Como apresentado por W. W. Matta e Silvs em sua obra Ubanda de Todos Nós, apresentamos agora a grafia original dos nomes dos Orixás, sinais a partir de cuja interpretação fonética os africanos derivaram as pronúncias dos nomes dos orixás como chegaram a nós
Daremos estes CARACTERES GRÁFICOS no original, ou seja, na Grafia Celeste dos Orixás e em suas já citadas correspondências na escrita secreta dos Brahmas, que são semelhantes às letras Adâmicas, matrizes da grafia universal.
1.º) GRAFIA DE ORIXALÁ
A correspondência em sonância e sinais na grafia dos Orixás (os sinais riscados, secretos, mágicos, da Lei de Umbanda), é:
2.º) GRAFIA DE YEMANJÁ:
que exprime na própria sonância a palavra YEMANJÁ e se corresponde na grafia dos Orixás a:
3.º) GRAFIA DE XANGÔ:
que exprime na própria sonância a palavra XANGÔ e que corresponde, na grafia dos Orixás, a:
que é igual, na sonância, à mesma XANGÔ.
4.º) GRAFIA DE OGUM:
que exprime na própria sonância a palavra OGUM e corresponde, na grafia dos Orixás, a:
que é igual, na sonância, à mesma OGUM.
5.º) GRAFIA DE OXOSSI:
que exprime na própria sonância a palavra OSHOSE ou OCHOSI ou OXOSSI e quecorresponde, na grafia dos Orixás, a:
que é igual, na sonância, à mesma OXOSSI.
6.º) GRAFIA DE YORI:
que exprime na própria sonância a palavra YORI e corresponde, na grafia dos Orixás, a:
que é igual, na sonância, à mesma YORI.
7.º) GRAFIA DE YORIMÁ:
que exprime na própria sonância, a palavra YORIMÁ e se corresponde, na grafia dos Orixás, a:
que é igual, na sonância, à mesma YORIMÁ