segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

O significado espiritual das borboletas

 O significado espiritual das borboletas


Pode ser uma imagem de florA borboleta é considerada o símbolo da transformação, da felicidade, da beleza, da inconstância, da efemeridade da natureza e da renovação, mas há inúmeros significados atribuídos à simbologia das borboletas. Confira!!

● As Cores das Borboletas

💙 Borboleta azul: O azul representa o aspecto divino e infinito do céu. Assim como o branco, transmite calma, além de refletir talento e ingenuidade.

Faz referência à metamorfose, portanto, da transformação que os seres humanos passam ao longo da vida, não só física (crescimento), como sociais (mudança de trabalho, casamento, nascimento de um filho, entre outros). A borboleta azul é por muitos considerada a borboleta da sorte.

Curiosamente, a característica de ingenuidade é atribuída no Oriente com sentido de inexperiência. No Ocidente, é o verde que carrega esse sentido.

🌈 Borboleta Colorida: As borboletas coloridas são mensageiras de alegrias e felicidade.

💗 Borboleta Rosa: O rosa representa feminilidade. É, assim, uma cor cheia de delicadeza que reflete os atributos inerentes à mulher. O cor-de-rosa carrega a magia dos contos infantis de princesas. Simboliza o amor romântico, ao passo que o vermelho simboliza o amor carnal.

❤️ Borboleta Vermelha: O vermelho é uma cor estimulante. Simboliza principalmente coragem, juventude, criatividade e desejo. As tonalidades do vermelho fazem dele uma cor ambígua. Enquanto o vermelho claro representa amor, paixão e sorte, o vermelho escuro representa guerra e perigo.

💚 Borboleta Verde: O verde simboliza esperança, dinheiro, e é sagrado para os muçulmanos. Além do aspecto positivo, que compreende também juventude, alegria e natureza, é a cor que representa o ciúme.
Desde à Antiguidade,está associado à natureza pelo fato de o deus da vegetação (Osíris) ser representado muitas vezes nessa cor. A associação do verde à juventude decorre do contraste com o amadurecimento dos frutos.

💛 Borboleta Amarela: Simboliza uma nova vida, numa analogia às flores da primavera, cuja cor predominante é o amarelo.

Amarelo simboliza brilho, vida e esclarecimento, em referência respectivamente ao ouro e ao Sol. Além de refletir alegria e descontração, também pode simbolizar covardia, o que acontece em muitos lugares, tal como em outros, simboliza inveja.

🧡 Borboleta Alaranjada: O laranja simboliza a renúncia dos prazeres. Por isso, é a cor utilizada nas vestes dos monges budistas. Simboliza também permanência e fidelidade, na medida em que, em Roma, era a cor dos vestidos das noivas. Além disso, essa cor partilha da simbologia do amarelo e do vermelho. Isso porque resulta dessa mistura de cores.

💜 Borboleta Violeta: O violeta representa o equilíbrio entre a matéria e o espírito. Essa tonalidade do roxo, ou púrpura, é a cor do segredo e o símbolo da Alquimia. Isso porque significa o equilíbrio perfeito da junção de cores.
Usado nas comemorações religiosas da Semana Santa, a cor violeta está associada à morte de Cristo e, logo, ao luto. Isso faz com que a cor carregue sentimentos como melancolia e penitência.

🤎 Borboleta Marrom: O marrom representa o aspecto natural e saudável das coisas, o que decorre principalmente pela referência feita à cor da madeira. Nesse sentido, a cor transmite a sensação de simplicidade ou conservação, bem como de qualidade e seriedade.

🤍 Borboleta Branca: O branco é uma cor positiva. Símbolo da rendição e da paz, transmite calma, frescura e pureza. Pelo fato de representar a pureza, é a cor dos vestidos de noiva tradicionais. Também é a cor das vestes das crianças que vão ser batizadas ou que fazem a sua primeira comunhão. É a cor do luto na China, na Índia e no Japão. Originalmente também era a cor do luto na Europa.

♾ Borboleta Cinza: O cinza é uma cor neutra e sem vida. Ela carrega dúvidas e anonimato e, por isso, transmite tristeza. Mas, por outro lado, simboliza o aspecto de estabilidade.

🖤 Borboleta Preta: O preto simboliza o mal, especialmente pelo fato de representar ausência de cor. É o oposto do branco, cor da pureza e da santidade. A Borboleta e o Espiritismo e originalmente é associado à autoridade e sofisticação. É a cor do luto tanto no Cristianismo como no Islamismo.

As superstições acompanham as borboletas pretas desde a antiguidade. Para os egípcios, quando alguém morria o seu espírito abandonava o corpo em forma de uma borboleta preta. Na Europa, ainda nos dias atuais, muitas pessoas acreditam que a borboleta preta seja a alma de uma criança que morreu sem receber o batismo. Para outros povos nórdicos, as bruxas se transformam em borboletas pretas.

● A Borboleta e o Espiritismo

Uma vez que a borboleta é referência de renovação, para os espíritas, ela simboliza a reencarnação. A reencarnação é o regresso da alma para outro corpo, uma nova vida.

● Outras Simbologias da Borboleta

A borboleta é o símbolo do renascimento para a psicanálise moderna, que é representada com asas de borboleta.

No cristianismo a borboleta representa e simboliza a ressurreição.

Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta e segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saía do corpo com forma de borboleta.

Por outro lado, no mundo sino-vietnamita a borboleta exprime a longevidade ou está associada ao crisântemo, o qual simboliza o outono, ou seja, a renovação, uma vez que no outono ocorre a queda das folhas.

Para os astecas e os maias, a borboleta simbolizava o deus do fogo Xiutecutli, o qual levava como emblema um peitoral chamado “borboleta de obsidiana” que simbolizava a alma ou o sopro vital que escapa da boca de quem está morrendo.

Os Balubas e os Luluas do Kasai, do Zaire central, também associam a borboleta com a alma. Para eles, o homem segue o ciclo da borboleta desde sua nascença até sua morte.

Na mitologia irlandesa, a borboleta simboliza a alma liberta de seu invólucro carnal, da mesma maneira que na simbologia cristã.

No Feng Shui, o uso de borboletas é considerado o mesmo que o uso simbólico de pássaros. Ambos, pássaros e borboletas, estão a voar livremente, e isto comunica com o desejo humano de uma vida livre e feliz perto do Paraíso. Uma vez que o Amor é o sentimento mais significativo que faz as pessoas “voar”, a borboleta é o símbolo mais comum usado como cura para o Amor e Romance no Feng Shui.

A imagem da borboleta também pode ser usada como cura temporária para qualquer área da vida que precise de transformação. Quando se enfrenta dificuldades em áreas especificas da vida, o ideal é tentar trazer a energia da borboleta para a área correspondente da casa ou quarto. A Borboleta bordada em toalhas é o presente perfeito para casais novos.

Por Nina Greguer #magaverde
Fonte de pesquisa: https://osegredo.com.br/o-significado-espiritual-das.../
https://aminoapps.com/.../xpNM...

Maga Verde