Exu da Capa Preta Exu ligado à magia, disfarce, a noite e feitiçaria.
Sua capa preta serve para cobrir a sua passagem pela madrugada, a sua ronda noturna.
Exu da Capa Preta Exu ligado à magia, disfarce, a noite e feitiçaria.
Sua capa preta serve para cobrir a sua passagem pela madrugada, a sua ronda noturna.Um grande símbolo deste exu é a lua e um pedaço de pano de veludo preto. ]
É chamado de Tranca Ruas da Capa preta.
Muitos dizem que é ligado a São Cipriano por seu famoso livro da capa preta e ao mesmo tempo ligado ao bode preto.
O preto simboliza os impulsos humanos mais baixos que os levam às trevas da ignorância, e as trevas sempre foram associadas no inconsciente coletivo no tempo em que não dominávamos o fogo, e dependíamos da luz solar para alimentação e proteção.
Assim a luz se tornou o bem, o lado positivo do dia e da vida e a noite o lado ruim, negativo e morte.
Mas na cultura iorubá o branco é o símbolo da morte, do luto, o céu para onde retornam os espíritos – Orún
Justamente por estes símbolos coletivos este espírito adotou a cor negra da noite para dizer cabalisticamente a sua missão na terra. Os seus médiuns têm uma ligação com a noite e fascínio pela madrugada e pelo oculto.
É um grande mago que se disfarça nas trevas dos pensamentos e energias emanadas pelos seres humanos para poder trazer a luz divina em sua missão.
É a luz no fim do túnel disfarçada de trevas.
Seus pertences costumam ser de cor preta, pois os médiuns vêem os espíritos desta falange assim vestidos, e usam em suas festas: capa, cartola, bengala, terno preto, calça preta, anéis com pedras pretas…
Sua grande magia é purificar qualquer ambiente, médium e desfazer feitiços e pactos.
O bode tornou-se símbolo negativo desde que Eliphas Lévi descreveu o bode de Mendes, os Bode dos Sabbats.
Mas na torá hebraica eram ofertados dois bodes no antigo testamento um branco para Deus e o outro preto para a negatividade, também temos a associação do bode expiatório pois eram confidenciados os pecados nos ouvidos dos bodes para que no sacrifício levassem as pendências das pessoas, e os segredos morriam com os bodes.
Ou seja, o simbolismo do bode (que é um animal criado pelo grande criador e parte do criador que está em toda a parte e em todos os seres) nos lembra da importância do segredo, que é a alma do negócio, ou ainda o que a direita não saiba o que dá a esquerda, e que quando buscamos a felicidade encontraremos calados no nosso interior, e não em tempos gastos com conversas tolas com pessoas que tem pouco admiração por você e pensamento positivo para nos auxiliar.
A força psíquica nossa é mais forte que a dos outros, mas se contarmos a dez pessoas que não querem o nosso bem, ou que ainda são negativas, nos tornaremos suscetíveis à não concretização dos nossos planos.
Aliás magia é a arte de dominar a sua vida em paz e harmonia, tornando realidade os seus desejos mais sinceros e íntimos.
E uma grande chave na magia é SABER, OUSAR, QUERER E CALAR!
Assim com certeza o Exu Capa Preta poderá nos auxiliar mais facilmente.
Centro Pai João de Angola