sexta-feira, 29 de junho de 2018

Introdução às linhas de trabalho dos Orixás, à sua hierarquia e a diferentes pontos de vista em relação à constituição das Sete Linhas

Na Umbanda, os orixás tomam um caráter mais abstrato do que nos mitos iorubás ou no Candomblé. Ele são identificados com as sete radiações, energias ou “linhas de vibração” emanadas pelo Deus supremo, Oludumaré ou Olorum, correspondentes a sete faixas vibracionais presentes em toda parte. São concebidos como aspectos da divindade suprema, ou mistérios divinos.
Três dessas linhas – Oxalá, Xangô e Ogum – reúnem a maioria dos chamados caboclos, enquanto a maioria das caboclas está relacionada à linha de Iemanjá. A linha de Oxóssi inclui principalmente caboclos, mas apresenta também algumas caboclas. A linha de Yori reúne os erês ou espíritos infantis; e a linha de Yorimá os pretos-velhos e vovós. Yori e Yorimá, nomes inexistentes na tradição iorubá, foram cunhados em 1956 por Woodrow Wilson da Matta e Silva ou “Mestre Yapacani” (1917-1988) na primeira edição do seu livro Umbanda de Todos Nós e são às vezes identificados por outros autores como Ibêji e Omolu, respectivamente.
Além disso, cada uma das linhas reúne também os Exus, sendo que os exus femininos ou pombagirassão agrupados (assim como as caboclas) na linha de Iemanjá. Cada uma dessas sete linhas se subdivide em uma legião formada por sete falanges de caboclos, erês ou pretos-velhos e outra legião formada por sete falanges de exus. Cada falange também é vista como uma “vibração”, sob as quais se agrupam milhares de espíritos propriamente ditos, às vezes identificados com os eguns do Candomblé, espíritos dos mortos que trabalham em harmonia com os orixás e são incorporados pelos pais-de-santo e mães-de-santo, ao passo que os orixás propriamente ditos nunca são incorporados. A primeira falange de cada legião exprime a linha em sua forma mais “pura” e seu líder é considerado também o líder de toda a legião. Cada uma das outras legiões representa uma conexão com alguma das outras linhas e tem algo da linha em relação à qual é tida como “intermediária”.
Os orixás ou “orixás maiores” da Umbanda, portanto, constituem mais uma chave de classificação desses espíritos do que entidades com mito e personalidade próprias. O falangeiro, espírito principal e suposto líder de cada falange (que pode ser um caboclo, preto-velho, exu etc.), é às vezes considerado um “orixá menor”. Líderes de sub-falanges (sete para cada falange) também podem ser considerados “orixás menores”, enquanto os de hierarquia inferior são chamados “guias” e os que estão abaixo deles de “protetores”. Como há sete graus na hierarquia e cada um se subdivide em sete, chega-se a um total de 49 orixás menores (1º, 2º e 3º graus), 2.401 guias (4º grau) e 823.543 protetores (5º, 6º e 7º graus). Abaixo destes, segundo alguns, estão os “capangueiros”.
Alguns terreiros ascrescentam uma oitava linha, a “Linha do Oriente”, ou a colocam no lugar da linha de Yori. Trata-se de uma linha que abrange espíritos de “sábios do Oriente”, hindus, árabes, chineses, e mesmo romanos, gauleses, incas, astecas, médicos e cirurgiões da cultura ocidental moderna, aqual seria chefiada por São João Batista. Reúne, na prática, todos os espíritos e entidades que não se originam da cultura popular brasileira. Em Matta e Silva, esses espíritos estão integrados na primeira linha, a de Oxalá.
Pertencem às linhas tradicionais, por outro lado, todos os negros e africanos (pretos-velhos), o “povo da rua” urbano e marginal (exus , pombagiras e malandros), crianças brasileiras (erês), indigenas brasileiros (caboclos) e personagens diversos da cultura popular brasileira (boiadeiros, baianos, marinheiros e ciganos).
A tabela abaixo resume uma entre outras possíveis classificações de orixás na Umbanda, baseada em W. W. Matta e Silva. É popular entre os umbandistas, mas tendo em vista a grande variedade de interpretações que existe entre diferentes tendas e terreiros, não pode ser considerada canônica. É apenas um exemplo da lógica classificatória da umbanda/quimbanda.
Organização das Falanges
Linha
(Orixá)
Astro e
Arcanjo
ConceitoFalanges e
Intermediários
UmbandaQuimbanda

Oxalá

1ª Legião
Sol
Gabriel
Paz
  • 1ª Falange – Oxalá
  • 2ª Falange – Ogum
  • 3ª Falange – Oxóssi
  • 4ª Falange – Xangô
  • 5ª Falange – Yorimá
  • 6ª Falange – Yori
  • 7ª Falange – Iemanjá
  • 1ª Caboclo Urubatão
  • 2ª Caboclo Guaraci
  • 3ª Caboclo Guarani
  • 4ª Caboclo Aimoré
  • 5ª Caboclo Tupi
  • 6ª Caboclo Ubiratã
  • 7ª Caboclo Ubirajara
  • 1ª Exu Sete Encruzilhadas
  • 2ª Exu Sete Poeiras
  • 3ª Exu Sete Cruzes
  • 4ª Exu Sete Chaves
  • 5ª Exu Sete Pembas
  • 6ª Exu Sete Capas
  • 7ª Exu Sete Ventanias

