segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

CIGANA ZAIDA

 CIGANA ZAIDA


Pode ser arteA história da cigana Zaida é um tanto trágica. Ela deu a vida para criar sua única filha, Zoraide, uma cigana bela, faceira mas muito interesseira. Zoraide gostava muito de dinheiro, e deixava-se ambicionar por isso. Um dia, em uma viagem por Casablanca, no Marrocos, um homem se aproximou de Zaida e Zoraide e começou a cortejar a menina. Desaforada como era, disse:

– Você nunca viu uma cigana?
O rapaz respondeu:
-Tão bonita quanto você, ainda não.
Ela não gostou do galanteio do árabe e retrucou:
-Eu não sou para os seus olhos.
Ressentido com a atitude da cigana, ele rogou:
– Você irá sofrer muito na vida, pois em seu coração só existe rancor. Por fora pode ser bela, mas por dentro, você é feia.

Zaida reprimiu a sua filha pela sua atitude, mas sabia que era em vão. Zoraide só fazia o que bem entendia e quase nunca dava ouvidos à sua mãe.

Um dia, a caravana de Zaida e Zoraide partiu para Rabat, uma cidade litorânea que tinha um grande mercado de variedades, especialmente tapetes e lãs. Lá, Zoraide se envolveu com Mustafá, um comerciante de tapetes que aparentava ter muito dinheiro e mudou-se para Fedala para viver com ele. Com o passar dos meses, o dinheiro de Mustafá começou a diminuir e ele já não conseguia dar tantos presentes para Zoraide como ela pedia. Então, ela o abandonou e voltou para Rabat, onde já começou a se envolver com outro comerciante. Zaida alertou sua filha que essa vida de interesses não daria em nada, mas ela desconversou.

Mais tarde, Zaida recebeu um sinal que dizia que algo de muito ruim iria acontecer à sua filha. Depressa ela saiu de casa correndo para ir ao mercado encontrar a filha, mas chegou tarde demais. Mustafá foi a Rabat e queria levar Zoraide de volta com ele, como ela se recusou, ele enfiou o punhal no coração da cigana e partiu. Zaida chegou a tempo de ver sua filha agonizar os últimos momentos no chão e chorou a morte de sua única filha. E disse:

– Sabia que esse era o seu fim.Não se brinca com os sentimentos dos outros.
Zaida então levou o corpo de sua filha para o acampamento da caravana e lá eles fizeram uma grande fogueira para queimar o corpo de Zoraide.