quinta-feira, 30 de setembro de 2021

O que o espiritismo diz sobre a mágoa?

 O que o espiritismo diz sobre a mágoa?


Pode ser uma imagem de 1 pessoa, ao ar livre e texto que diz "Mágoa significa "má água" água parada. Guardar mágoa é reter na memória emoções que nos envenenam por dentro Desc"Muitas vezes nos magoamos por coisas que não tem tanta relevância. Geralmente, quando alguém nos desaponta, nos machuca ou quando perdemos algo importante a raiva e a indignação acabam se tornando sentimentos normais, porém, o problema aparece quando estes sentimentos são transformados em mágoa e amargura.

De acordo com o psiquiatra Fred Luskin, autor do livro “O poder do perdão”, quando guardamos alguma mágoa o cérebro acaba reagindo como se estivesse em perigo naquele momento. Com isso, ele produz substâncias que estão ligadas ao estresse, ou seja, este sentimento acaba consumindo muita energia, por exemplo, toda vez que recordamos algo é desencadeada uma série de sentimentos e o cérebro não sabe quando aconteceu o ocorrido.

A melhor maneira de superarmos isso é focar na maneira de como mudamos a nossa dor.

Quanto mais relembramos o fato, quanyo mais falamos e ficamos no lugar de “vítimas”, de ser injustiçado maior é a sensação de que o sofrimento não será esquecido, além de ficarmos ligadas a pessoa que nos fez sofrer. Isso não quer dizer que devemos esquecer a tristeza, da dor, mas é preciso aprender que há um tempo para estes sentimentos.

Segundo a doutrina espírita, quem se magoa possui a mágoa dentro de si, ou seja, este sentimento não é uma ofensa externa que atinge alguém.

Existem espíritos que reencarnam próximos dos outros por conta de suas mágoas. Muitos perseguem os outros durante o sono, ou seja, enquanto os corpos descansam, eles aproveitam a liberdade para agirem e para darem razão a este sentimento e os pensamentos negativos.

Já os espíritos superiores possuem um melhor estado de consciência, além da capacidade de traduzir os chamados “princípios das coisas”. Por já terem atingido um grau de lucidez mais elevado, eles acabam conhecendo as origens de seus sentimentos e a razão das atitudes.

“Conhecem os Espíritos o princípio das coisas? Conforme a elevação e a pureza que hajam atingido” (O Livro dos Espíritos, questão 239).

De acordo com o espiritismo quanto uma maior evolução na reforma íntima, menor é o grau de mágoa. Conforme vamos nos ajustamos fica cada dia mais fácil perceber, que não existem motivos para magoar-se.

Vale lembrar que muitas pessoas enfrentam experiências amargas, e muitas dessas situações podem ser de vidas passadas. Com isso, a melhor maneira de colocar fim neste sentimento é através do amor e do perdão.

Fontes: Minha Vida e Espírito Imortal

ju

Por Juliana Chagas

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova.