terça-feira, 8 de novembro de 2022

Ayurveda é um termo sânscrito, composto pelas palavras " ayus " e " veda ". "Ayus" significa vida e "Veda" significa conhecimento ou ciência.

 

 Ayurveda é um termo sânscrito, composto pelas palavras " ayus " e " veda ". "Ayus" significa vida e "Veda" significa conhecimento ou ciência.


Ayurveda é um termo sânscrito, composto pelas palavras " ayus " e " veda ".  "Ayus" significa vida e "Veda" significa conhecimento ou ciência. O termo "ayurveda" significa assim ' o conhecimento da vida ' ou ' a ciência da vida '. De acordo com o antigo estudioso ayurvédico Charaka, "ayu" compreende a mente, o corpo, os sentidos e a alma. Ayurveda pode ser definida como um sistema, que usa os princípios inerentes da natureza, para ajudar a manter a saúde em uma pessoa, mantendo o corpo, mente e espírito do indivíduo em perfeito equilíbrio com a natureza.

Descrição

Amplamente considerado como a forma de saúde mais antiga do mundo, o Ayurveda é um intrincado sistema médico que se originou na Índia há milhares de anos. Os fundamentos do Ayurveda podem ser encontrados nas escrituras hindus chamadas Vedas – os antigos livros indianos de sabedoria.  Rigveda contém uma série de prescrições que podem ajudar os humanos a superar várias doenças.

O objetivo deste sistema é prevenir doenças, curar os doentes e preservar a vida. Isso pode ser resumido da seguinte forma:

  • Swasthyas swasthya rakshanam - para proteger a saúde e prolongar a vida
  • Aturasya vikar prashamanamcha - para eliminar doenças e disfunções do corpo

E ambos visam a promoção da saúde em três níveis:

  • Mentalmente
  • Fisicamente
  • Espiritualmente

Remédios ayurvédicos especializados, como panchakarma, marma chikitsa, dhara ou seguir uma dieta ayurvédica, basicamente se esforçam para restaurar a harmonia dos tridoshas. O propósito de todos os remédios ayurvédicos e fitoterápicos é manter os doshas ou humores em equilíbrio, já que um desequilíbrio indica uma condição de doença. Samsodhana (processo de limpeza), samsamana (medidas paliativas) e nidanaparivarjana (tratamento das causas) são os três estágios principais pelos quais os remédios ayurvédicos geralmente progridem.

Dessas três fases corretivas, o samsodhana é considerado um processo proeminente e, de acordo com o ayurveda, deve ser administrado com total cuidado. Panchakarma é sinônimo desse processo. Na verdade, panchakarma é um grupo de cinco remédios ayurvédicos, os quais não são praticados em todas as doenças.

Princípios Básicos do Ayurveda

Ayurveda baseia-se na premissa de que o universo é composto de cinco elementos: ar, fogo, água, terra e éter. Esses elementos são representados nos humanos por três "doshas", ou energias: Vata, Pitta e Kapha. Quando qualquer um dos doshas se acumula no corpo além do limite desejável, o corpo perde o equilíbrio. Cada indivíduo tem um equilíbrio distinto, e nossa saúde e bem-estar dependem do equilíbrio correto dos três doshas ("tridoshas"). Ayurveda sugere estilo de vida específico e orientações nutricionais para ajudar os indivíduos a reduzir o excesso de dosha.

Uma pessoa saudável, conforme definido no Sushrut Samhita , um dos principais trabalhos da Ayurveda, é

"aquele cujos doshas estão em equilíbrio, o apetite é bom, todos os tecidos do corpo e todos os impulsos naturais estão funcionando corretamente, e cuja mente, corpo e espírito estão alegres..."

  1. Concentra-se em estabelecer e manter o equilíbrio das energias vitais dentro de nós, em vez de se concentrar nos sintomas individuais.
  2. Ele reconhece as diferenças constitucionais únicas de todos os indivíduos e, portanto, recomenda diferentes regimes para diferentes tipos de pessoas.  Embora duas pessoas possam parecer ter os mesmos sintomas externos, suas constituições energéticas podem ser muito diferentes e, portanto, exigem remédios muito diferentes.
  3. Ayurveda é um sistema médico completo que reconhece que, em última análise, toda inteligência e sabedoria flui de uma fonte Absoluta ( Paramatman ). A saúde se manifesta pela graça do Absoluto agindo através das leis da Natureza ( Prakriti ). O Ayurveda auxilia a Natureza promovendo a harmonia entre o indivíduo e a Natureza, vivendo uma vida de equilíbrio de acordo com suas leis.
  4. Ayurveda descreve três energias universais fundamentais que regulam todos os processos naturais nos níveis macrocósmico e microcósmico. Ou seja, as mesmas energias que produzem efeitos nas várias galáxias e sistemas estelares estão operando no nível da fisiologia humana — em sua própria fisiologia. Essas três energias universais são conhecidas como Tridosha.
  5. Finalmente, os antigos médicos ayurvédicos perceberam a necessidade de preservar a aliança da mente e do corpo e ofereceram à humanidade ferramentas para lembrar e nutrir os aspectos mais sutis de nossa humanidade. Ayurveda procura curar a fragmentação e desordem do complexo mente-corpo e restaurar a integridade e a harmonia a todas as pessoas.

