Isese - Religião Tradicional Yorubá
Jogo de Opele-Ifá (Um dos métodos de Opon-Ifá usada pelos seguidores do Isese) |
A Religião Tradicional Yorùbá (pronúncia em português = Iorubá), chamada de Isese (Ixêxê) ou Isese Lagbá, compreende as crenças originais e práticas religiosas do povo Yorubá. Sua terra natal é no sudoeste da Nigéria e nas partes adjacentes do Benin e Togo, uma região que veio a ser conhecida como Yorubaland. Durante o tráfico de escravos do atlântico foi exportada para as Américas, onde influenciou ou deu origem a formas de vida prósperas, como Santeria, Voodoo, Pallou e Candomblé. Crenças religiosas yorubas são parte de Itan, o total complexo de canções, histórias, mitos e outros conceitos culturais que compõem a sociedade Yorùbá.
Entende-se por religião yoruba a religião do povo Yoruba que tem uma forte relação entre os mundos sobrenatural o Orun e o natural o Aye a terra, que se complementam entre si. É uma religião onde o Ser Supremo é Olodumare também chamado de Olorun.
"A cidade de Ile-Ifé é considerada pelos yorùbá o lugar de origem do seus primeiras grupos. lfé é o berço de toda religião tradicional yorùbá (a religião dos Òrìṣà) é um lugar sagrado, onde as divindades ali chegaram, criaram e povoaram o mundo e depois ensinaram aos mortais como os cultuarem, nos primórdios da civilização. Ile-Ifé é o “Berço da Terra”." (Barretti Fº, (2003) 2012)
A semana religiosa yoruba é de quatro dias, cada dia correspondia a um elemento da natureza, chamada ossé, é dedicado a uma divindade (Ojô Osé Ifá, Ojô Osé Ogun, Ojô Osé Jakuta, Ojô Osé Obatalá).
Os Elementos: Ar, Terra, Fogo e Água.
Cada dia tem 4 Odus, num total de 16 Odus principais, que desdobrando-se entre si, perfazem o total de 256 odus.
A tradição religiosa africana no Brasil conta com diversas raízes. Uma delas é o Candomblé Ketu Yoruba ou Nagô Ketu. Esta Nação tem Chefe da Casa Real ao Orixá Oxóssi, que é o apócope de "Oxoto kan soso", o Caçador de uma flecha só. Todas as pessoas consagradas nesta Nação tem sua cabeça pintada com waji (azul) que é a cor Real de Ketu.
Iniciação na Religião dos Orisás em África |
Religião Tradicional Yorubá.
É uma das religiões africana, nascida na Nigéria há aproximadamente 12.000 anos. Essa religião cultua única e exclusivamente os Orixás. Seu panteão de orixás é maior do que o panteão do Candomblé. Essa religião cultua mais ou menos 4.000 Orixás. Os principais orixás são os mesmos do Candomblé, mas alguns com nomes diferentes. Obs.: Em África não é chamada de religião, para eles é uma filosofia de vida. Todos podem se iniciar independente da religião, católicos, protestantes, muçulmanos, islâmicos, ateus e etc... Desde que esteja em seu destino.
- Alguns de seus orixás
Exu, Ogun, Oxóssi, Ibeji, Egbé (orixá da sociedade, das comunidades espirituais), Ajagunmale (orixá comunicador, atua junto com Exu), Ossaiyn, Nanã Buruku (também com o nome Omolu, por ser a filha de Deus), Ajê Saluga, Oxalá, Iemanjá, Obaluwaye, Xangô, Oxun, Oyá-Iyansan, Orunmilá-Ifá, Logun-Edé, Oxumarê e etc.
- Diferenças desse culto para o candomblé
- Nomes:
Nanã atua com o nome de Omolu. E é a única divindade Fón à adentrar o culto.
- Vestimentas dos orixás
Obaluwayê não usa as palhas o tempo todo, somente em momentos específicos, Ossaiyn as usa.
- Saudações aos orixás
A saudação Kábiyesì (no candomblé usa somente para Xangô) pode ser usada para todos os orixás Oyá é saudada como Eparipá Odò Oya O! e Epa Heiy! (diferente do candomblé, que usa somente epa heiy!)
- Iniciação
No candomblé, a pessoa inicia somente para seu orixá de cabeça, mas no Culto de Ifá não, a pessoa pode iniciar para qualquer orixá, e faz mais de uma iniciação, mas a primeira é de Orunmilá e depois a pessoa inicia para todos os orixás possíveis até seu falecimento.
- A hierarquia dentro de um terreiro
No candomblé, há uma hierarquia, que vai do babálorixá ou iyálorixá até o abian, que é a pessoa que ainda não iniciou No culto não, todos têm a mesma hierarquia. e todos podem fazer diferentes funções.
Jojo de Opon-Ifá |
O culto à Ifá
O Culto de Ifá é oriundo das Religiões Tradicionais Yorubás, ligado ao Orixá Orunmilá da religião yoruba. Com a ida destas culturas para Brasil e Caribe, nos períodos do tráfico negreiro, alguns sacerdotes (chamados babalawo (yoruba) e Bokono (ewe/fon).) foram levados para estes países, estando ligados às religiões Candomblé (Brasil) e Santeria através da Regla de Ocha (Cuba).
O culto de Ifá é um sistema divinatório, empregado na África e nos países para onde foi disseminado para decisões de cunho religioso ou social. Utiliza três técnicas diferentes (Opelê, Ikins e Merindilogun), que têm em comum os Odu-Ifá, os signos.
Esse culto foi trazido ao Brasil há aproximadamente 22 anos pelo babalorixá King (Sikiru Salami), sacerdote do Oduduwa Templo dos Orixás localizado em Mongaguá - SP, que traz anualmente da África o babalawo Awodiran Sowunmi e mais 20 sacerdotes e sacerdotisas de Abeokuta, na Nigéria.
O Culto de Ifá tem um rígido e complexo sistema de conduta moral relativo a seus adeptos, expresso no Odu Ikafun, onde surgem os dezesseis mandamentos de Ifá.
Os primeiros a escreverem sobre Ifá no Brasil, obras publicadas em português foram sacerdotes Umbandistas. W. W. da Matta e Silva, conhecido como Mestre Yapacani já descrevia em 1956 um dos inúmeros sistemas de Ifá em suas obras. Seus discípulos, Francisco Ribas Neto (Mestre Arapiaga) e Ivan H. Costa (Mestre Itaoman) escreveram, nos anos 90, obras descritivas sobre o oráculo.