sábado, 1 de janeiro de 2022

FADA: CLIODHNA

 FADA: CLIODHNA


Pode ser uma imagem em estilo animeCliodhna aparece no Conto de Teigue como a mulher mais linda que os homens já viram. Vivia em um palácio de cristal do Outro Mundo Celta e estava acompanhada por três pássaros cantores mágicos.
Cliodhna vive em uma eterna macieira, onde seus pássaros também comem e pousam. Em um conto antigo, Cliodhna diz aos homens que o canto dos pássaros cura todos aqueles que o ouvem. Além disso, ela dá a Teigue um copo verde mágico que transforma água em vinho. O copo é chamado de biasdain porque foi tirado do coração de uma baleia.

Também há um antigo mito de Cliodhna apaixonando-se por um homem chamado Ciabhán, herói integrante dos Fianna (grupo de guerreiros que seguia o grande herói Fionn Mac Cumhaill) e citado nos textos antigos como exilado e mulherengo. Ao contrário dos outros homens que se envolveram com fadas, Ciabhán podia viajar entre mundos em segurança. A fada deixa seu reino para ficar com ele, porém o Outro Mundo a queria de volta.
O mito conta que, quando Ciabhán foi caçar no continente e deixou sua amada no barco, Clíodhna acabou adormecendo. Então uma enorme onda veio e afundou o barco e a fada regressou para o Outro Mundo. Até hoje, a maré do porto de Glendore em Cork, na Irlanda, se conhece como Tonn Chliodhna, "a onda de Cliodhna". A nona onda que rompe na margem é conhecida como sendo a onda de Cliodhna
O pai de Clíodhna é o Deus Gebann, que também é o “druida-chefe” do Deus do mar, Manannán Mac Lir.
Sendo uma Rainha Fada, Clíodhna (Cleena, Clíodna, Cliodna, Clíona, Clidna Centfind) pode ter sido originalmente uma Deusa da terra. Ela é também associada com as rochas do mar (chamadas de “Carrigcleena”) e descrita como uma poderosa banshee. Aos MacCarthys, Clídna (enquanto banshee) contou o segredo da pedra da eloquência, a Blarney Stone (segundo a qual, quem tocasse a pedra com os lábios iria tornar-se eloquente sem a exigência da honestidade).
O mito conta que Cormac MacCarthy pediu ajuda para vencer uma disputa judicial. Então Clíodhna instruiu MacCarthy a beijar a pedra ao amanhecer. Quando o fez, ele foi instantaneamente presenteado com perspicácia e conseguiu se livrar dos problemas. Para impedir que outros tivessem a mesma vantagem, MacCarthy instalou a pedra em uma parte inacessível da muralha do Castelo Blarney, onde permanece até hoje e atrai turistas que ficam pendurados de cabeça para baixo para dar um beijo na pedra e ganhar o presente de Clíodhna.
Além dos pássaros, possui como símbolo a maçã.
RITUAL
Entre em alfa e visualize três pássaros dourados voando sobre você. Escute o som de seu canto e depois peça saúde e proteção para você e toda a sua família. Como oferenda jogue sementes de girassol ao ar livre para que os pássaros possam comê-las.