Oito Ramos do Ayurveda

Classicamente, a Medicina Ayurvédica foi conceituada e praticada como oito principais subespecialidades clínicas da medicina, além de inúmeras especialidades adjuntas. As oito principais subespecialidades continuam a ser ensinadas hoje e incluem:

  1. Kayachikitsa (Medicina Interna)
  2. Shalya Tantra (Cirurgia Geral)
  3. Shalakya (Otorrinolaringologia)
  4. Kaumarabhrtya (Pediatria e Obstetrícia/Ginecologia)
  5. Bhutavidya (Psiquiatria)
  6. Agada Tantra (Toxicologia)
  7. Rasayana Tantra (Nutrição, Desintoxicação e Rejuvenescimento)
  8. Vajikarana (Fertilidade e Virilidade)

Para cada doença, há informações sobre: ​​definição, etiologia, pródromo, sintomas clínicos, fisiopatologia, prognóstico, princípios de tratamento, medicamentos, dieta, recomendações de estilo de vida e até etimologia. Essa abordagem é surpreendentemente semelhante à da medicina moderna e ainda mais abrangente.

Tridosha

o Conceito de Bioenergias

Os Tridosha (três bioenergias) encontrados em nosso corpo são:

  • Vata pertence aos elementos ar e éter. Essa energia é geralmente vista como a força que dirige os impulsos nervosos, a circulação, a respiração e a eliminação.
  • Kapha pertence aos elementos água e terra. Kapha é responsável pelo crescimento e proteção. O revestimento mucoso do estômago e o líquido cefalorraquidiano que protege o cérebro e a coluna vertebral são exemplos de kapha.
  • Pitta pertence aos elementos fogo e água. Este dosha governa o metabolismo, por exemplo, a transformação de alimentos em nutrientes. Pitta também é responsável pelo metabolismo nos sistemas de órgãos e tecidos.

Todos os médicos ayurvédicos acreditam que essas idéias antigas, baseadas no conhecimento espiritual descoberto pelos Rishis e Munis, existem em harmonia com a realidade física. Esses conceitos ayurvédicos permitem que os médicos examinem a homeostase de todo o sistema. As pessoas podem ser de um dosha ou constituição predominante, mas todos os doshas têm os elementos básicos dentro deles.

Panchakarma

Ayurveda reconhece que todas as coisas vivas e não vivas são compostas de panchamahabhut ou cinco elementos básicos de toda a criação. Um ramo da filosofia indiana - Sankhya, afirma que existem 24 elementos ao todo, dos quais cinco são a base do mundo grosseiro: terra, água, fogo, ar e éter. De acordo com o ayurveda, esses cinco elementos em diferentes combinações constituem os três tipos de corpo/doshas – vata (ar e éter), pitta (fogo) e kapha (terra e água). Essas duas teorias são os fatores orientadores do ayurveda como ciência terapêutica.

Ayurveda aconselha passar por panchakarma nas mudanças sazonais para manter o metabolismo forte e evitar que as toxinas se acumulem no corpo e na mente. O processo encontra o caminho para a causa raiz do problema e corrige o equilíbrio essencial da mente, corpo e emoções. Considera-se extremamente eficaz passar pelo processo de panchakarma antes de qualquer tratamento de rejuvenescimento (rasayana/medicina à base de plantas), pois limpa o corpo, melhora a digestão, os processos metabólicos do corpo e limpa o processo de pensamento também.
Basicamente, o panchakarma destina-se a tornar um indivíduo mais receptivo ao processo curativo do ayurveda, removendo os resíduos acumulados no corpo e na mente.

a terapia de purificação quíntupla

Se as toxinas no corpo são abundantes, recomenda-se um processo de limpeza conhecido como panchakarma para purgar essas toxinas indesejadas. Esta terapia de purificação quíntupla é uma forma clássica de tratamento em ayurveda. Esses procedimentos especializados consistem no seguinte:

