Caboclo Guaracy o grande guerreiro de Oxossí, chefe de sua tribo atua como um grande sábio e doutrinador, tinha entre suas habilidades o manuseio das ervas e dos pontos cardiais nas andanças de seus guerreiros pelas matas, conhecia como poucos a arte da dança e dos costumes, criando doutrinas em sua tribo adotadas por seus herdeiros de tempos em tempos, conhecia os animais e sabia como trata-los com um verdadeiro índio, possuía uma única esposa que dera-lhe um filho que posteriormente salvaria sua vida em um descuido ao cair de uma grande rocha, sua história é cheia de aventuras e a sabedoria é muita, então aqueles que tem como mentores este grande Caboclo devem ter muito orgulho de serem pessoas ligadas a família e são chefes natos em toda sociedade possuindo muita força de vontade.
Como são espíritos da mata propriamente dita, todos recebem forte influência de Oxossi, no sentido apenas do conhecimento químico das ervas, independente do Orixá que trabalhe.
As entidades são nossos guias espirituais, são elas que orientam, aconselham, nos trazem uma palavra amiga, quando mais necessitamos. São nossos mentores, são espíritos que já viveram na terra a milhares de anos, e que por algum motivo especial voltam através da incorporação para uma evolução.
Quanto à descrição do Caboclo GUARACY é uma coisa muito particular, de médium para médium, é coisa que não se aprende, pois se fosse assim não seria a entidade manifestando-se, não adianta falar, pois cada médium sente a vibração de forma diferente.
Enfim, o importante é procurar trabalhar e deixar que as entidades atuem da forma que elas acharem conveniente porque com certeza elas nos conhecem melhor do que nós próprios pensamos que nos conhecemos.