A IMPORTÂNCIA DO BAILADO PARA O POVO CIGANO
A IMPORTÂNCIA DO BAILADO PARA O POVO CIGANO
A alegria sempre está presente na cultura cigana. Quando encarnados, os espíritos do Clã do Amor Fraterno, se reuniam em praças, em meio às cidades e encantavam com suas danças e oráculos. O bailado para os ciganos é muito mais do que apenas movimentar o corpo, é uma maneira de trabalhar as energias, espantar pensamentos negativos e encher o ambiente de energias positivas.
A dança faz bem tanto para o corpo, quanto para a alma. Esse é um ditado antigo que nossos antepassados sempre diziam e que traz uma grande verdade. Quando movimentamos o corpo, cuidamos de nossa saúde, evitando diversas doenças, aumentamos a resistência física, alongamos os músculos e tendões, melhoramos a postura, queimamos calorias, acontece a liberação da serotonina no organismo, melhoramos o humor e sono, combatemos o estresse, controlamos a ansiedade e conseguimos melhor a autoestima!
Como um povo que vêm de diversas partes do mundo e que está sempre em movimento, os ciganos não possuem apenas um estilo de dança específica. O bailado é uma mistura de vários ritmos e culturas diferentes ao redor do mundo. As energias são trabalhadas para que todos possam sentir a alegria cigana e se sintam melhores. As mulheres são as principais dançarinas dentro de um Clã. Eram elas que traziam o dinheiro quando iam para as praças, enquanto os homens vendiam os produtos e ficavam de guarda protegendo-as.
Em tudo o que fazem, os ciganos sempre colocam um significado. O movimento das mãos, a forma como balançam as saias, tudo é colocado sua essência. O bailado contém alguns dos elementos da natureza como a terra, quando dançam descalço. A energia da água é trabalhada quando há o movimento do quadril, que rege o ventre feminino. O elemento fogo está presente nas danças de influências árabes e espanholas, que possuem movimentos com força, mas com um toque de graça. E, por último, o ar que está presente nas danças que utilizam os véus, trazendo mistério, leveza e a limpeza da alma dentro do bailado.
O bailado cigano, é uma troca de energias, por isso, são utilizados diversos objetos que trazem mais beleza e significado.
Optchá!