Pontos Riscados na Umbanda, o que são e sua importância é algo que vale a pena saber.
Aliás, a Umbanda tem muitas coisas que podem nos passar despercebidas, mas que tem extrema importância para o ritual tão maravilhoso voltado a caridade dessa religião divina.
E uma dessas coisas são os Pontos Riscados.
Mas o que seriam Pontos Riscados?
Da mesma forma, quais os seus significados, qual a sua representação?
A fim de esclarecer, abaixo colocarei resumidamente um pouco sobre o tema para todos os umbandistas.
Então, pensando na lógica do ser humano, do ser físico, poderemos colocar da seguinte forma:
Uma pessoa tem identificações no caminhar de sua vida, que compõem documentos que o representam, que indicam ser alguém.
Como exemplo, o nascimento de uma pessoa.
Logo teremos a sua primeira identificação documentada, que é a sua certidão de nascimento.
A partir daí teremos outras identificações como documento de identidade, carteira de estudante, carteira de motorista, certidão de casamento, CPF entre outras.
Assim, quando chegarmos em um local que não somos reconhecidos fisicamente, apresentamos nossa documentação para que possamos ser reconhecidos e não sermos confundidos com um outro alguém.
Bem, isso na Umbanda também acontece.
Portanto, dentro de uma Gira, na chegada de uma Entidade de Luz, estando incorporada em um médium, a Entidade faz com que ela seja reconhecida.
Contudo, para isso usa-se o Ponto Riscado que, a grosso modo, é a identificação da Entidade de Luz perante os demais médiuns e consulentes.
Aliás, dentre outros motivos, isso ocorre para ficar demonstrado que quem está ali é realmente uma Entidade de Luz e não um Espirito sem luz tentando enganar o consulente e o próprio médium.
Esses Pontos Riscados são constituídos de riscos e símbolos gráficos e as Entidades de Luz se servem deles para tal identificação.
Desse modo, eles normalmente são traçados ou riscados em tábuas ou no próprio chão.
Igualmente, essas ditas tábuas podem ser de madeira ou até mesmo em mármore, e são feitos com uma espécie de giz, que na Umbanda se dá o nome de Pemba.
Essas pembas podem ser de várias cores, e a Entidade pode usar a cor determinante a Linha que trabalha e ao Orixá que a rege.
Essas Entidades se utilizam de símbolos como: Sóis, Estrelas, Luas, Flechas, Arcos, Lanças, Triângulos, Folhas, Raios, Ondas, Cruzes entre outros.
Posto que, pode não parecer, mas os Pontos Riscados são instrumentos dos mais poderosos dentro da Umbanda.
Pois uma vez sem ele, não haveria segurança, uma vez que é com a Pemba que se tem o poder de fechar, trancar e abrir os Terreiros conforme seja a exigência determinada do trabalho que será praticado.
É também através do Ponto Riscado que uma determinada Entidade de Luz demonstra a sua graduação hierárquica. Pois também mostra toda a Falange de trabalhadores, que a suas ordens trabalham em prol da caridade e auxílio num trabalho que foi determinado ou pedido por alguém que necessita de uma ajuda espiritual.