Ogum

2ª Legião
Marte
Samuel
Vitória
  • 1ª Falange – Ogum
  • 2ª Falange – Oxalá
  • 3ª Falange – Oxóssi
  • 4ª Falange – Xangô
  • 5ª Falange – Yori
  • 6ª Falange – Yorimá
  • 7ª Falange – Iemanjá
  • 1ª Caboclo Ogum da Lei
  • 2ª Caboclo Ogum Matinada
  • 3ª Caboclo Ogum Rompe-Mato
  • 4ª Caboclo Ogum Beira-Mar
  • 5ª Caboclo Ogum Malê
  • 6ª Caboclo Ogum Megê
  • 7ª Caboclo Ogum Iara
  • 1ª Exu Tranca-Ruas das Almas
  • 2ª Exu Tira-Teimas
  • 3ª Exu Veludo
  • 4ª Exu Arranca-Toco
  • 5ª Exu Porteira
  • 6ª Exu Limpa-Trilho
  • 7ª Exu Tranca-Gira

Oxóssi

3ª Legião
Vênus
Ismael
Cura
  • 1ª Falange – Oxóssi
  • 2ª Falange – Ogum
  • 3ª Falange – Oxalá
  • 4ª Falange – Xangô
  • 5ª Falange – Yori
  • 6ª Falange – Yorimá
  • 7ª Falange – Iemanjá
  • 1ª Caboclo Arranca-Toco
  • 2ª Caboclo Araribóia
  • 3ª Caboclo Arruda
  • 4ª Caboclo Cobra-Coral
  • 5ª Caboclo Tupinambá
  • 6ª Cabocla Jurema
  • 7ª Caboclo Pena-Branca
  • 1ª Exu Marabô
  • 2ª Exu Pemba
  • 3ª Exu Campina ou dos Rios
  • 4ª Exu da Capa Preta
  • 5ª Exu Lonã
  • 6ª Exu Bauru
  • 7ª Exu das Matas

Xangô

4ª Legião
Júpiter
Miguel
Justiça
  • 1ª Falange – Xangô
  • 2ª Falange – Oxalá
  • 3ª Falange – Oxóssi
  • 4ª Falange – Xangô
  • 5ª Falange – Yorimá
  • 6ª Falange – Yori
  • 7ª Falange – Iemanjá
  • 1ª Caboclo Xangô Caô
  • 2ª Caboclo Xangô Pedra-Branca
  • 3ª Caboclo Xangô Agodô
  • 4ª Caboclo Xangô Sete-Montanhas
  • 5ª Caboclo Xangô Sete-Cachoeiras
  • 6ª Caboclo Xangô Pedra-Preta
  • 7ª Caboclo Xangô Sete-Pedreiras
  • 1ª Exu Gira-Mundo
  • 2ª Exu Mangueira
  • 3ª Exu Pedreira
  • 4ª Exu Corcunda
  • 5ª Exu Calunga
  • 6ª Exu Meia-Noite
  • 7ª Exu Ventania

Yorimá

5ª Legião
Saturno
Yramael
Sabedoria
  • 1ª Falange – Yorimá
  • 2ª Falange – Oxalá
  • 3ª Falange – Oxóssi
  • 4ª Falange – Ogum
  • 5ª Falange – Xangô
  • 6ª Falange – Yori
  • 7ª Falange – Iemanjá
  • 1ª Pai Guiné
  • 2ª Pai Tomé
  • 3ª Pai Joaquim
  • 4ª Pai Benedito
  • 5ª Vovó Maria Conga
  • 6ª Pai Congo d´Aruanda
  • 7ª Pai Arruda
  • 1ª Exu Pinga-Fogo
  • 2ª Exu Come-Fogo
  • 3ª Exu Bara (Elegbara)
  • 4ª Exu Alebá (Elegbara)
  • 5ª Exu Caveira
  • 6ª Exu do Lodo
  • 7ª Exu Brasa

Yori

6ª Legião
Mercúrio
Yoriel
Pureza
  • 1ª Falange – Yori
  • 2ª Falange – Oxalá
  • 3ª Falange – Oxóssi
  • 4ª Falange – Ogum
  • 5ª Falange – Xangô
  • 6ª Falange – Yorimá
  • 7ª Falange – Iemanjá
  • 1ª Tupãzinho
  • 2ª Ori
  • 3ª Damião
  • 4ª Iari
  • 5ª Doum
  • 6ª Cosme
  • 7ª Iariri
  • 1ª Exu Tiriri
  • 2ª Exu Toquinho
  • 3ª Exu Manguinho
  • 4ª Exu Ganga
  • 5ª Exu Lalu
  • 6ª Exu Veludinho
  • 7ª Exu Mirim

Iemanjá

7ª Legião
Lua
Rafael
Amor
  • 1ª Falange – Iemanjá
  • 2ª Falange – Oxalá
  • 3ª Falange – Oxóssi
  • 4ª Falange – Ogum
  • 5ª Falange – Xangô
  • 6ª Falange – Yorimá
  • 7ª Falange – Yori
  • 1ª Cabocla Iara
  • 2ª Cabocla Estrela do Mar
  • 3ª Cabocla Indaiá
  • 4ª Cabocla do Mar
  • 5ª Cabocla Iansã
  • 6ª Cabocla NanãBurucum
  • 7ª Cabocla Oxum
  • 1ª Exu Pombagira Rainha
  • 2ª Exu Carangola
  • 3ª Exu Nanguê
  • 4ª Exu Maria Padilha
  • 5ª Exu Maré (Oxumaré)
  • 6ª Exu Gererê
  • 7ª Exu do Mar
Fonte: Umbanda de Todos Nós, W. W. Da Matta e Silva, Ed. Ícone