Muitos irmãos já ouviram falar em espíritos socorristas. Mas quem são exatamente e qual a função desses espíritos?
Os espíritos socorristas são aqueles que buscam os irmãos desencarnados que já têm condições de serem levados a hospitais espirituais ou colônias de refazimento e também atuam no alívio dos irmãos desencarnados mais rebeldes, que não percebem sua presença, mas que não deixam de receber suas vibrações positivas de paz.
Em uma Sessão de Passe e Irradiação, por exemplo, há numerosos grupos espirituais que atuam no astral e no plano terrestre, dentro dos templos. Há os espíritos que organizam o trabalho utilizando o fluido dos médiuns cuidando de espíritos feridos, fazendo curativos, limpando feridas, cuidando de espíritos mentalmente enfermos, espíritos que estão confusos e outros que ainda pensam que estão encarnados e estão ligados aos bens materiais que deixaram na terra. (Na SEFA esse trabalho é notório na atuação dos médiuns de Banco).
Ao ser levado à corrente, recebendo o que chamamos de choque anímico, o espírito necessitado passa por um momento de lucidez que pode direcioná-lo para o início de uma nova etapa no mundo espiritual. Percebe a presença dos enfermeiros espirituais que os encaminham às instituições de tratamentos no plano espiritual.
De acordo com os quadros que são dados, o espírito que já foi assistido na corrente magnética e encaminhado às instituições, pode às vezes ser trazido novamente para passar pelo tratamento através da corrente, recebendo assim o fluido de ectoplasma que necessita para a sua melhora espiritual.