sábado, 6 de julho de 2019

ALTAR CIGANO
Desde o momento em que existe a intenção de se oferecer um altar a um Cigano, ali se cria um elo espiritual. Onde quer que esteja o Cigano que é cultuado ali ele sempre ouvirá o chamado feito diante do altar.
O mais importante em um altar para os Ciganos são os 4 elementos. Para representá-los, usamos um Castiçal com uma (ou mais) velas, representando o Fogo, mesmo que a vela esteja apagada.
As cores podem ser qualquer uma, exceto preto e marrom. Essas cores só são usadas em certos tipos de rituais.
Não podemos esquecer que temos que ter a imagem de Santa Sara Kali e de Nossa Senhora Aparecida, assim como a imagem de nossos Ciganos.
Deve-se ter uma taça bonita com Água, pois a água é simbolismo do sentimento, por isso deve ser sempre a mais pura e limpa possível (água mineral sem gás).
A água na taça atua como um catalisador de más energias, e quando estiver turva, deve ser jogada em água corrente e trocada, sempre por água filtrada ou mineral.
Um incensário, onde um incenso deve ser aceso pelo menos uma vez por semana – representa o Ar, mesmo sem incenso.
Tipos de Incensos utilizados são os Florais para as Ciganas (Rosa, Violeta, Lírio, Dama da Noite, Jasmim, etc.) e os Herbais para os Ciganos (Sândalo, Canela, Cravo, Eucalipto, Mirra, Alecrim, Benjoim, etc.).
Cristais, de vários tipos, cores, formas e tamanhos. Caso não seja possível ter muitos, coloque alguns escolhidos por intuição. O ideal é ter pelo menos uma pedra em estado bruto/ponta. As pedras podem ficar também num pote de vidro transparente sem tampa e com água, pois a mesma potencializa a capacidade energética dos Cristais. Os cristais fecham o ciclo, representando a Terra.
Corpo: Terra, Coração: Emoção – Água: Mente e Ar e Espírito: Fogo.
Além desses elementos, que são básicos, qualquer outra coisa que seja sentida por intuição, pode ser colocada: Baralho, Leque, Adornos, Lenços, Baú, etc.
A única exceção é o Punhal, este só deve ser colocado se for um punhal já trabalhado, ou seja, que tenha passado pela magia de um Cigano, que pode ser o seu, ou o de outra pessoa (alguém que fez o trabalho no punhal para você, nesse caso, é recomendado muitíssimo cuidado antes de aceitar).
Para o fortalecimento dos Ciganos, é muito bom colocar uma Fruta no altar, pelo menos 1 vez por semana, na 2ª noite da lua cheia ou crescente. Só não coloque frutas ácidas, tipo abacaxi ou laranja… Ciganos não gostam de sabores ácidos, pelo menos a maioria não, e se você não tiver a certeza, melhor não arriscar!
As frutas devem ficar até um pouco antes de apodrecer, e devem ser descartadas em um jardim bonito.
Pode ser oferecida também uma taça com vinho, além da que tem água, pois o vinho é a bebida Universal dos Ciganos. Após uma semana, ou quando a lua virar, despeje o vinho em água corrente.
Flores também são bem vindas no altar, sendo que se for um altar para Cigano, as flores devem ser Cravo Branco ou Vermelho, Girassol, Lírio Branco ou Rosa Branca (rosas em números ímpares). Essa regra vale apenas para caso de não se conhecer as preferências de cada Cigano.
As flores murchas ou secas devem ser colocadas em um jardim, onde não haja espinhos.
Não limpe seu altar na fase da lua minguante, pois isto atrapalharia suas boas vibrações como saúde e prosperidade.
(Fonte: Cigana Lumiar D´eor). N. D.