Alma e Perispírito
A alma e Perispírito constituem um todo indissolúvel.
Conforme esclarece Kardec, alma e Perispírito "constituem o ser chamado Espírito".A alma é, pois, um ser simples; o Espírito, um ser dual e o homem, um ser trino. (2)
Há, assim, diferenças de significado, embora seja comum o emprego das duas palavras - alma e Espírito- como sinônimo. Por isso, anota Kardec:
Seria mais exato reservar a palavra alma para designar o princípio inteligente e o termo Espírito para o ser semi material formado desse princípio e do corpo fluídico; mas, como não se pode conceber o princípio inteligente, isolado da matéria, nem o Perispírito sem ser animado pelo princípio inteligente, as palavras alma e Espírito são, no uso, indiferentemente empregadas uma pela outra; (...) Filosoficamente, porém, é essencial fazer-se a diferença (3)
Em outro local, afirma:
As palavras alma e Espíritos, posto que sinônimos e empregados indiferentemente, não exprime exatamente a mesma idéia. A alma é, a bem dizer, o princípio inteligente, imperceptível e indefinido como o pensamento. No estado dos nossos conhecimentos, não podemos concebê-lo isolado da matéria de maneira absoluta. Posto que formado de matéria sutil, o Perispírito dele faz um ser limitado, definido e circunscrito à sua individualidade espiritual.
De onde se pode formular está preposição:
A união da Alma, do Perispírito e do corpo material constitui o Homem; a alma e o Perispírito separados do corpo físico constituem o ser chamado Espírito. Nas manifestações não é, pois, a alma que se apresenta só; está sempre revestida de seu envoltório fluídico; esse envoltório é o necessário intermediário, através do qual ela age sobre a matéria compacta. Nas aparições não é a alma que se vê mas o Perispírito; do mesmo modo que quando se vê um homem vê-se o seu corpo, mas não o pensamento, a força, o princípio que o faz agir.
Em resumo, a alma é o ser simples, primitivo; o Espírito é o ser dual; o homem é o ser trino. (4)
E Leon Denis observa:
Chamamos Espírito à alma revestida do seu corpo fluídico. A alma é o centro de vida do Perispírito, como este é o centro de vida do organismo físico. Ela que sente, pensa e quer; o corpo físico constitui, com o corpo fluídico, o duplo organismo por cujo intermédio ela atua no mundo da matéria.(5)
Em outra obra, específica:
O homem (...) é um ser complexo. Nele se combinam três elementos para formar uma unidade viva, a saber:
O corpo, envoltório material temporário, que abandonamos na morte, como vestuário usado:
O Perispírito, invólucro fluídico permanente, invisível aos nossos sentidos naturais, que acompanha a alma em sua evolução infinita, e com ela se melhora e purifica;
A alma, princípio inteligente, centro de força, foco da consciência e da personalidade.
A alma, desprendida do corpo material e revestida do seu invólucro sutil, constitui o Espírito, ser fluídico, de forma humana, liberto das necessidades terrestres, invisível e e impalpável em seu estado normal (6)
Embora os estudos sobre o Perispírito tenham sido sistematizados só a partir de Kardec, tem sido ele percebido desde épocas imemoriais, recebendo as mais diversas denominações no curso do tempo.
Modernamente, o Perispírito tem atraído o interesse de renomados investigadores que vem nele um dos mais importantes processo vital.
Extraído do livro: Perispírito
De Zalmino Zimmermann
(2) Livro O que é o Espiritismo - Kardec
(3) idem
(4) Revista Espírita - Maio de 1864- Kardec
(5) Livro: Cristianismo e Espiritismo Léon Denis
(6) livro: Depois da Morte Léon Denis