessoa consegue acabar com suas motivações, inquietudes, etc., em virtude de serem pessoas vazias que procuram preencher este vazio absorvendo o melhor de você. É normal sentir-se esgotado após estar com uma pessoa deste tipo.
Normalmente, são pessoas que majoritariamente falam delas mesmas até ao ponto de entediar pelo fato de mostrar um excesso de ego e tratar de ser sempre o centro das atenções. Também é possível que passem uma boa parte do tempo se queixando ou criticando o que fazem os outros.
Outro fato que pode ajudar você a identificar uma pessoa tóxica é sua habilidade para deformar a realidade e inclusive fazer você se sentir mal constantemente. São capazes de dar volta a uma situação e converter-se em vítimas, jogando a culpa nos outros.
Também é possível que detecte uma relação tóxica quando a pessoa em questão parece não ficar contente pelos sucessos e alegrias dos outros, mostrando inveja ou ciúmes. Suas carências lhe impossibilitam sentir satisfação com o sucesso dos outros. São capazes apenas de ver sua vida negativa.
As pessoas tóxicas acreditam que o mundo está contra elas e nunca aceitarão que as próprias atitudes possam ser as responsáveis pela forma de ver as coisas. Provavelmente, elas nem sequer estão conscientes de sua forma de atuar, mas se você detectar que está imerso em uma relação tóxica, será imprescindível tomar medidas.