BATIZADO NA UMBANDA
O Batismo é um rito de passagem, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presentes em vários grupos, religiosos.
É o principal sacramento na Umbanda e em muitas outras religiões. Sacralizar é atribuir caráter sagrado a algo ou a alguém.
Atualmente, pouca importância se dá às cerimônias, mas existe um fundamento divino, uma correspondência astral amparadora, por trás de cada sacramento.
Cada cerimônia, se praticada com o devido respeito, é extremamente benéfica.
Os Sacramentos na Umbanda são cerimônias eficazes, realizadas durante um culto religioso, para a proteção divina dos fiéis. São sinais sensíveis, instituídos para nos dar a graça santificante de Deus, nosso Divino Pai Olorum.
O batismo é uma cerimônia indispensável, para que a pessoa tenha uma vida religiosa plena.
Com o batismo, o (a) dirigente faz a apresentação do fiel à Divindade, para que o espírito sintonize melhor a proteção do orixá e suas vibrações. Em todas as cerimônias realizadas em nosso Chão, devemos permanecer sérios, compenetrados, sem brincadeiras, solenes e reverentes.
Cada Sacramento é um ato de fé, é revestir a cerimônia com a vibração do (a) Dirigente, com a sua convicção e religiosidade, marcando esses momentos únicos na vida das pessoas, no seio de sua comunidade religiosa.
O batizado é realizado para revestir o espírito e o mental do Ser com uma aura protetora semelhante a proteção divina que o espírito recebe ao reencarnar. É a "entrada" do espírito na dimensão religiosa da Umbanda, é quando o médium se torna Filho de Olorum e seguidor de Pai Oxalá, passando a fazer parte de seu "exército branco".
Ele é o primeiro e o mais importante Sacramento, pois é a porta de entrada para o recebimento das bênçãos divinas e dos demais sacramentos. Pelo batismo, a pessoa é incorporada à Umbanda, passando a ter os direitos e deveres próprios da religião. É um cerimonial litúrgico poético, santificado e participativo da vida divina onde preces, toques, cantos e atos litúrgicos específicos compõem a linguagem expressiva e encantadora de nossa religião.
SALVE NOSSA LINDA UMBANDA !
(Batismo realizado no Templo de Umbanda Pai Joaquim de Angola e Cabocla Jandira)
Gratidão Maeleti Cabocla Jandira
(Registro feito por PHOTO PRATA Estúdio Fotográfico)