Significado do Odu 11, Owonrin: características, orixá regente e mais!
Qual o significado do Odu nº 11, Owonrin?
Owonrin, ou Owanrin Meji, é o décimo primeiro dos dezesseis Odus que compõem o oráculo Yorubá. Na língua Yorubá, “Wó-ri” pode ser traduzido como “virar ou girar a cabeça”, uma metáfora para a morte. Seu significado, nesse sentido, aponta para uma união entre a vida e a morte, representando mutuamente as duas dimensões.
Os Odus fazem parte do sistema de adivinhação da cultura Yorubá conhecido como Ifá. Trata-se do oráculo mais importante para essa cultura, baseado nos textos sagrados do Odu Ifá.
Esse oráculo é realizado através do tabuleiro de búzios pelos Babalaôs, responsáveis pelo culto de Ifá. Muitas religiões de matriz africana em diferentes partes do mundo trabalham com esse sistema de adivinhação, inclusive no Brasil.
Cada Odu é identificado com o número de búzios que, caindo com a fenda natural virada para baixo, for considerado aberto. Owonrin, portanto, é o destino que responde a onze búzios abertos e cinco búzios fechados. Neste artigo discutiremos as características deste Odu, e o que a tirada dele representa para sua vida.
Características do Odu 11
Se o Odu 11 foi aberto para você durante uma previsão ou se você é filho deste Odu é muito importante que você conheça as suas principais características e significados para compreender os caminhos do seu destino. A seguir, apresentaremos todos os elementos mais importantes para o entendimento de Owonrin.
■História
Os Odus de nascimento funcionam de maneira similar aos nossos signos do zodíaco. Trata-se de uma marca, de um sinal que nasce com você e que traz consigo todo o carma das ações boas e más feitas em suas vidas passadas.
Ao nascer, você nasce com a marca de um dos dezesseis principais Odus que será responsável pelo traço do seu caminho no mundo, além das suas características pessoais e comportamentos.
Os orixás não têm o poder de alterar o destino e a vida de seus filhos, eles apenas liberam energia para que você cumpra seu destino dentro do caminho que você já está inserido. Em síntese, o Odu é a representação da sua vida como um todo: destino, carma, personalidade, sentimentos, doenças e existência.
Se você escolher caminhos diferentes daqueles previstos por seu Odu, é comum que se diga que você está com o Odu negativo, o que trará para você uma sensação de desconforto e não-pertencimento, justamente pelo desvio que você optou fazer.
Todos os Odus possuem uma dimensão boa e uma dimensão má. O décimo primeiro Odu, Owonrin, representa a benção e a ansiedade. O destino das pessoas regidas por esse Odu é marcado pela fortuna, pelas conquistas e pela riqueza.
Contudo, existe também uma dimensão muito nociva marcada pela pressa e ansiedade, capaz de afetar até mesmo seu tempo na Terra.
12px 0px; vertical-align: middle;">■Orixá regente
O décimo primeiro Odu é regido por quatro diferentes orixás: Iansã (Oiá), a orixá do fogo, dos ventos e dos raios; Ogum, o orixá da guerra, do ferro e da agricultura; Oxóssi, o orixá da caça, dos animais e das florestas; e Exu, o orixá da linguagem. Dentre todos esses orixás, Iansã e Exu são os orixás correspondentes mais próximos de Owonrin.
■Pontos Cardeais, planetas e dias da semana
O Odu 11 equivale aos pontos cardeais oeste (O) e sudoeste (SO). Além disso, Owonrin tem Urano como correspondência planetária, um planeta que está associado ao comportamento rebelde, às revoluções e às alterações súbitas: a ansiedade por mudanças e inovações são características que os aproximam.
Owonrin rege os domingos. Ademais, recomenda-se que no décimo primeiro dia de todo mês seja feito algum agradecimento para este Odu.
■Elemento
Na simbologia Odu, tudo que existe na Terra é formado por quatro elementos: água, fogo, terra e ar. A simbologia do Odu 11, Owonrin, é daquele que possui a cabeça na terra e os pés no fogo.
Há uma predominância, portanto, do elemento terra sobre o elemento fogo nesse Odu. Essa predominância está associada às virtudes de proteção, ajuda, admissão e aceitação.
