É um privilégio participar da limpeza material do terreiro e de sua manutenção. Não há melhor maneira de demonstrar o carinho pela casa que faz parte e pela espiritualidade que o assiste.
Zelar pelo terreiro, com dedicação, é uma realmente uma oportunidade incrível de se aproximar dos guias e Orixás. Afinal, é ali que a espiritualidade exerce sua caridade. E para que uma gira possa acontecer, é preciso preparar a casa materialmente .
Quando há sujeira, desorganização e falta de cuidado, as energias negativas ganham residência. É importante para a assistência, ao chegar no terreiro, encontrar um local limpo, organizado, harmonizado. Isto já ajuda a torná-los mais receptivos às boas vibrações da espiritualidade.
As atividades que ninguém se dispõem a realizar possuem um valor especial. São difíceis, desagradáveis, trabalhosas, mas necessárias. É nelas que podemos fazer a diferença. Se você manter um olhar atento, sempre encontrará uma forma de contribuir.
Lamentavelmente, muitos só desejam comparecer nos momentos de gira, em rituais e cerimônias específicas. Se falarmos para a pessoa “olha, vai ter um trabalho em tal dia, somente alguns foram convidados, gostaria da sua presença”, ela se envaidece toda e desmarca todos os compromissos que porventura tiver para aparecer no dia marcado.
No entanto, se mandar uma mensagem para todos do terreiro, sem distinção, pedindo para chegarem mais cedo para preparar o local da gira, poucos dispõem-se a tarefa. Sempre tem uma desculpa para não ajudar.
Limpar o seu terreiro é, acima de tudo, uma ótima oportunidade para exercitar a humildade. Lembre-se dos valores da caridade: ajudar sem esperar recompensas, nem plateia, nem mesmo gratidão.
Se você foi incumbido de realizar alguma tarefa dessa natureza, sinta-se honrado. Esta é uma atividade muito importante. E tenha certeza que os Orixás e Guias a tudo verão.
Saravá a todos!