Congá e suas funções.

Atrator: atrai os pensamentos que estão à sua volta num amplo magnetismo de recepção das ondas mentais emitidas. Quanto mais as imagens e os elementos dispostos no altar forem harmoniosos com o Orixá regente do terreiro, mais é intensa essa atração. Congá com excessos de objetos dispersa suas forças.
Condensador: condensa as ondas mentais que se “amontoam” ao seu redor, decorrentes da emanação psíquica dos presentes – palestras, adoração, consultas etc.
Escoador: se o consulente ainda tiver formas-pensamento negativas, ao chegar na frente do congá, elas serão descarregadas para a terra, passando por ele (o congá) em potente influxo, como se fosse um para-raios.
Expansor: expande as ondas mentais positivas dos presentes; associadas aos pensamentos dos guias que as potencializam, são devolvidas para toda a assistência num processo de fluxo e refluxo constante.
Transformador: funciona como uma verdadeira usina de reciclagem de lixo astral, devolvendo-o para a terra.
Alimentador: é o sustentador vibratório de todo o trabalho mediúnico, pois nele fixam-se no Astral os mentores dos trabalhos que não incorporam.
- do livro UMBANDA DE A A Z - RAMATÍS.
Foto: Congá do Triângulo da Fraternidade em 11/06/20 às 11h30