Na Umbanda, os orixás tomam um caráter mais abstrato do que nos mitos iorubás ou no Candomblé. Ele são identificados com as sete radiações, energias ou “linhas de vibração” emanadas pelo Deus supremo, Oludumaré ou Olorum, correspondentes a sete faixas vibracionais presentes em toda parte. São concebidos como aspectos da divindade suprema, ou mistérios divinos.
Três dessas linhas – Oxalá, Xangô e Ogum – reúnem a maioria dos chamados caboclos, enquanto a maioria das caboclas está relacionada à linha de Iemanjá. A linha de Oxóssi inclui principalmente caboclos, mas apresenta também algumas caboclas. A linha de Yori reúne os erês ou espíritos infantis; e a linha de Yorimá os pretos-velhos e vovós. Yori e Yorimá, nomes inexistentes na tradição iorubá, foram cunhados em 1956 por Woodrow Wilson da Matta e Silva ou “Mestre Yapacani” (1917-1988) na primeira edição do seu livro Umbanda de Todos Nós e são às vezes identificados por outros autores como Ibêji e Omolu, respectivamente.
Além disso, cada uma das linhas reúne também os Exus, sendo que os exus femininos ou pombagirassão agrupados (assim como as caboclas) na linha de Iemanjá. Cada uma dessas sete linhas se subdivide em uma legião formada por sete falanges de caboclos, erês ou pretos-velhos e outra legião formada por sete falanges de exus. Cada falange também é vista como uma “vibração”, sob as quais se agrupam milhares de espíritos propriamente ditos, às vezes identificados com os eguns do Candomblé, espíritos dos mortos que trabalham em harmonia com os orixás e são incorporados pelos pais-de-santo e mães-de-santo, ao passo que os orixás propriamente ditos nunca são incorporados. A primeira falange de cada legião exprime a linha em sua forma mais “pura” e seu líder é considerado também o líder de toda a legião. Cada uma das outras legiões representa uma conexão com alguma das outras linhas e tem algo da linha em relação à qual é tida como “intermediária”.
Os orixás ou “orixás maiores” da Umbanda, portanto, constituem mais uma chave de classificação desses espíritos do que entidades com mito e personalidade próprias. O falangeiro, espírito principal e suposto líder de cada falange (que pode ser um caboclo, preto-velho, exu etc.), é às vezes considerado um “orixá menor”. Líderes de sub-falanges (sete para cada falange) também podem ser considerados “orixás menores”, enquanto os de hierarquia inferior são chamados “guias” e os que estão abaixo deles de “protetores”. Como há sete graus na hierarquia e cada um se subdivide em sete, chega-se a um total de 49 orixás menores (1º, 2º e 3º graus), 2.401 guias (4º grau) e 823.543 protetores (5º, 6º e 7º graus). Abaixo destes, segundo alguns, estão os “capangueiros”.
Alguns terreiros ascrescentam uma oitava linha, a “Linha do Oriente”, ou a colocam no lugar da linha de Yori. Trata-se de uma linha que abrange espíritos de “sábios do Oriente”, hindus, árabes, chineses, e mesmo romanos, gauleses, incas, astecas, médicos e cirurgiões da cultura ocidental moderna, aqual seria chefiada por São João Batista. Reúne, na prática, todos os espíritos e entidades que não se originam da cultura popular brasileira. Em Matta e Silva, esses espíritos estão integrados na primeira linha, a de Oxalá.
Pertencem às linhas tradicionais, por outro lado, todos os negros e africanos (pretos-velhos), o “povo da rua” urbano e marginal (exus , pombagiras e malandros), crianças brasileiras (erês), indigenas brasileiros (caboclos) e personagens diversos da cultura popular brasileira (boiadeiros, baianos, marinheiros e ciganos).
A tabela abaixo resume uma entre outras possíveis classificações de orixás na Umbanda, baseada em W. W. Matta e Silva. É popular entre os umbandistas, mas tendo em vista a grande variedade de interpretações que existe entre diferentes tendas e terreiros, não pode ser considerada canônica. É apenas um exemplo da lógica classificatória da umbanda/quimbanda.
Organização das Falanges
Linha (Orixá) | Astro e Arcanjo | Conceito | Falanges e Intermediários | Umbanda | Quimbanda |
Oxalá
1ª Legião
| Sol Gabriel | Paz |
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Ogum
2ª Legião
| Marte Samuel | Vitória |
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Oxóssi
3ª Legião
| Vênus Ismael | Cura |
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Xangô
4ª Legião
| Júpiter Miguel | Justiça |
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Yorimá
5ª Legião
| Saturno Yramael | Sabedoria |
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Yori
6ª Legião
| Mercúrio Yoriel | Pureza |
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Iemanjá
7ª Legião
| Lua Rafael | Amor |
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Fonte: Umbanda de Todos Nós, W. W. Da Matta e Silva, Ed. Ícone