Significado das cartas do baralho cigano: origem, naipes e mais! Veja!
As cartas do baralho cigano podem fornecer dois significados e usos distintos: um adivinhatório e outro terapêutico.
Quando usadas para o sentido adivinhatório, as cartas do baralho cigano podem servir para que você encontre respostas para questões difíceis na sua vida, além de permitir previsões sobre seu futuro imediato e uma leitura mais consciente sobre o seu presente.
Para a finalidade terapêutica, as cartas do baralho cigano focam em auxiliar você a encontrar as causas de suas angústias e aflições. Ela tem uma finalidade preparatória e pedagógica sobre as escolhas que você toma para a sua vida, te impulsionando para uma vida de sabedoria e autossuficiência.
Continue lendo para saber mais sobre o baralho cigano, desde sua origem, até o funcionamento e o significado de cada uma das cartas que fazem parte dele.
Fundamentos do baralho cigano
O baralho cigano é formado por apenas trinta e seis cartas, divididas em quatro grupos com nove cartas. Cada grupo é representado por um naipe do baralho e cada naipe do baralho representa um elemento da natureza e um plano de existência. Veja a seguir mais detalhes sobre a origem e funcionamento do baralho cigano.
■Origem do baralho cigano
O baralho cigano, como quase todo jogo de adivinhação com cartas, é uma derivação do Tarot de Marselha. Não existe um consenso sobre a origem do Tarot, mas alguns pesquisadores apontam que as primeiras versões do oráculo tenham surgido na Itália durante o século XV e que, posteriormente, o baralho foi introduzido na região Sul da França, onde ganhou fama e repercussão.
O Tarot de Marselha leva esse nome em homenagem à cidade francesa, Marseille. Foi nessa cidade que inúmeros modelos de Tarot foram criados, espalhando-se para diversas outras cidades do mundo. É muito provável que nesse contexto histórico tenha ocorrido os primeiros contatos entre o povo cigano e a cultura esotérica dos tarôs.
Conforme o povo cigano ganhou conhecimento sobre o Tarot, mais esse jogo de cartas ganhou importância para a sua cultura e para a prática da adivinhação, ao lado das leituras das mãos.
■Baralho cigano na prática
Para a preparação de uma leitura de baralho cigano você precisará de uma toalha branca quadrada, nas medidas de 70 cm x 70 cm. Sobre a toalha, você deverá desenhar uma estrela de Davi no centro (uma estrela de seis pontas).
Após embaralhar todas as cartas por pelo menos um minuto, você fará seis cortes idênticos, com seis cartas em cada monte. Todas as trinta e seis cartas são utilizadas. Cada monte deverá ficar sobre uma das pontas da estrela de Davi. A partir daí o jogo poderá ser iniciado.
■Interpretação do baralho cigano
Cada ponta da estrela de Davi fornece a interpretação de um aspecto da sua vida e deve ser lida seguindo uma ordem correta. A primeira leitura deve ser da ponta central superior, que irá te fornecer respostas sobre o seu plano espiritual. A segunda leitura será da ponta central inferior, que lhe dará informações sobre o seu plano material.
Após a leitura das pontas superiores e inferiores centrais, a próxima leitura será da ponta superior direita, responsável por fornecer uma visão sobre o seu presente atual. Em seguida, a ponta superior esquerda deverá ser lida para uma análise do seu futuro próximo.
Por fim, a ponta inferior direita indica aspectos do seu inconsciente, enquanto a ponta inferior esquerda indica aspectos do seu plano consciente. A leitura das cartas deve seguir essas sequências, respectivamente.
■Benefícios do baralho cigano
Por possuir menos cartas, a leitura do baralho cigano torna a adivinhação mais realista e direta, relacionando às previsões com a forma com que o ser humano se relaciona consigo mesmo, com o ambiente e com o próximo.
Ainda que o baralho cigano seja muito procurado para previsões sobre o amor e relacionamentos, o seu repertório de adivinhações pode se estender para qualquer tipo de pergunta, como estudos, trabalho, família e amigos.
Se você está procurando uma maneira de obter autoconhecimento e bem-estar, a leitura do baralho cigano poderá ser uma grande aliada para a sua jornada material e espiritual.
■Baralho cigano e o Tarot de Marselha: Divergências
Existem inúmeras diferenças entre o baralho cigano e o Tarot de Marselha. A principal delas está na quantidade de cartas. Enquanto o baralho cigano possui trinta e seis cartas, o Tarot de Marselha possui setenta e oito.
As cartas do Tarot de Marselha se dividem entre arcanos menores e arcanos maiores. Os arcanos menores correspondem às cinquenta e seis cartas do baralho convencional: as cartas numéricas, que vão do Ás ao 10, e os quatro personagens, valete, cavaleiro, rainha e rei. Totalizando catorze cartas que se repetem em quatro naipes diferentes: ouro, copas, espadas e paus.
Os arcanos maiores são os trunfos do Tarot de Marselha, contados do número zero ao número vinte e um. Cada arcano maior é responsável pela representação de uma cena, ao passo em que os arcanos menores oferecem detalhes sobre esse acontecimento, de acordo com seu naipe e sua numerologia.
Essas divisões não existem no baralho cigano. Do mesmo modo, não são muito comuns as leituras do baralho cigano através dos números e dos naipes. Por possuir uma quantidade de cartas menor, o baralho cigano não possui referências para os números 2, 3, 4 e 5. Cada naipe é composto pelo Ás, pelos números 6, 7, 8, 9 e 10, e pelo valete, rainha e rei.
Desse modo, muitas simbologias diferem entre os dois jogos, embora existam algumas cartas com significados em comum, como o sol, a lua, as estrelas e a morte, por exemplo.