O LIVRO DOS ESPÍRITOS COMENTADO
QUESTÃO 459
INFLUÊNCIA OCULTA

Os seres humanos ainda são ignorantes no que tange ao Espírito. Pode-se dizer que nada sabem, pois ignoram até o próprio corpo que usam como instrumento de evolução. A Doutrina Espírita é uma força da Luz, que tem a missão de influenciar a humanidade, em um grande empenho para que os povos possam modificar suas estruturas íntimas, desde o gesto mecânico até às batidas rítmicas do coração, desde a vida celular ao conjunto orgânico. Mudando-se o modo de viver e a posição mental, tudo em torno começará a mudar, e se o universo é harmonia, somente vivemos bem sintonizados com ele, porque Deus é harmonia.
Em cada passo que damos, estamos acompanhados por numerosos Espíritos que nos ajudam, observando o que fazemos ou atrapalhando nossas ideias. A escola é completa; não falta o de que precisamos, entrementes, se trabalharmos no campo interno, semeando o bem, o amor e a fraternidade, certamente que o mal em torno de nós desaparecerá, por não ser atraído pelos nossos pensamentos. Assim morrerão as paixões inferiores e, com elas, o orgulho e o egoísmo.
Convém anotar que nós vivemos sob a influência que pedimos pela oração, dos sentimentos, e Deus, sendo todo bondade e amor, nos concede o que buscamos, pois somente desta maneira nos educamos. As influências ocultas são mais intensas do que imaginamos, repetimos, e é sob essa influência que iluminamos nossos corações para sempre. Isso é o amor do Criador para toda a criação. Não estamos separados de nada no mundo; tudo se encontra interligado, desde o átomo até os mundos que circulam no infinito e, ainda mais, temos Deus palpitando dentro de tudo, com a Sua mensagem viva de amor. Se queremos sentir essa presença espiritual dentro do coração, passemos a amar também, como Jesus nos ensinou, que veremos raiar no mundo interno a alegria pura, provinda da fraternidade que nos atinge, através dos raios de luz do coração de Deus.
Autor: Miramez.
Psicografado por João Nunes Maia
Obra: Filosofia Espírita - Editora Espírita Fonte Viva.
"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." - Emmanuel.