  • Vaman (vômito terapêutico ou vômito)
  • Virechan (Purgação)
  • Basti (Enema)
  • Nasya (Eliminação de toxinas pelo nariz)
  • Rakta moksha (sangramento ou desintoxicação do sangue)

Vamana (Emesis)

É um processo de vômito terapêutico (induzido), que ajuda a eliminar as substâncias tóxicas ou residuais do estômago e da cavidade torácica. Doenças Kapha dominantes como doenças de pele graves (psoríase, urticária); asma brônquica, transtornos mentais etc. são selecionados para este procedimento de tratamento. Este processo não é sugerido para gestantes. Normalmente, oito episódios de vômito são seguidos. O vômito é interrompido quando a coloração amarela é vista. Então, dhoomapana – inalação de gases medicamentosos – é feito através de um processo especial. Finalmente, certas regras devem ser seguidas chamadas paschatkarma que basicamente implica uma dieta rigorosa.

Todo o tratamento leva 15 dias e requer boa atenção e assistência especializada.

Virechana (purgação)

Isso elimina as matérias tóxicas ou residuais do intestino. Também cura doenças pitta ou dominadas por pitta. Poorvakarma ou processo inicial de limpeza como vamana é sugerido aqui. Cerca de 20 expurgos podem ser vistos neste processo, dependendo da saúde do paciente.
Uma forma suave de virechana sem o poorvakarma é parte integrante da terapia ayurvédica. Também é usado para prevenção de doenças.

Basti (Enema)

O processo de vasti ou enema terapêutico é utilizado para eliminar toxinas do cólon e fortalecer os tecidos. Dois tipos de vastis são seguidos no ayurveda. Snehavasti é o vasti onde os óleos medicinais são usados. Isso não é recomendado em pacientes que sofrem de diabetes, anemia, diarréia e obesidade. Poorvakarma é necessário aqui.
Topo

Para kashaya vasti, mel, sal-gema, sneham (óleos), pasta de medicamentos são necessários e misturados um a um na ordem acima. Esta mistura é tomada com o estômago vazio. Após o procedimento, o paciente pode tomar banho.

Doenças como hemiplegia e doenças devido a vata são tratadas por esse processo. Os medicamentos são selecionados de acordo com a doença e o estágio.

Nasya (Aplicação nasal de medicamentos fitoterápicos)

Nasya é a instilação de medicamento pelo nariz. É um procedimento importante da ayurveda para o tratamento de sirorogas ou doenças que afetam a área da cabeça. Nasya ajuda a limpar a cabeça e os seios da face. O processo é contra-indicado em várias doenças psicológicas, asma e tosse.
Aqui, o paciente deve inalar óleo levemente aquecido. O óleo aquecido é massageado no pescoço, ombro, palma, rosto e sola do paciente antes e depois do processo de nasya. Diferentes tempos são indicados para diferentes tipos de dosha. O período da manhã é prescrito para doenças kapha, o meio-dia em doenças pitta e a noite em doenças vata.

Raktamoksha (derrame de sangue)

Susruta deu ênfase ao Raktamoksha (derramamento de sangue) como um dos panchakarma, tomando dois dos vastis como um único karma (aqui, procedimento). O processo de deixar sair o sangue viciado é denominado raktamoksha. Neste procedimento, impurezas localizadas ou venenos do sangue são removidos através de vários métodos. Muitas vezes a sanguessuga é usada para sugar o sangue impuro da área afetada. A sangria também é feita para eliminar toxinas da corrente sanguínea, causando vários distúrbios crônicos da pele, como urticária, eczema, sarna e leucoderma, etc. O método também foi efetivamente usado para curar o fígado e o baço aumentados.

Existem passos a serem seguidos antes de fazer o panchakarma chamado poorvakarma. Um é snehana ou oleation onde os óleos medicinais são aplicados interna e externamente. Outro processo chamado swedana ou sudação é classificado em quatro tipos para induzir a transpiração. O propósito do poorvakarma é liquefazer e guiar os doshas provocados para o mainstream para facilitar a sodhana ou limpeza.

Gostos Ayurvédicos

Ayurveda sustenta que os sabores dos alimentos ou ervas têm efeitos fisiológicos específicos. Aqueles sabores que se transformam após a digestão ( Vipaka ) são mais poderosos.

