quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Deusa Bastet: conheça tudo sobre a história da deusa egípcia dos gatos!

 

Deusa Bastet: conheça tudo sobre a história da deusa egípcia dos gatos!

Conheça mais sobre o deusa Bastet!

deusa bastet

A deusa Bastet é muito conhecida pela sua familiaridade com os gatos. Ela é uma divindade da mitologia egípcia muito associada com os eventos solares, mas também foi venerada como deusa lunar, após a influência dos gregos na cultura egípcia. Ela é considerada uma das deusas mais antigas do Egito e sempre foi retratada como uma mulher magra e esbelta, tendo a cabeça de um gato doméstico.

É reconhecida por ser protetora do lar, da fertilidade, do feminino e também dos gatos. Acredita-se que essa divindade é responsável por afastar de crianças e mulheres os maus espíritos, podendo ainda curá-las de todas as doenças. Aprenda mais sobre a origem, a história e mitos sobre a deusa Bastet lendo o artigo a seguir.Para os povos antigos a forma de compreender a realidade era através da religião, assim os deuses existiam para favorecer a vida dos indivíduos do Egito. A deusa Bastet era muito adorada, sendo considerada a deusa do fogo, dos gatos e das mulheres grávidas. Há um mito onde ela chega a ser considerada como a personificação da deusa Ísis.


Era conhecida como uma deusa de personalidade forte, mas que também possuía um lado dócil e gentil quando se tratava de proteger o lar. Aprenda a seguir, tudo sobre a deusa Bastet.

Origem

Os cultos para a deusa Bastet surgiram por volta de 3500 a.C., inicialmente ela era representada como uma gata selvagem ou como uma leoa, mas foi por volta dos anos 1000 a.C. que ela começou a ser retratada como um felino doméstico.

Características visuais

Sua estética era então, a de uma mulher lindíssima com a cabeça de um gato, nas suas representações muitas vezes ela está segurando um sistro, um tipo de chocalho utilizado como instrumento musical. Por isso, era considerada a deusa da música e da dança.

Em outras representações, na sua orelha há um grande brinco, no seu pescoço um belo colar e às vezes pode aparecer com um cesto, onde carregava suas crias. Além disso, ela pode ser encontrada carregando um Ankh, uma cruz da vida dos egípcios.

História

Na mitologia do Egito Antigo, a deusa Bastet era uma das divindades que possuía o Olho de Rá, isso porque ela era filha do deus do sol, Rá. Era filha também da deusa Distante, uma divindade que abandonou o deus Rá e voltou para transformar o mundo. Bastet nasceu na cidade de Bubástis (região oriental do delta do Nilo).

Ela não gostava de ser associada ao seu pai, pois sua relação com ele não era boa. O deus Rá considerava sua filha muito atrevida e desobediente, já que ela não cumpria suas ordens.

Rá a reprovava de muitas maneiras, odiou quando ela passou a ser a deusa da Lua e a odiou ainda mais quando ela se casou com o deus Anúbis e foi morar com ele no submundo, já que Anúbis é o responsável por guiar as almas dos mortos até o submundo.

Com Anúbis ela teve dois filhos, Mihos e Nefertem. Ela lutava bravamente ao lado do seu marido, era uma guerreira de uma beleza invejável e extremamente atraente, chamando a atenção de todos os mortais e deuses egípcios.

Devido ao seu parentesco com esses deuses importantes, ela era considerada como uma divindade solar, podendo exercer muitos poderes sobre os eclipses solares. Após os gregos invadirem o Egito e introduzirem sua cultura na sociedade, a deusa Bastet começou a ser relacionada à deusa Ártemis, e foi assim que ela deixou de ser uma divindade do Sol e passou a ser a deusa da Lua.

Durante a 2ª Dinastia do Egito (2890 a.C. a 2670 a.C.) Bastet era extremamente reverenciada por mulheres e homens, sendo considerada tanto como uma guerreira selvagem quanto uma ajudante dos afazeres da vida doméstica.

O que a Deusa Bastet representa?

Quando a deusa Bastet era representada como uma leoa, era tida mais como guerreira selvagem, tendo uma ferocidade única. Após o início das suas representações como gato, que é um felino carinhoso e gracioso, ela começou a ser reconhecida como uma divindade afetuosa e protetora da vida doméstica. Bastet é considerada a deusa da música, da dança, da reprodução, da fertilidade e a deusa do lar.

Relação entre Bastet e os gatos

No Egito Antigo, eles acreditavam que todos os gatos seriam a reencarnação da deusa Bastet, assim eles passaram a venerá-los e a tratá-los como deuses. Qualquer pessoa que tratasse mal ou ferisse um gato estaria cometendo um pecado imperdoável, além de estar profanando a deusa Bastet.

Como possuía poderes solares, ela cobria o Egito com escuridão, usando a lua para cobrir o sol, punindo aqueles que fizeram mal aos gatos. Os gatos também eram mumificados após a morte e eram enterrados em locais feitos exclusivamente para eles.

Na cidade de Bubástis haviam inúmeros templos que cultuavam a deusa Bastet e os seus fiéis iam até lá para prestar sua devoção e enterrar seus gatos mortos. O nome da cidade foi dado em homenagem à deusa já que ela nasceu lá.