O Reiki é uma prática terapêutica que utiliza a manipulação de energia, com a intenção de cura, que pode ser aplicada e recebida com sucesso no local ou à distância. É uma técnica de harmonização da energia vital, que circula por todo o corpo de um ser vivo.
A energia recebida através das sessões de reiki não produz efeitos colaterais, não tem contraindicações e pode ser associada a qualquer outro tipo de tratamento médico ou terapêutico.
Com o objetivo de entender a palavra Reiki, fizeram uma tradução para o inglês dos dois Kanji, que são pictogramas japoneses que representam a palavra e chegaram à tradução “energia vital universal”. Rei significa “espírito universal”, “sabedoria universal”, “energia divina”, “essência ilimitada”. Já Ki, com variações em diversas culturas, pode ser traduzido como a “energia da força vital”, “espírito”, equivalente ao Chi ou Prana. Ou seja, em uma tradução mais precisa, significa “energia sagrada”.
Nesse sentido, é uma energia essencial a todos os seres vivos. Quando o Ki se esgota, ou seja, deixa o organismo, a vida é interrompida.
Origem do Reiki
O Universo é eu, e eu sou o Universo. O Universo existe em mim, e eu existo no Universo. A luz existe em mim, e eu existo na luz. (Mikao Usui)
As origens do Reiki têm raízes em tradições orientais, que vão desde o Budismo até as artes marciais.
Atualmente, há muitas variações da prática original do Reiki, mas seus fundamentos encontram-se no Japão. No entanto, estamos falando de uma prática que trabalha a energia, que é universal, assim, é comum a muitos sistemas que também trabalham com a manipulação energética. Mas, o sistema de Reiki é único.
Atualmente, há muitas variações da prática original do Reiki, mas seus fundamentos encontram-se no Japão. No entanto, estamos falando de uma prática que trabalha a energia, que é universal, assim, é comum a muitos sistemas que também trabalham com a manipulação energética. Mas, o sistema de Reiki é único.
O seu fundador é Mikao Usui, nascido em 1865, no Japão, em uma época de muitos conflitos e mudanças no seu país. Com sentimentos de incerteza e de isolamento, a sociedade japonesa buscava algo em que se agarrar no âmbito espiritual, o que muito provavelmente, serviu de inspiração a Mikao Usui ao conceber o sistema de desenvolvimento espiritual acessível a todos os indivíduos, mas que não era uma religião. Assim, surgiu o Reiki.
Como o Reiki Chegou no Ocidente
O Reiki chegou no Ocidente pelo trabalho e determinação de Hawayo Takata, que tratou-se na clínica-escola de Chujiro Hayashi, discípulo e aluno de Usui, que foi nomeado seu sucessor de linhagem do Reiki. Takata também foi voluntária por meses na clínica de Hayashi, que depois, a ajudou a abrir a própria clínica, e a primeira fora do Japão, localizada no Havaí, em 1938.
E, assim, o Reiki foi espalhando-se pelo mundo, rapidamente, em uma jornada que se estendeu do Oriente para o Ocidente, evoluindo para atender as necessidades e diversidades de cada pessoa que o praticava.
Com o passar do tempo, descobriu-se que há algumas diferenças nos sistemas de Reiki, dependendo dos mestres, em relação aos métodos e símbolos que são utilizados. Mas, essas pequenas adaptações não interferem no trabalho de harmonização de energia, nem no resultado dele. O importante é que o Reiki segue sendo ensinado e praticado junto a um espírito de tolerância, amor e gratidão a Mikao Usui, pela prática fantástica e amorosa que trouxe ao mundo.
O Trabalho com o Reiki e a Cura
Um progresso muito importante vem sendo alcançado pela medicina tradicional, o que contribui enormemente para aumentar a qualidade de vida das pessoas, mas o corpo humano precisa ser compreendido como um todo. A cultura ocidental, em grande parte, falha na relação saúde e totalidade. Se somos mente, corpo e espírito, não é concebível achar que se tratarmos o corpo físico apenas, de forma dissociada, alcançaremos a cura completa. É necessário o trabalho de harmonização emocional e espiritual também.
Se a alma estiver doente, manifestará seu desequilíbrio na forma de sintomas físicos. Segundo alguns estudiosos do assunto, curar-se é religar-se à alma.
Aqui, não necessariamente, estamos falando da cura física, que pode não acontecer, mas, do entendimento espiritual, que traz paz e equilíbrio à pessoa, que passa a entender e aceitar suas questões e doenças.