■Partes do corpo
O Odu 11 atua principalmente em três partes do corpo: no coração, nas artérias e nos olhos. O coração simboliza a coragem e o espírito de luta dos seus filhos que, em razão da sua iniciativa e disposição, tendem a se afastar da fé religiosa.
Os olhos, nesse caso, manifestam os aspectos materiais, sedutores e atraentes ligados aos filhos de Owonrin. São pessoas que dão muita importância para a aparência e gozam dos prazeres que a vida pode fornecer.
Em ambos os casos, essas partes do corpo precisam de atenção redobrada, pois a vida voluptuosa que o Odu 11 prevê pode acarretar em problemas de saúde que atingem diretamente o sistema cardiovascular a visão.
■Cores e números propícios
O Odu 11 é um signo muito ligado às dimensões materiais da existência humana. Seu vínculo com a riqueza e com a prosperidade financeira é representado pela cor dourada. Além disso, Owonrin também é conhecido por ser o Odu da sexualidade e da sedução. Sua dimensão voluptuosa é representada pelas cores quentes, como vermelho, laranja, amarelo e bordô.
Os números propícios do Odu 11 são: 09, 13, 29, 45, 61, 77 e 93. Dentre todos esses, seu valor numérico principal é o número 13.
■Pontos vulneráveis
Os pontos vulneráveis daqueles que sofrem a influência do Odu 11 são a garganta, o sistema reprodutor e o sistema digestivo. Esses pontos vulneráveis são decorrência das propensões negativas mais comuns de seus filhos.
Por serem pessoas materialistas, apegadas ao luxo e ao conforto, é comum que os órgãos ligados ao seu sustento (como estômago e intestinos) sofram uma sobrecarga energética e se tornem suscetíveis a desenvolver doenças como tumores e dores abdominais constantes.
O comportamento sexual de quem é regido pelo Odu 11 também afeta negativamente os órgãos ligados ao sistema reprodutor, por conta da sua voluptuosidade pronunciada e apego à dimensão carnal do amor e dos seus relacionamentos.
■Proibições
As quizilas são elementos que não possuem uma energia favorável a determinado orixá ou Odu. Por influenciarem negativamente na vida dessas divindades, eles também afetam negativamente a vida de seus respectivos filhos. As quizilas podem se estender da alimentação até o vestuário e também pode envolver filhos de outros orixás.
Os filhos do Odu 11 devem evitar o uso de roupas coloridas e estampadas. Devem evitar também o uso e a posse de objetos que também tenham mais de duas cores.
Quanto à alimentação, é necessário que evitem a ingestão de pipoca, milho e carne de galinha d’angola. Tomar banho de mar e praticar relações sexuais com filhos de Omolu também podem afetar negativamente a sua vida.
Se Owonrin for o seu Odu, é importante que você conheça algumas recomendações importantes para estar em harmonia com seu regente. Em primeiro lugar, dê preferência ao uso de roupas monocromáticas ou bicolores, no máximo. Opte sempre por usar perfumes mais fortes e faça rituais periódicos de defumação com incenso de Java.
Em segundo lugar, é aconselhável que os filhos do Odu 11 tenham uma goiabeira no quintal de casa. Junto ao pé, deve-se enterrar uma ferramenta de Ossain (o orixá das ervas e folhas sagradas).
■Lendas
Existem muitas versões das lendas de origem dos Odus. Uma das mais conhecidas conta que Ifá era uma entidade incapaz de falar até mesmo de sua juventude, quando seu pai, aconselhado pelos sacerdotes, acertou-o com um bastão em sua cabeça. Devido ao impacto, Ifá começou a falar dezesseis palavras e cada uma dessas palavras correspondia a um Odu principal.
De acordo com os textos sagrados de Odu Ifá, o Odu 11 é um Odu feminino, noturno, entrante, frio e seco. Owonrin foi gerada a partir de um pano preto, vermelho e branco, água, cachaça e mel, em uma encruzilhada de quatro vias.
Owonrin é o assistente direto de Ejonile (a vida) durante o dia, e de Ologbon (a morte) durante a noite. É por isso que se atribui ao Odu 11 o conhecimento dos segredos da vida e da morte.
Antropólogo e professor de filosofia. Apaixonado por culturas tradicionais, mitologias e espiritualidade.