PERGUNTA: Não consigo encontrar a casa certa para trabalhar. Já visitei vários terreiro, mas sempre presencio algo que me desagrada. O que eu faço?
RESPOSTA: Irmã, não seja tão exigente. Não há nenhum lugar perfeito. Sempre haverá pequenas coisas que nos incomodam e desagradam, e parte da evolução é saber lidar com isso.
Se não houver alguma coisa que fuja enormemente dos seus princípios, algo absurdo e claramente incorreto, não há porque sair da casa.
Se o terreiro pratica a caridade, não cobra pelos seus trabalhos e não prejudica nenhuma pessoa, então é um bom local para trabalhar. Não deixe os problemas de relacionamento atrasarem sua caminhada, porque isso te acompanhará onde quer que você for. Muda a cara, mas a situações são as mesmas, pois o aprendizado deve acontecer dentro de você.
Algumas vezes, a questão não é descobrir qual a estrada correta, mas sim escolher um caminho e ser fiel a ele até o final. Enquanto você pula de terreiro em terreiro procurando um local que considera perfeito, poderia já estar exercendo sua mediunidade.
É preciso também olhar para dentro. São muitos os hábitos negativos que todos nós precisamos enfrentar. Entenda que as pessoas podem pensar diferente de você, e está tudo bem com isso. O importante é que o bem seja praticado e haja o constante desenvolvimento espiritual.
Os guias não pedem muito para trabalhar. Apenas um espaço onde possam ajudar o próximo. E se eles não se importam com tantas coisas, porque seríamos nós a colocarmos entraves?
É claro que não vamos nos acomodar com o que não for correto. Mas a gira não pode parar para deixarmos tudo perfeito. Isto não existe na Terra. Nós vamos nos ajeitando enquanto caminhamos para frente.
Confie na sua intuição. Ela não costuma falhar. Deixe que a espiritualidade guie os seus passos e ela te mostrará um bom local para exercer a sua caridade. Mas não pense que será uma casa isenta de problemas. Você terá que aceitá-los e trabalhar, junto aos outros, para vencê-los.
Saravá a todos!