Nesse aspecto ligado à cura, emerge sentimentos de amor e compaixão. O indivíduo fica mais próximo de si, dos outros e da natureza. Por meio do amor, vem a força da conexão com o divino, com o Universo, com o Todo, tornando-nos UM. Essa unicidade traz a compreensão das principais causas das doenças que nos afetam, dos sentimentos e pensamentos que alimentamos e que nos causam tantos sofrimentos. A cura só se dá com a mudança de padrão, de comportamento, trocando registros e crenças limitantes, olhando para o novo paradigma.
Nessa percepção, não pode haver espaço para culpas e julgamentos, apenas a constatação do fato, da situação e do aprendizado.
Atualmente, em todo o mundo, existe um número cada vez maior de médicos que indicam ou trabalham com a canalização da energia curativa, a fim de complementar o tratamento convencional usado com o paciente.
“Não se queira curar a parte sem tratar o todo. Não se queira curar o corpo sem tratar a alma… este é o erro dos nossos dias, os médicos separarem a alma do corpo”. (Platão)
A Energia e o Reiki
Já está comprovado pela ciência, e principalmente, pela Física e Mecânica Quântica, que o Universo é energia e tudo o que existe é feito de energia. Nesse sentido, a energia que compõe o corpo humano é a mesma que compõe uma planta ou uma montanha.
A energia recebe outros nomes segundo outras tradições orientais (Chi, Ki, Prana), mas o fato comum é que apresenta-se como a energia ativadora do Universo, sendo que não há vida sem ela.
Essa energia vibra em frequências diferentes, e é esse fato que determina a densidade do elemento, por exemplo, uma pedra é mais sólida e mais densa do que o corpo humano. Tudo isso dentro de uma realidade física, onde o mundo é movimento, com uma sucessão rápida e contínua de lampejos de energia.
Assim, como tudo no Universo é criado de uma única fonte – a energia vital, conclui-se que, tudo que existe, sejam coisas animadas ou inanimadas, estão interligadas. Há uma interconectividade entre os seres vivos e, também, com as coisas inanimadas, onde estamos interagindo uns com os outros e influenciando uns aos outros, como em um corpo único gigantesco.
A aplicação da técnica Reiki, envolve o trabalho com o corpo de energia, que não é visível, mas podemos sentí-lo. Essa energia penetra e percorre cada célula do corpo, cada órgão e sistema de nosso corpo físico, vibrando em uma frequência mais elevada que a dele. Cada corpo físico que existe é único, de cada pessoa, como uma impressão digital, que produz uma identificação pessoal.
Na aplicação do Reiki, há a harmonização e o equilíbrio, especialmente, dos sete chakras (centros de força e energia) principais, localizados entre a base da coluna vertebral e o alto da cabeça. O indivíduo que recebe a aplicação do reiki, adquire energia e luz, a fim de manter ou recuperar a saúde física, mental, emocional e espiritual. Com isso, propicia o equilíbrio, a restauração e o aperfeiçoamento de nossos corpos sutis.
Os Cinco Elementos do Reiki
O Reiki sofreu mudanças e adaptações ao longo do tempo. Foi adaptado por Hawayo Takata a fim de harmonizar-se com a cultura ocidental e alguns alunos introduziram ideias próprias. Porém, há cinco elementos que permanecem comuns ao Reiki em todas as partes do mundo, que são unificadores em meio à prática em si, mas também diferenciam o Reiki de outras formas de cura espiritual.
São eles:
- Os cinco princípios ou preceitos espirituais;
- Técnicas respiratórias;
- Imposição das mãos ou das palmas;
- Símbolos e mantras;
- Sintonizações.
É muito bom e proveitoso quando esses cinco elementos estão reunidos numa prática completa, mesmo que possam ser usados isoladamente. Cada elemento tem sua importância e uma lição a ensinar, com um direcionamento de aprendizado espiritual muito grande.
Os Cinco Princípios Espirituais do Reiki
Mikao Usui escreveu os preceitos, provavelmente, baseado em um texto do imperador Meiji, que são apenas diretrizes para se viver bem a vida. Na época em que o mestre Usui ensinava, dizia aos seus alunos que recitar diariamente esses princípios, ou vivenciá-los ao longo do dia, produziria extraordinários efeitos sobre a consciência deles.
Na verdade, Mikao Usui colocou esses princípios no centro do sistema, ou seja, são o coração do Reiki, de forma a serem um guia para a jornada espiritual dos praticantes.
As instruções deixadas por Usui sobre o modo de aplicar os princípios:
O segredo para atrair a felicidade através de muitas bençãos, o remédio espiritual para todos os males.
Os princípios são:
- Só por hoje, não te preocupes – não lamentar o passado e nem se preocupar com o futuro, mas viver intensamente o presente, confiando em Deus e tirando as lições de tudo o que nos acontece.
- Só por hoje, não sinta raiva – aprender a lidar com a energia da raiva, trabalhando o controle das emoções e a origem do sentimento de raiva, para depois desbloquear esse sentimento que impede a energia de fluir.
- Só por hoje, mostra gratidão pelas bênçãos que recebe – a conexão com a energia da gratidão atrai a abundância, e o fato de sermos gratos a Deus por tudo o que temos e somos, traz uma expansão de nossa consciência.
- Hoje e sempre, ganha tua vida honestamente – conquistar nossos objetivos sem que prejudiquemos ninguém, para que tenhamos uma vida harmoniosa.
Hoje e sempre, seja gentil e mostre gratidão por todos os seres vivos – a gentileza é o amor em ação; respeitar além de si, a natureza e os outro, essencialmente, de forma amorosa.
Dependendo da tradução, pode haver variações nas palavras de alguns princípios, mas, de um modo geral, referem-se a esses preceitos citados.
Os cinco princípios do Reiki têm como base a Lei do Retorno, ou seja, tudo aquilo que emanamos, pensamos e fazemos na vida, retornam a nós de uma forma ou de outra. Desse modo, ao adotarmos posturas de gentileza, gratidão, honestidade, amor, entre outros, estaremos recebendo bênçãos nessa mesma sintonia positiva.
O Reiki traz uma nova filosofia de vida, na verdade, que vai além de propiciar a cura e o bem-estar das pessoas. É uma prática que favorece o processo de autoconhecimento.
Para Mikao Usui, meditar sobre os preceitos, memorizá-los e recitá-los diariamente, traz felicidade, alívio para o sofrimento do corpo, da mente e do espírito. Onde o benefício principal é o aprimoramento do corpo e da mente.
Respiração
A respiração é fundamental para a existência humana, uma vez que o ar é a principal fonte de energia dos seres vivos. Porém, não temos consciência desse mecanismo. Na maioria das vezes, os indivíduos respiram de forma equivocada, sem utilizar todo o espaço interno dos pulmões, para enchê-lo de oxigênio.
A respiração pode ser afetada por alterações diversas, como de nosso estado de espírito, do sistema nervoso e outros, de maneira a sentirmos pressão no peito e respirarmos de forma superficial e mais rápida. Com isso, o organismo não absorve oxigênio suficiente e a tendência é respirarmos mais rapidamente ainda. O resultado desse esforço pode ser uma hiperventilação, causando tonturas, desmaios ou até ataques de pânico.
Assim, as técnicas respiratórias são de imenso valor para ajudar os indivíduos a melhorarem a circulação do Ki, aumentando a energia.
Existem vários exercícios e posturas que são dadas juntamente à aplicação do Reiki. Esse é um assunto para um outro texto.
Energização pelas Mãos
A energização através das mãos é uma forma antiga e natural de trazer reequilíbrio ao campo energético do indivíduo, sempre feita com cuidado, atenção, respeito e amor.
Usar as mãos sobre um local onde sente dor ou está machucado é comum entre os seres humanos, e lamber locais feridos ou com dor também é comum aos animais. Desde pequenos, acalmamos dores e ferimentos das crianças com um toque ou um beijo carinhoso, o que possivelmente, dissolve o trauma. Paralelamente, considerando a prática do Reiki, observamos que é uma técnica simples e amorosa de transmitir energia através das mãos.
A energia flui pelas mãos com rapidez e intensidade, desde a primeira sintonização, que é uma forma de potencialização espiritual – a iniciação. Passa de professor para aluno, ativando a capacidade de atrair mais energia, de acordo com a necessidade individual, capacitando-o a tornar-se um canal mais eficiente para a energia do Reiki.
Assim, a energia pode ser acessada instantaneamente, no exato momento em que o praticante tem a intenção de usá-la.
Utilização de Mantras
Os mantras são sons ou palavras usados em repetição, como uma forma de meditação. São muito utilizados nas religiões e práticas espirituais orientais.
Um dos mantras mais conhecidos é o Om mane padme hum, que é o principal mantra do Budismo Tibetano.
