sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Guédé

Barão Samedi
No Vodou haitiano, o Guédé (também escrito Gede ou Ghede (pronunciado "guedê") é a família dos espíritos que encarnam os poderes de morte e fertilidade. Espíritos Guédé incluem Ghede MasakaGuédé NiboGuédé PlumajGuédé Malis Ti, e Guédé Zaranye. Todos são conhecidos pelo ritmo do tambor e da dança denominada "banda". Na posse, eles beberão ou vão se esfregar com uma mistura de rum cru ou clairin e vinte e um habanero ou (goat peppers).
Ghede Nibo é um psicopompo, um intermediário entre os vivos e os mortos. Ele dá voz aos espíritos dos mortos que não foram recuperados "debaixo das águas".
Ghede Masaka assiste Ghede Nibo. Ele é um homem andrógino ou coveiro transexual e espírito do morto, reconhecido por sua camisa preta, jaqueta branca, e véu branco. Ghede Masaka carrega um saco contendo folhas venenosas e um cordão umbilical. Ghede Masaka é por vezes descrito como o companheiro de Ghede Oussou. Ambos são bissexuais. Ghede Oussou é por vezes, também relacionado com o sexo feminino Ghede L'Oraille. Ghede Oussou veste uma jaqueta preta ou roxa marcada nas costas com uma cruz branca, e um véu preto ou roxo. Seu nome significa "alegre (bêbado, embriagado) devido ao seu amor ao rum branco.[1]
Papa Ghede é suposto ser o cadáver do primeiro homem que morreu. Ele é reconhecido (as a short), com um homem negro alto de chapéu na cabeça, um cigarro em sua boca, e uma maçã na mão esquerda. Papa Ghede é um psicopompo quem espera nos cruzamentos para tomar almas na vida após a morte. Ele é considerado o bem contrapartida para Barão Samedi. Se uma criança está morrendo, é rezado ao Papa Ghede. Acredita-se que, ele não terá uma vida antes de seu tempo, e que, ele irá proteger os mais pequenos. Papa Ghede, tem um sentido de humor muito denso, uma divina capacidade de ler mentes dos outros, e a capacidade de saber tudo o que acontece no mundo dos vivos e dos mortos. Ghede Bábáco é supostamente o irmão do Papai Ghede menos conhecido, e é também um psychopomp. Seu papel é bastante semelhante à do Papa Ghede, mas ele não tem as habilidades especiais do seu irmão.
Os Guédé estão intimamente associados com o loa Barão, cujos aspectos são Barão Samedi, Barão da Cruz e Barão do Cemitério. Dependendo da tradição seguida, Barão é:
  • um dos Guédé
  • seu protetor espiritual, que lhes tem levantado dentre os mortos com a ajuda do Barão Samedi e sua mulher Maman Brigitte
  • ou um aspecto da Guédé
Em qualquer uma destas configurações, Barão, Maman Brigitte, e os Guédé, o seu domínio é a morte, o cemitério e a sepultura.