sábado, 15 de janeiro de 2022

Meditação - Uma Lição Dos Cavalos

 Meditação - Uma Lição Dos Cavalos


Pode ser arte de cavaloNo momento, estamos sendo solicitados a trajar máscaras. Ao mesmo tempo estamos sendo desafiados a tirar nossas máscaras internas para nossa saúde mental.
Todo ser humano tem pelo menos um evento que muda seu paradigma porém, o desfecho da pandemia ainda é incerto.
Como os cavalos lidam em tempos como estes? Eles se adaptam e se ajustam ao seu ambiente a cada momento do dia. A fome, a sede, a tempestade, alguém em fúria... O que os torna capazes de passar da calma ao estresse e vice-versa?
Três características básicas: Fundação, Flexibilidade e Companheirismo.

Convido você a respirar profundamente e entrar no paddock / no campo do seu coração. Visualize uma pequena manada de cavalos pastando sob o Sol. Juntos, vão até um pequeno bosque e você senta na sombra fresca sobre a grama. Você observa o rebanho silencioso.
Vive o momento, em sintonia com a natureza, sua própria energia e de cada um.

Este é o seu Alicerce /Fundamento, que é composto daquela força silenciosa com a qual eles podem viver em paz enquanto monitoram a segurança;
do Conhecimento somático e a Escuta, da Presença e da Consciência:
Os cavalos vivem plenamente em seus corpos - com pura presença e consciência eles podem viver uma vida pacífica e consciente.
Você sente a paz e calma quando está no campo com eles.
Eles passam seus dias fazendo o que precisam fazer; acolhendo ser quem eles realmente são.

.
Movendo nossa atenção de volta para o rebanho, vamos respirar fundo novamente. Você está sentindo aquela calma e ancoramento em que eles vivem?
Isso contribui para humanos saudáveis; livres de estresse e capazes de liberar a mente ativa do macaco.
Enquanto você está sentado no campo com o rebanho, você percebe que em um instante as coisas mudam.

É preciso Flexibilidade. Relevante para tudo o que passamos nesta pandemia: é a capacidade de sentir uma emoção, aprender com ela no momento, lidar com ela conforme necessário e depois deixar tudo ir (de volta ao pasto tranquilo).
Nós, humanos, não somos os melhores em deixar nossas emoções passarem. Mantemos a raiva, a tristeza. A maioria das interrupções da atmosfera de calma criam a necessidade de ser adaptável, como os cavalos.
.

Trazendo nossa consciência de volta para o rebanho, tome outra respiração calma, lenta e profunda. Sem pressa.
Você se encontra em um estado de mente e corpo diferente agora.
É uma conexão? Para a terra? Para a natureza? Para os cavalos? Talvez até para o seu eu verdadeiro? Não fuja disso, sente-se com o rebanho. Ao sentir isso, você percebe que um dos cavalos lentamente se aproxima de você. O cavalo parece estar olhando diretamente para o seu coração.
Os outros o seguem, mas à distância. Você é dominado por uma sensação de paz e profunda compaixão.
O mais silencioso possível, você fica de pé e permite que o cavalo coloque o focinho no seu coração. O que é esse sentimento lindo dentro de você?

Isso é Comunhão. Os cavalos vivem em rebanhos, em uma sociedade pacífica e positiva, são quem são. Eles não fingem ser outra coisa. Eles não usam máscaras. As conexões que fazem não precisam de palavras.
Mas estabelecem limites apropriados e claros em suas comunicações. Eles sentem medo, se assustam, mas não vivem nele.
Quando passamos algum tempo com a energia deles, eles nos convidam para essa comunhão e sentimos isso em nossos corpos, mentes e almas. Podemos então carregar de volta para nossas vidas e ações diárias.

Tome mais uma respiração longa e profunda. Seus corações estão para sempre conectados em comunhão. Você sai sentindo-se calmo, preparado para lidar melhor com as mudanças e cheio de gratidão. Eles sentirão sua vibração de apreciação.

Eles são capazes de confortar, guiar e direcionar a humanidade, com delicadeza, para um futuro pelo qual podemos esperar - removendo nossas máscaras internas, um humano de cada vez, com calma.

***
Meu Post de ontem em https://vk.com/vilmacapuano - Resumo baseado em artigo de
Lynda Watson - HorseTouch Life Design (Equine Supported Action Planning), fundou a organização comunitária, Dreamation, que traz os valores e habilidades aprendidas com os cavalos para o potencial humano.