segunda-feira, 4 de outubro de 2021

A origem da Umbanda (parte 9) OS GUIAS ESPIRITUAIS MILITANTES NO MOVIMENTO UMBANDISTA O DOMÍNIO MÍSTICO – O PRINCÍPIO DEVOCIONAL

 A origem da Umbanda (parte 9)
OS GUIAS ESPIRITUAIS MILITANTES NO
MOVIMENTO UMBANDISTA
O DOMÍNIO MÍSTICO – O PRINCÍPIO DEVOCIONAL


Pode ser uma imagem em preto e branco de uma ou mais pessoas e área internaDomínio: “Capacidade de dominar. Poder de controlar”.
1º) Crianças – O princípio da pureza e Inocência: que nega o vício, o egoísmo e a ambição.
2º) Caboclos da Mata – O princípio da simplicidade e da Esperança: que é o oposto da vaidade, do luxo e da ostentação.
3º) Pretos-Velhos – O princípio da sabedoria e da humildade: que encerra os princípios do
sacrifício, da paciência, ou seja, a negação do poder temporal.
Essas três formas de apresentação, Crianças, Caboclos da Mata e Pretos-Velhos,
correspondem a arquétipos do inconsciente coletivo nos trazendo as virtudes a serem
conquistadas. Assim:
• As Crianças representam o inicio de todo o ciclo, a pureza e a inocência.
• Os Caboclos da Mata representam o meio, a forma adulta, nos honrando com a
simplicidade e a esperança.
• Os Pretos-Velhos representam o final, a fase senil, identificando-se com a sabedoria e a
humildade.
Para adentrarmos na Espiritualidade Superior, necessitaremos vivenciar em nossos íntimos o Poder Místico, que é a porta da nossa evolução maior.
Agora, se não vivenciarmos o Domínio Evolucional, as experiências humanas em nossas vidas, não conseguiremos galgar a evolução necessária, a fim de nos libertarmos das amarras da matéria.

O DOMÍNIO EVOLUCIONAL – O PRINCÍPIO DA EVOLUÇÃO HUMANA

1º) Baianos (arquétipos de nordestinos) – O princípio da crença e da fé: que nos mantém
“vivos” para a vida, pois cremos em Deus, em Suas Hierarquias e em nós mesmos.
2º) Caboclos Sertanejos (arquétipo do povo do sertão) – O princípio da determinação e da
coragem: necessárias a nossa evolução, a fim de cumprirmos nossas metas.
3º) Caboclos D´agua (arquétipo das populações ribeirinhas) – O princípio do equilíbrio: que nos torna capazes de vivenciar tudo com disciplina.
4º) Ciganos (arquétipos) – O princípio da liberdade e do livre arbítrio: que nos faz seres
viventes, firmes nos propósitos do dia-a-dia, sem interferências, para que possamos utilizar bem o nosso livre-arbítrio.
5º) Curadores (arquétipos) – O princípio da emoção e dos sentimentos: Que nos torna
capazes de nos libertar das amarras das falsas crenças limitantes, que promovem o cativeiro
mental e psicológico formadores de doenças físicas, emocionais e espirituais.
Essas cinco formas evolucionais: Baianos, Caboclos Sertanejos, Caboclos D´agua, Ciganos e Curadores, correspondem a arquétipos do inconsciente coletivo, nos trazendo tudo o que o ser humano necessita para bem viver a vida, e ainda traduzem o meio necessário para que alcancemos uma espiritualidade maior, sem, contudo, abandonarmos o nosso humanismo,
pois somos seres viventes. É o Domínio Evolucional que nos dá a sustentação necessária para vivenciarmos a vida material com disciplina, ou seja, viver plenamente a hierarquia humanista evolucional.
5º) Curadores (arquétipos) – O princípio da emoção e dos sentimentos: Com todo o sistema hierárquico já montado, ainda faltava algo, pois já se tinha o Domínio Místico, e o Domínio Evolucional. Como tudo isso se manifestaria em benefício da humanidade? Como se efetuaria o trabalho de divulgação doutrinária espiritual? Como poderia a espiritualidade se manifestar na Terra? Como se processaria eficientemente a caridade, o amor, o perdão, a benevolência, etc.? Somente através do Domínio da Universalização, ou seja, o Domínio da manifestação da divulgação doutrinária, do perdão e do amor através da caridade. Assim surgiu o Domínio da Espiritualização.
Linha Excelsa de Trabalhos Espirituais dos Magos Brancos do Oriente: A Manifestação da divulgação doutrinária na Umbanda e a prática da caridade desmedida. São os grandes condutores e orientadores da Umbanda, apoiando, sustentado e amparando com seus conhecimentos e experiências milenares, todo o desenrolar do desenvolvimento da Umbanda
na Terra.
A Linha Excelsa de Trabalhos Espirituais dos Magos Brancos do Oriente nos trouxe todos os conhecimentos milenares, que capacitaria à humanidade no desenvolvimento de suas
faculdades interiores, mostrando-nos que a mediunidade é a faculdade que ajuda as criaturas que andam em busca do Divino Criador e só poderão encontrá-lo, quando desenvolverem o sentimento da compreensão e do entendimento, conquistando a paz para os próprios corações, nos orientando na prática e na execução dos dons divinos. São especialistas na prática da espiritualidade superior. Esta Linha Excelsa, em particular, manifestasse na Umbanda através de passes (imposição de mãos), orientações coletivas e principalmente pontificando os trabalhos de cura. Não trabalham em atendimentos fraternos corriqueiros.

Ref.: curso teórico Casa Arcas Ramatis
Livros: Hercílio Maes
O Objetivo Cósmico da Umbanda
Livro: Sergio Ribas Pai Oroninkayrê e 1 mais
Primeiros Passos na Religião de Umbanda
Livro: Rubens Saraceni
Sete linhas de Umbanda, As. A Religião Dos Mistérios
Livro História da Umbanda: Uma religião brasileira - autor Alexandre Cumino
Livro Doutrina e teologia de Umbanda sagrada: A religião dos mistérios : um hino de amor à vida - Autor Rubens Saraceni