TRATAMENTO ESPIRITUAL
É uma expressão corriqueira, que utilizada para abranger um conjunto de ações com intuíto de auxiliar o tratamento de doenças do corpo e do espírito praticados em centros espíritas, nas casas de umbanda, que utiliza uma comunicação com os espíritos, através do auxílio de médiuns da Casa.
Em que o tratamento tem uma duração diferenciada e relação a cada paciente de acordo com assunto, em que cada um é encaminhado para devido tratamento, podendo ser uma desobsessão, um passe, uma fluidoterapia, um tratamento espiritual a distância, apometria, entre outras...Apometria- nesse tratamento se emite pulsos magnéticos valendo-se do som e do ritmo, que se fazem acompanhar por comando verbal vigoroso e resoluto por parte de um operador, que é quem ministra a técnica ao longo de uma sessão. Conhecida como “a medicina da alma”, a apometria apresenta possibilidades de cura nos casos de depressão, por exemplo, em poucas sessões.
Cirurgia espiritual- São procedimentos que visam curar o espírito e, indiretamente, o corpo. As doenças seriam reflexos de alterações perispirituais, causadas por desequilíbrios morais. Ou seja, para curá-las, cura-se o perispírito. Para tanto, um médium encarna o espírito de um médico e assu...
Fluidoterapia- esse tratamento é utilizada a água, em que se acredita que a água pode servir como uma espécie de depósito de fluidos espirituais benéficos que são nela mantidos durante um bom período. Em alguns centros, os freqüentadores são orientados a trazer de casa garrafas com água e deixarem-nas em determinado local do centro para que ali receba, durante a sessão, os fluidos benéficos transmitidos pelos espíritos, podendo eles levá-las de volta para casa ao final daquela e beber da água em pequenas doses, obtendo, assim, o benefício contido na água fluidificada. Em outros centros, a água fluidificada é servida em copinhos aos freqüentadores, que a ingerem no próprio local.
Desobsessão- A desobsessão é um tratamento, segundo a Doutrina Espírita, de pessoas que estejam sofrendo de prejudicial interferência por Espíritos, encarnados ou desencarnados. Espíritos como nós que acabaram praticando o mal, mas como todos possuem capacidade de recuperação. A desobsessão trata a vítima e o obsessor. Na concepção espírita, portanto, o tratamento engloba o tratamento das duas partes envolvidas no processo: o obsediado e o obsessor. A desobsessão não se objetiva o "afastamento" puro e simples do obsessor pois se crê que isso nenhum efeito duradouro possua, sendo necessário conscientizar (esclarecer) tanto o encarnado como o desencarnado. Portanto, não é uma "guerra" entre os dois.