quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Expiações e provas

 Expiações e provas


Pode ser uma imagem de 1 pessoa e textoA Terra ainda é um planeta de expiações e provas. A característica dos mundos que pertencem a essa categoria é o predomínio do mal sobre o bem.

Os espíritos que aqui evoluem enquadram-se na classe de espíritos imperfeitos, com um passado de grandes desacertos e, portanto, com muitos débitos contraídos perante a Justiça Divina. Estão sujeitos, pois, a expiá-los e a passar por provas.

Todos estamos submetidos à lei de causa e efeito e, por esse motivo, não temos como fugir da expiação. Como regra geral, isso é feito através de Sucessivas Encarnações. Mesmo os que praticam o vem espontânea têm débitos a resgatar.

Como relata a Bíblia, o profeta Elias mandou eliminar, pela espada, os sacerdotes de Baal, e desencarnou com esse débito pendente. Séculos depois, reencarnou como João Batista, e reparou o mal, ao ser degolado por ordem de Herodes.

Por meio de provas, a Sabedoria Divina impulsiona o nosso progresso Espiritual, assim como testa o aprendizado que adquirimos na Terra ou no mundo Espiritual.

Paulo de Tarso, o missionário que Jesus escolheu para levar o seu Evangelho aos gentios, passou por inúmeras provas, durante a sua peregrinação por diversas regiões, sempre demonstrando dedicação, fibra, coragem e perseverança.

Foi para estimular-nos a coragem que Jesus disse:

"No mundo, passais por aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João, 16:33)

Poucas pessoas se preparam convenientemente para enfrentar as expiações e provas. Costumam acomodar-se com a ideia de que não correm risco de serem atingidas por infortúnios. Como consequência, no momento em que o sofrimento aparece, quase são apanhadas de surpresa e desamparadas.

Com relação aos filhos, essa preocupação tem sido menor ainda; poucos pais têm tomado a iniciativa de desenvolver neles a consciência de que ninguém vive uma existência inteira sem passar por provas e expiações. É ideal que sejam bem preparados, mas com equilíbrio, para que não caiam no desânimo ou pessimismo. Não é conveniente deixá-los passar pela infância e adolescência alimentando a ilusão de que terão somente sucessos durante toda vida.

O sofrimento, quando vem acolhido, além de servir como meio de resgate de débitos do passado, contribui, de maneira marcante, para tornar o ser humano melhor, mais justo, indulgente e compreensivo com seu semelhante.

Segundo Emmanuel, "a dor e o obstáculo, o trabalho e a luta são recursos de sublimação que nos compete aproveitar" (Fonte Viva, cap 6)

A revolta, ao contrário, diminui os efeitos positivos do sofrimento sobre o progresso Espiritual.

Quando a dor nos atinge, podemos recorrer aos recursos científicos e espirituais para atenuá-la e, até eliminá-la, pois foram desenvolvidos com a permissão de Deus, ou criados por Ele, para o bem da Humanidade.

Extraído do Livro : Vencendo as Imperfeições
De Umberto Ferreira