  • Madhura — Doce; alimentos doces nutrem, refrescam, umedecem, oleiam e aumentam o peso
  • Amla - Azedo; alimentos azedos aquecem, óleo e aumentam o peso
  • Lavan - Salgado; alimentos salgados aquecem, dissolvem, estimulam, suavizam, lubrificam e aumentam o peso
  • Katu - pungente; alimentos pungentes aquecem, secam, estimulam e diminuem o peso
  • Tikta - amargo; alimentos amargos esfriam, secam, purificam e diminuem o peso
  • Kasaya - Adstringente; alimentos adstringentes frescos, secos, reduzem a viscosidade.

Dieta

Seguir uma dieta ayurvédica rigorosa também faz parte do método de tratamento ayurvédico. Ayurveda enfatiza que a dieta que tomamos tem uma forte influência em nossa mente e corpo. De acordo com o ayurveda, a mente tem três estados possíveis (tri-gunas) que estão relacionados aos três estados de nossa constituição física ou aos tipos de três dosha. Sattva, ou equilíbrio pacífico, rajas, ou atividade excessiva e tamas, ou inércia — as três tendências ou gunas da mente influenciam os desequilíbrios nos três doshas. Ajustes dietéticos específicos servem para manter o equilíbrio de doshas específicos e, assim, proporcionar uma saúde perfeita. Dieta adequada pode ser usada para remover ou neutralizar toxinas no corpo, também.

Ayurveda sugere comer comida até que o apetite esteja satisfeito. Quando doente, deve-se comer apenas alimentos leves e depois alimentos normais em pequenas quantidades, até que metade do apetite seja satisfeito. Uma regra importante no ayurveda é nunca combinar alimentos contraditórios em termos de suas qualidades. Algumas das regras comumente seguidas sobre hábitos alimentares de acordo com o ayurveda são as seguintes:

• Manter alimentos ricos em proteínas ou gorduras em refeições separadas de alimentos mais leves, como amidos e vegetais.

• Não misturar leite com iogurte.

• Não comer alimentos cozidos e alimentos crus na mesma refeição, pois requerem diferentes tipos de digestão.

• Evitar beber leite enquanto come rabanetes, tomates, carnes, peixes, ovos, frutas cítricas.

• Comer frutas frescas separadamente de outras refeições (exceto frutas cozidas).

• Alguns vegetais e grãos específicos são proibidos em alguns dias específicos do mês. A dieta deve ser compatível com a mudança das estações.

Ioga

A prática de yoga é um método integral no ayurveda, que é aplicado para manter o corpo e a mente saudáveis ​​e relaxados. É recomendado para a cura, bem como para a prevenção de várias doenças. Diferentes yogasanas são prescritos para diferentes doenças baseadas em dosha. Os regimes de estilo de vida mencionados no yoga são essenciais para o tratamento ayurvédico. A meditação é frequentemente recomendada para manter o equilíbrio ou a paz no processo de pensamento. A meditação remove quaisquer distúrbios no equilíbrio dos três estados mentais de sattva, rajas e tamas.

Marma Chikitsa

Marma Chikitsa é um aspecto significativo do tratamento ayurvédico. Marmas são pontos específicos do corpo onde a aplicação de pressão ou inserção de agulhas (bhedana) induz o fluxo de energia vital (prana) ao longo de um complexo sistema de canais sutis chamados (nadis). Baseando-se no conhecimento enumerado no Dhanur Veda (negociações em arte marcial), o ayurveda reconhece cerca de 350 pontos de marma terapêuticos e mais de 100 pontos de marma letais em nosso corpo. A lesão de alguns desses pontos letais de marma pode levar à morte instantânea. A massagem é amplamente aplicada no tratamento de marmas.

Dhara (Óleo)

O óleo é um ingrediente integral no tratamento ayurvédico. Óleo de gergelim e ghee (óleo de manteiga) é comumente usado. O óleo pode ser administrado internamente como gotas nasais (nasya) ou pode ser usado para gorgolejar na boca. A lubrificação externa é em forma de massagem. Óleos específicos são usados ​​para indivíduos com tipos específicos de dosha de vata, pitta e kapha.

Kaya Kalpa

Kaya kalpa significa literalmente renovação do corpo. Este é um método único de tratar tanto o corpo grosseiro quanto o sutil para prolongar a juventude e o vigor nos jovens e reviver a vitalidade nos idosos. O método de tratamento de kaya kalpa é considerado a culminação do conhecimento ayurvédico como uma ciência médica completa. Os dois ramos significativos do ayurveda - kayachikitsa e rasayana lidam com esse método.