segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

AS CRIANÇAS CIGANAS

 AS CRIANÇAS CIGANAS


Pode ser uma imagem de em pé e textoQuando um cigano nasce, ganha três nomes: um secreto, que só é de conhecimento da mãe, outro, de batismo, que é apresentado à tribo, e um terceiro, que será conhecido pelos gadjes (os não ciganos).

A criança cigana cresce em plena liberdade. Não lhe é exigido que tenha suas atividades restritas ao universo infantil. Ao contrário: estimula-se que convivam com os adultos e entrem em contato com os ramos de negócio que seus pais estejam envolvidos. Os meninos acompanham seus pais nas negociações do comércio e as meninas, nos trabalhos domésticos das mães e também quando elas saem às ruas para ler a sorte das pessoas. As crianças vivem em total liberdade e contato com a natureza, mas acompanham seus pais em todas as ocasiões de festividades e cerimônias assim como estão sempre boa parte do tempo com os mais velhos. Elas são muito amadas e respeitadas.

Quando uma família cigana fica por muito tempo estabelecida num lugar, as crianças passam a frequentar a escola da região, a fim de aprenderem o básico da língua do país e dos cálculos matemáticos. Mas as diferenças entre o modo de vida cigano e o modelo ocidental ao qual estamos habituados se manifesta muito cedo: devido à falta de familiaridade com as regras de uma escola (no que tange à hierarquia, estipulação de horários fixos e prazos de entrega de tarefas, por exemplo) é muito difícil que a criança cigana consiga se adaptar num ambiente educativo tradicional.

Muitos ciganos encaram as escolas como uma ameaça aos seus costumes. Com uma tradição ágrafa, o cigano não está acostumado a manusear papéis e canetas ou mesmo folhear livros: todo o conhecimento acumulado é transmitido oralmente. Assim, muitos acreditam que o ensino nas escolas poderia se sobrepor aos da tribo.

É em meio a essas questões étnicas que a criança cigana se desenvolve. Só a passagem do tempo é que determinará de que forma esses futuros adultos se relacionarão com o mundo que os cerca e a cultura da qual originam.

Optchá 💃🏼