quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Crianças de Esquerda

Crianças de Esquerda


Nenhuma descrição de foto disponível.Um esclarecimento sobre as crianças de esquerda (exu mirim e pomba gira mirim/menina). O intuito é mostrar aos umbandistas e espiritualistas a importância dessas crianças em nossas vidas.

Na religião de Umbanda existe uma linha muito pouco comentada e compreendida, sendo por isso mesmo muitas vezes deixada “de lado” dentro dos centros e terreiros. É a linha de Exu Mirim.

Tabu dentro da religião, muitos poucos trabalham com essas entidades tão controvertidas e misteriosas, chegando ao ponto de, em muitos lugares, duvidar - se muito da existência deles. Na verdade, Exu Mirim é mais uma linha de esquerda dentro do ritual de Umbanda, trabalhando junto com Exu e Pomba-gira para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa. Não aceitar Exu Mirim é proceder como em casas que não aceita - se Exu e Pomba-gira, mas que a partir do astral e sem que ninguém perceba, recebem a sua proteção.

Os mirins atuam no campo das intenções. Antes que a força pomba gira realize com a sua atuação na área dos desejos, as crianças de esquerda já despertaram a intenção para algo. É por isso que, dependendo da situação em que a pessoa estiver, a oferenda para as três linhas da esquerda (exu, pomba gira e mirim) é melhor e até indicada.

Apesar de serem bem “agitados”, sua manifestação deve estar sempre dentro do bom - senso, afinal dentro de uma casa de luz, uma verdadeira casa de Umbanda, eles sempre manifestam - se para a prática do bem sobre comando direto dos Exus e Pombagiras guardiões da casa.

Podemos dizer que os Exus e Pombagiras estão para os Exus - Mirins como os Pretos - velhos estão para as crianças da Linha de Cosme e Damião.

Exu mirim e pomba gira mirim são também os fatores descomplicadores e atrasadores da evolução.

Descomplicadores tendo em vista que, num período curto de tempo, descomplicam situações que antes pareciam impossíveis. Arrasadores da evolução no sentido de retirar da pessoa algo que ela tem, mas não possui a maturidade para usufruir daquilo.

Um exemplo, como todo respeito a outras doutrinas, é quando umbandistas ou demais espiritualistas deixam a sua doutrina e se filiam a religiões presas a dogmas e conceitos. Se formos entender bem, vemos a atuação dos mirins regredindo algo na vida daquela pessoa pelo fato de ser aquela regressão algo necessário para a evolução concreta do indivíduo.

Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exus e Pombagiras da casa, tornam – se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc.

Exu – Mirim muitas vezes tem acesso a campos e energias que os outros guias espirituais não têm.

Toda essa criançada gosta muito de chocolate e coca cola pura, pingada em mel ou em bebida em suas oferendas. Deixam sempre o recado de que jamais devemos mentir para eles. Quase sempre eles nos conhecem muito melhor do que nós mesmos, pois são ariscos e espertos, entram em lugares que exus ou quaisquer outra entidade entra, por isso se engana aqueles que pensam que eles são apenas meninos de rua ou filhos de prostituta.

A meninada de esquerda costuma ser brincalhona em suas incorporações. São extremamente sinceras em suas falas, raramente (ou nunca) escondem algo. Ás vezes podem parecer desprovidos de educação, porém, estão, se realmente doutrinados, realizando seus trabalhos. São sempre vinculados a algum exu ou pomba gira, sendo estes responsáveis, muitas vezes, pelos nomes que os mirins adotam.

Observe:
Exu do Lodo → Exu Mirim Lodinho
Exu Calunga → Exu Mirim Calunguinha
Exu Tranca Rua → Exu Mirim Tranquinha
Pomba Gira Maria ... → Pomba Gira Mirim Mariazinha ...
Pomba Gira Rosa ... → Pomba Gira Menina Rosinha ...
Pomba Gira da Praia, do Sobrado, da Estrada, etc → Pomba Gira Mirim da Praia, Menina do Sobrado, Menina da Estrada, etc.

Porém, nem sempre o médium que trabalhe com a pomba gira Maria Padilha trabalhará com a mirim Mariazinha, ou Mariinha, mas, claramente vemos, que isso é o mais comum.

Segundo os ensinamentos do autor Rubens Saraceni, o médium trabalha sempre com um exu mirim e uma pomba gira mirim/menina, porém, um será mais ativo do que outro. Ou seja, um vai incorporar mais do que o outro.

Rubens Saraceni afirma ainda que, os mirins são espíritos que, assim como as crianças de direita, são encantados, vivendo na 7ª dimensão á nossa esquerda.

As incorporações dos mirins são consideradas por muitos como as mais feias da Umbanda, pelo fato de serem eles expositores de tudo o que tem o médium em seu interior. Porém, são, quando regidos pelos devidos exus ou pomba giras, grandiosos trabalhadores.

As crianças de esquerda estão presentes em nossas vidas e merecem muito o nosso amor. Se um médium reclama que o seu mirim é mal educado, cabe ao aparelho tentar "doutrinar" a si mesmo, pois certamente aquele espírito estará copiando ou expondo aquele comportamento para modificar algo no médium.

A Umbanda vai além da manifestação de espíritos desencarnados, atuando e interagindo com realidades da vida muitas vezes inacessíveis a espíritos humanos. Exu – Mirim muitas vezes tem acesso a campos e energias que os outros guias espirituais não têm.

Lembrem – se que a Umbanda é a manifestação de “espírito para a caridade” não importando a forma ou o jeito de sua manifestação. Para aqueles que sentirem – se afim com a força e tiverem respeito, com certeza em Exu – ou Pomba Gira Mirim verão uma linha de trabalho tão forte, interessante e querida como todas as outras.

Esses pequeninos se apegam muito aos médiuns que os amam, tomando inclusive as dores do aparelho em algumas situações. Já ouvimos muitas histórias desse tipo. Por isso, amemos nossas crianças, tanto de direita quanto de esquerda. Aprendamos com elas o máximo que pudermos, hoje e sempre!

Fontes de pesquisa:
Curso de Umbanda Sociedade Espiritualista Mata Virgem
Livro O Guardião da Meia-Noite de Rubens Saraceni