A Meditação Transcendental também faz uso de mantras, assim como, diversas outras práticas meditativas. Normalmente, os mantras são associados ao trabalho da respiração.
O Reiki possui os seus próprios mantras, que são os nomes dos símbolos ensinados a partir do segundo nível do sistema. E, segundo Mikao e outros estudiosos e praticantes do Reiki, não são apenas nomes. Em japonês são chamados Jumon, que significa “som que invoca uma vibração cósmica bem específica”, ou de Kotodama, que se traduz em “palavras imbuídas de espírito”.
A prática requer repetição, paciência e constância para chegar a sentir a vibração interior.
Sintonizações
Simplificando, sintonização é um modo de potencialização espiritual, passada do professor para o aluno, ativando no mesmo a capacidade de absorver mais energia de acordo com a necessidade individual. Também, capacitando-o para que seja um canal mais eficaz para a energia do Reiki.
Cada pessoa ou aluno tem uma experiência diferente, que deve ser levada em conta no processo, que é individual.
A sintonização é, também, uma forma simbólica e real de iniciar a pessoa em uma vida com o Reiki, como um renascimento espiritual.
Trata-se de uma experiência intensa e muito bonita, tanto para o professor, quanto para o aluno, onde cada professor pode adotar diferentes maneiras de conduzir a iniciação.
Benefícios do Reiki
Existem estudos, pesquisas e trabalhos práticos diversos, em todo o mundo, para comprovar os benefícios da aplicação do Reiki. Isso tanto para a saúde física, como mental, emocional e espiritual, ajudando no tratamento de diversas doenças e colaborando na melhora da qualidade de vida dos indivíduos.
É uma terapia sem contraindicações, podendo tratar bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. Também pode ser aplicada em animais e plantas (pode ser usada para purificar o ambiente, trazendo bem estar geral).
Então, vamos enumerar alguns:
- Limpa, reequilibra e redireciona o campo energético, alinhando os chacras e facilitando o fluxo de energia vital no corpo da pessoa.
- Reduz o estresse e a ansiedade, trazendo ao organismo conforto, relaxamento, tranquilidade e sensação de paz profunda.
- Melhora a circulação sanguínea e chega a acabar com hemorragias.
- Favorece a desintoxicação de órgãos como rins, fígado, bexiga, intestinos etc.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Restaura a energia vital.
- Renova as células do corpo.
- Melhora a qualidade do sono.
- Equilibra o sistema emocional.
- Propicia uma rápida recuperação de lesões em ossos, cartilagens, músculos e nervos.
- Colabora na cura de doenças como o câncer, assim como, reduz os efeitos colaterais dos tratamentos associados.
- Indicado para reduzir dores em geral, seja qual for a causa.
- Usado para purificar ambientes e remover as energias negativas e mais densas.
- Ajuda a acalmar bebês intranquilos e que tenham muita cólica, entre outros problemas.
- Pode ser um auxílio no tratamento de doenças em animais, minimizando os efeitos da patologia e das medicações utilizadas.
- Trabalha no tratamento de pessoas com vícios, seja álcool, drogas etc.
- Auxilia no tratamento de doenças crônicas como artrite, cistite, fadiga, rinite, sinusite, asma, bronquite, dor ciática, fibromialgia, depressão, síndrome do pânico, insônia etc.
E muitos outros benefícios.
O Reiki e As Terapias Tradicionais
É fato que a ciência tem progredido nas últimas décadas, principalmente, em relação ao conhecimento, funcionamento e tratamentos para doenças do corpo físico. Há um grande progresso quanto ao aumento da qualidade e expectativa de vida das pessoas. Porém, emerge uma enorme necessidade de repensar o homem como um todo.
A classe médica tradicional vem mostrando abertura para os tratamentos complementares, que envolvem as terapias energéticas vibracionais. No mundo todo existe cada vez mais profissionais da área médica procurando entender e aprender técnicas terapêuticas, como o Reiki, a fim de canalizarem a energia curativa para complementarem o tratamento convencional.
Buscar a sua real natureza é a maior aventura que você pode imaginar. Existe um lindo Universo dentro de você repleto de coisas maravilhosas. Uma prática de Reiki constante e consciente te coloca em contato com esse lindo Universo e assim você não terá que buscar mais nada fora. (Carlos Humberto Soares Junior – Mestre de Reiki)Se a mente estiver no caminho correcto e saudável, o corpo físico será fortalecido naturalmente. (Mikao Usui)